A princípio, nem acreditei no que ouvia. Ao tentar acertar meu horário de lançamento de 2 de meus livros com a Talita, proprietária da Nobel, fui informado por ela que a única livraria da cidade estava fora do Fliaraxá deste ano. Por qual motivo, a livraria que há quase 10 anos, abriga os lançamentos de autores locais e até da região, vai ficar de fora deste, que é considerado o maior evento literário da cidade? Sua resposta causou-me mais estranheza ainda: ela não sabia o porquê. Apenas havia sido informada por um dos representantes do evento aqui em Araxá que este ano a Nobel estaria fora. Mostrava-se tão surpresa quanto eu e decepcionada também, é claro. Afinal, com as dificuldades de toda natureza que a literatura encontra para sobreviver em nosso país, vendo a cada dia uma livraria fechando suas portas, a sensação de ser excluída de participar de um grande evento literário em sua cidade sem nenhuma explicação cabível, é no mínimo, ao meu ver, uma falta de consideração muito grande por uma pessoa – e empresa – que se propôs nestes 10 anos de atuação a fazer o melhor em prol da literatura e principalmente dos autores locais que foram e sempre são muito bem acolhidos pela Livraria NOBEL de Araxá, (leia-se Talita Tavares), como sempre foi o meu caso. Se alguém achar que estou enganado em minhas colocações, é bom lembrar que aqui, neste caso, falo exclusivamente por mim, como autor e o mesmo espaço que uso em meu jornal exemplar on line ( www.jornalexempplar.com.br) para expressar minha surpresa e solidariedade à Talita e à NOBEL de Araxá, por este ocorrido. Coloco também à disposição de todos que queiram se manifestar a respeito do assunto, independente do posicionamento de cada um.
Só não poderia assistir ao fato de braços cruzados, sem revelar minha decepção e acima de tudo, sem me solidarizar com toda a equipe da Nobel neste momento tão desafiador de sua trajetória comercial em Araxá. Nossas páginas abertas àqueles que queiram se manifestar a respeito.
Domingos Antunes Guimarães
Jornalista – escritor e publicitário.
Mas isso é simplesmente um absurdo. Como podem excluir a nossa tão querida Livraria Nobel de Araxá? No mínimo uma falta de respeito total e considerção brusca com a cultura e o comercio local. A organização desta Festa Literária não leva em conta o valor inestimável de nossa livraria araxense para com a cultura e com o mercado do município. Está bem claro que há interesses financeiros, conluio, um ajuste maléfico contra nossa Livraria aqui de Araxá. Há alo de estranho no reino dessa Fliaraxá e incoerência, pois afinal essa “Festa” é feita aqui em Araxá as custas da economia local, Né? Minha solidariedade a Talita que tanto estima tem pelos escritores e artistas de nossa cidade e movimentos culturais de nossa gente.