No dia 18 de outubro deste ano ele estará completando 87 anos de vida. Dos quais 33 anos dedicado à hotelaria, mais precisamente o então Grande Hotel do Barreiro, hoje Grande Hotel Tauá, onde atuou inicialmente como mensageiro, porta por onde a maioria começava e inicia a conversa, nos relatando a sua surpresa ao receber a primeira gorjeta de um hóspede, entregue depois de várias recusas com medo de estar praticando algo errado e que pudesse levar à sua demissão.
Com colegas de trabalho na porta do Grande Hotel:vendo-se no alto Valmir,João Martins e Helio. E à frente Ayres,Zé Carlos e Alaor.
Deste período de trabalho,1950 a 1984, dois anos foram exercidos em Brasília, “emprestado” para o Brasília Palace.
Ao nos fazer esta referência ele se recorda o quanto as pessoas de Araxá eram diferenciadas em Brasília àquela época. Nos fala do Sr. Lauro Santos que possuía o Restaurante Paranoá, ponto de encontro obrigatório de araxaenses em Brasília pela forma acolhedora e simpática com que eram recebidos alí.
Natural de Araxá, filho de D. Olímpia Ribeiro e Francelino Ribeiro, Valmir é uma pessoa de grande sensibilidade, que ainda se emociona quando se lembra das avós: Ana Sinhana Paneleiro (paterna) e Altina Candido de Jesus (materna) desta, vem a lembrança especial do carinho em momentos de grande aflição, quando ela o colocava com a cabeça em seu colo e fazer – lhe um movimento de cafuné que sempre acabava sendo uma cura perfeita para acalmar do stress e da correria da vida.
Com esposa Lourdes união que durou 60 anos,bem vividos.
Outro momento de muita emoção pode ser percebido quando fala de sua esposa Lourdes Nobre ( já de saudosa memória), e para quem Valmir só tem elogios e muitas lembranças boas, de um convívio feliz que durou por 60 anos bem vividos e com quem construiu uma linda família composta por 6 filhos:Debora, Bianca, Valmir Junior,Vladimir, Aline e Alex todos bem sucedidos e realizados, além de 12 netos:Christian, Robson, Suellen, Evelyn, Fernanda, Jairo Neto, Wladmir Jr, Tassila, Thiago, Vitor, Camila e Isabella e 05 bisnetos:Barbara, Matheus, Arthur, Larissa, Letícia.
E mesmo estando (alguns) à distancia, mantem um convívio de extremo carinho e cuidados com o pai.
Com o Filho Valmir JR.hoje morando em Portugal.
Família reunida nos 80 anos da esposa Lourdes.
Encontros de familia e amigos.
A vivência no majestoso complexo de Araxá , rendeu ao Valmir muitas histórias, umas alegres, outras difíceis e muitas curiosidades vivenciadas ao longo da carreira.
Recorda se do glamour que havia desde o vestuário de todos os funcionários sempre vestidos de forma impecável e uma curiosidade. Revela-nos que aos domingos o hotel era aberto à visitação publica para as pessoas da cidade e da região. Momento em que visitantes eram bem recebidos e conduzidos para um tour por todo o hotel havendo inclusive um uniforme de gala para os funcionários especificamente para aquela ocasião.
Recorda se de grandes nomes da música nacional e internacional que passaram por Araxá, e nós particularmente, pudemos presenciar à época de Valmir no Hotel provavelmente em 1977/78, uma passagem meteórica do Grupo The Platers, que fizeram um show maravilhoso na boite do Hotel, composto pela segunda geração do grupo mas ainda acompanhados de um mebro da primeira formação de um dos grupos mais famosos da história musical, cujo carro chefe, a música “Only You” é cantada em todo o mundo.
Da Guiana Francesa, Valmir se recorda de um grupo musical que aqui esteve e que pela simplicidade dos trajes, a expontaneidade dos gestos e rusticidade dos instrumentos, compostos por peças bem atípicas, deixaram dúvidas quando de sua chegada ao majestoso hotel. Mas que na hora do espetáculo apresentado mostraram sua perícia e conhecimento , apresentando um grande show aos presentes.
Vem também à memória, a presença de grandes nomes da política nacional da época e sua grande ligação com Araxá. Como exemplo, o ainda senador à época Juscelino Kubstcheck que vinha sempre à nossa estancia. E o também o Senador Arnoud de Melo,cuja afinidade com Araxá era tanta que muitas vezes dispensava o carro que iria busca-lo no aeroporto, para descer de ônibus e passear pela cidade.
Aliás vale lembrar aqui, uma passagem que ficou famosa do Senador, quando em uma de suas visitas à Araxá, sempre acompanhado da família, em visita à uma cartomante famosa de nossa cidade, a querida e saudosa “Maria do Correio” o senador teve confirmado por ela a vidência de que seu filho, Collor de Melo alí ao seu lado com apenas 12 anos de idade, seria presidente do Brasil um dia. Fato esse amplamente divulgado na imprensa.
A conversa se estendeu por diversos assuntos, inclusive sobre Madame Alegria, uma lendária hóspede querida de todos e que sempre vinha ao Hotel nos finais de ano trazendo mimos e alegria aos funcionários da casa. E que em uma destas vindas veio a falecer de forma trágica trazendo comoção e saudades por um longo tempo. Apesar de não ter acontecido dentro do período em que Valmir trabalhava, quando ele alí chegou o fato era bastante comentado ainda inclusive que aquela teria sido uma viagem que antecedia sua decisão de mudar –se definitivamente para Araxá, estando sua casa pronta para receber a mudança.
Foram diversas as abordagens sobre o Hotel, que Valmir com sua impressionante lucidez foi elencando em todos os aspectos que envolveram seu trabalho. As melhores administrações, as mais difíceis, as dificuldades financeiras ocorridas em alguns momentos que levava os funcionários a contarem com a compreensão de alguns comerciantes da cidade que pacientemente se dispunham a esperar pelos pagamentos por vários meses. Neste momento, Valmir cita com elogios a comerciantes conhecidos na cidade, o icônico Walter Natal e os irmãos Nadir e Cesar Barcelos do Armazém Barcelos.
O bate papo se estendeu por muito mais tempo do que havíamos planejado com Valmir. Não só pelo seu grande conteúdo de memórias, mas também pelo grau de amizade que nos une a esse personagem tão estimado por nós cuja afinidade com ele, sua esposa Lourdes e os filhos começou a muitos anos atrás nos idos de 1968 quando iniciamos nossa carreira de radialista. Foram momentos gratificantes que nos deram muito orgulho em realizar.
É extremamente impossível resumir a vida deste araxaense estimado e carismático em apenas uma reportagem, mas acreditamos ser este um trabalho cujos depoimentos aqui narrados, vão estimular a memória afetiva de muitos que viveram estes tempos áureos do Grande Hotel do Barreiro, hoje em fase de resgate de sua história pelo grupo Tauá, cada vez mais aprofundada e bem conduzida.
Ao Valmir nossa gratidão por nos receber tão bem e nosso orgulho de poder compartilhar com você e nossos leitores, momentos tão agradáveis e tão importantes para a história de nossa cidade.
Domingos Antunes Guimarães – Especial para o jornal Exempplar on line.
Obrigado meu amigo Domingos Antunes, por retratar um pouco da história contada pelo meu pai. Realmente são 34 anos de história e de momentos que muitas vezes testemunhamos.
Valeu meu amigo…
Meu amigo Valmir Junior, fazer esta matéria foi para mim duplamente gratificante. Exerci minha função de resgatar histórias de Araxá e pude exercer meu papel de grande amigo de sua família inteira. Sua mãe e seu pai fazem parte de minha memória afetiva. Eu é que te agradeço por, mesmo estando tão longe, foi capaz de organizar meu reencontro com seu pai e reviver momentos de uma amizade forte e que prezo muito. Grande abraço.
Domingos Antunes
Como toda escritora, gosto tb de ler uma boa história, principalmente as que resgatam a memória de uma vida. Parabéns amigo Domingos.