Foto: FreePick
Um a cada cinco brasileiros (20,4%) escuta podcasts por mais de cinco horas por semana, de acordo com uma pesquisa da YouGov. Por ser um conteúdo de formato longo, oferece profundidade e espaço para reflexões, além de poder dividir espaço com outras atividades do dia a dia. Por isso, muito além de entretenimento, os podcasts podem ser uma fonte rica de aprendizado para profissionais de diversas áreas, principalmente da comunicação.
“Sabemos que o profissional de comunicação é atarefado e pressionado por atualização constante em meio às mudanças de mercado. Por isso, o podcast é o formato ideal. No geral, é um conteúdo aprofundado e acessível, sem deixar de ser prazeroso. E você pode consumir enquanto cozinha, se locomove ou faz outras tarefas manuais, aproveitando tempo para aprender”, avalia Marina Mosol, cofundadora da Agência NoAr, especializada em assessoria de imprensa e relações públicas (PR) há mais de 13 anos.
Pensando nisso, a executiva selecionou os quatro melhores programas para assessores de imprensa, RPs e profissionais de marketing que querem se destacar em 2025. Confira:
Braincast
Apresentado pelo especialista em estratégia digital e conteúdo, Carlos Merigo, o Braincast é um podcast semanal que traz conversas sobre cultura, inovação, comportamento e negócios. Alguns dos assuntos já trabalhados com criatividade foram transformação digital, redes sociais e inteligência artificial, sempre associados a temas em alta nas principais mídias.
Pod ser Pauta
Apresentado pela jornalista Cris Moraes, o programa aborda temas do universo da comunicação, em especial assessoria de imprensa e PR. Alguns dos episódios trazem temas como governança corporativa, relacionamento com influenciadores, branding e comunicação estratégica.
Marketing over coffee
Para quem fala inglês, este é o melhor podcast para se manter atualizado em marketing digital. Com novos episódios todas as quintas, o ouvinte encontra temas atuais como redação publicitária, redes sociais e marketing offline.
Indestructible PR Podcast
Este programa semanal é apresentado por Molly McPherson, especialista em comunicação para crises, e traz insights para profissionais do mercado de relações públicas. McPherson aborda crises de imagem notáveis, como as enfrentadas por Jay-Z, Joe Biden e outras figuras internacionais de destaque. O conteúdo também é em inglês.
Sobre a NoAr
A NoAr é uma agência de comunicação que transforma marcas em referências na imprensa e no meio digital. Com 13 anos de experiência, desenvolve reputação e presença digital com uma metodologia exclusiva em PR, oferecendo um estilo único para contar histórias. A agência já conectou mais de 200 marcas a seus públicos-alvo, tanto no Brasil quanto no exterior, por meio de estratégias personalizadas de Assessoria de Imprensa e Marketing Digital. Entre nossos parceiros estão marcas renomadas como CSD BR, ManpowerGroup Brasil, Loja Integrada, VTEX e Aarin.
Ludmila Andrade Silva [email protected]