COLUNA MG10OUT Rede de Notícias do Sindijori MG
Araxá entre as melhores para se investir
Um estudo da consultoria Urban Systems, feito com exclusividade para a revista Exame, identificou as cidades com mais de 100 mil habitantes com melhores condições para realização de negócios. O levantamento, publicado na última semana, coloca Araxá entre os quatro melhores municípios para se investir em Minas Gerais e na 71ª colocação no país entre as 100 cidades mais promissoras para investimentos. Em Minas Gerais, nove cidades apareceram no estudo. Belo Horizonte com 12,47 pontos (9ª), Uberlândia com 10,55 pontos (28ª), Juiz de Fora com 10.04 pontos (43ª), Araxá com 9,55 pontos (71ª), Uberaba com 9,54 pontos (73ª), Varginha com 9,40 (80ª), Pouso Alegre com 9,33 pontos (83ª), Lavras com 9,32 pontos (86ª) e Poços de Caldas com 9,24 pontos (92ª). (Diário de Araxá)
Copasa sem licença para tratar água
Representantes de órgãos ambientais foram ouvidos durante a tarde desta segunda-feira, 9, pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aberta na Câmara de Divinópolis para apurar denúncias de irregularidades nos serviços prestados pela Companhia de Saneamento (Copasa) no município. Na avaliação do vereador Sargento Elton (PEN), a declaração mais importante foi dada pelo representante da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram), Rafael Teixeira. Segundo ele, a Copasa não tem licenciamento para tratar água na cidade. Possui apenas outorga. O próximo passo da CPI, que ainda não teve data marcada, deverá ser o de entrevistas com ex-prefeitos de Divinópolis. (Portal Agora – Divinópolis)
Ônibus itinerante vai a Juiz de Fora
Para ampliar o acesso das mulheres entre 50 e 69 anos ao exame de mamografia, o Ascomóvel – micro-ônibus adaptado da Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora (Ascomcer) – esteve nesta segunda-feira, 9, das 13h às 17h em frente ao hospital para a realização de exames preventivos gratuitos. A mamografia é o instrumento que permite a detecção precoce da doença, pois mostra lesões em fase inicial, ainda muito pequenas. A recomendação do Instituto do Câncer (Inca) é que o exame seja feito a cada dois anos por mulheres nesta faixa etária, uma vez que, depois dos 35, a incidência do câncer de mama aumenta progressivamente. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
Comissão sugere câmeras em creches
Já começaram a surtir os primeiros efeitos das visitas que a Comissão Permanente de Educação e Cultura da Câmara Municipal está fazendo nas escolas e creches do município de Leopoldina. Em recente sessão ordinária, foi discutida e votada uma indicação de autoria dos vereadores Kélvia Raquel, Waldair Barbosa Costa e Valdilúcio Malaquias, integrantes da Comissão de Educação e Cultura, sugerindo ao Poder Executivo a instalação de câmeras de segurança internas e externas em todas as creches municipais. Na justificativa, os parlamentares explicaram que a proposição visa prevenir ações de marginais ou qualquer ato de violência nestes estabelecimentos educativos. (Leopoldinense)
Alerta sobre doenças da primavera
Com o final do inverno e o início da nova estação, toda a população da cidade precisa ficar atenta, pois podem surgir algumas enfermidades conhecidas como doenças da primavera: a catapora e a caxumba. Elas podem ser prevenidas com a aplicação da tríplice viral e da varicela. A Prefeitura de Muriaé está com as doses da vacina disponível em todas as unidades de saúde e no Centro Municipal de Vacinação para imunizar todos os muriaeenses com idades de 1 a 49 anos. É necessário ter duas doses carimbadas na caderneta, quem não tem, deve procurar os postos. A catapora e a caxumba são doenças contagiosas. Sua transmissão se dá por meio de via respiratória e por contatos diretos, podendo levar a surtos e epidemias. (Gazeta de Muriaé)
Secretaria avalia Coleta Seletiva
Para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente a novidade na Coleta Seletiva de Lixo, ainda em implantação em Varginha, é a participação do Via Café Garden Shopping. O serviço recolhe e dá destinação correta a vidro, metal, papel e plástico. Em balanço dos três primeiros meses de implantação do serviço de coleta seletiva de lixo, divulgado pela Semea, a novidade é a parceria com o Via Café Garden Shopping. No local há indicadores da coleta seletiva e um Posto de Entrega Voluntária – PEV. Essa mesma facilidade está sendo estendida a postos de combustíveis e condomínios. (Gazeta de Varginha)
Encontro de hotelaria em Monte Verde
A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares Serras Verdes, com o apoio da CNC, Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sebrae, realizam nos dias 24 e 25 de novembro, no Áustria Hotel, em Monte Verde, o charmoso distrito de Camanducaia, a próxima edição do Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira Edição Serras Verdes. O representante da FBHA em MG, Marcos Valério Rocha, vem mantendo contatos com os hotéis, restaurantes, pousadas da região para a realização do evento que já foi realizado 15 vezes em vários municípios mineiros. (Jornal de Paraopeba)