São Paulo, 03 de dezembro de 2024 — A Enel Brasil celebrou, na última quarta-feira (27), a 15ª edição do Prêmio Parceiro Responsável, reforçando a importância da colaboração com seus fornecedores, e reconhecendo as empresas que mais se destacaram em sustentabilidade entre 2023 e 2024. Schneider Electric, Cosampa, AVSI, Condumax e Nouvenn Iot foram as grandes vencedoras.
Esther Cures, diretora de Procurement da Enel Brasil, abriu o evento saudando a todas as mais de 300 pessoas que acompanharam o evento presencial ou remotamente. “Temos um fantástico time de colaboradores, os melhores do Brasil. E temos também os mais comprometidos e responsáveis parceiros de negócios. Estamos aqui hoje para celebrar essas parcerias, compartilhar as melhores práticas e fortalecer os laços com nossos fornecedores”, destacou.
Francesco Tutoli, CFO da Enel Brasil, apresentou o plano de investimentos para os representantes das empresas fornecedoras, destacando o setor de distribuição, essencial para garantir que a energia chegue aos clientes. “O Brasil é estratégico para o grupo Enel, e nosso plano de investimento reflete nosso compromisso de longo prazo com o desenvolvimento sustentável e a modernização do setor elétrico no país. Os US$ 4,95 bilhões que destinaremos entre 2025 e 2027 têm como objetivo melhorar a qualidade e a resiliência das operações, para nos tornarmos referência no país”, destacou Tutoli.
Transição Energética: Um Desafio Coletivo
O evento contou com um painel sobre “Desafios e oportunidades da transição energética justa no Brasil”, moderado por Marcia Massotti, Diretora de Sustentabilidade da Enel Brasil, com a participação especial de Giovanni Dolif, coordenador-geral substituto de Operações e Modelagem do Cemaden, que falou sobre as tendências climáticas que impactam o setor elétrico; Luisa Valentim, Head de Desenvolvimento de Negócios da Waycarbon, que falou sobre as iniciativas mais atuais relacionadas à Transição Energética; e Guilherme Lencastre, presidente da Enel Distribuição São Paulo, que falou sobre a estratégia da Enel e o valor da parceria com os fornecedores.
“Esses aportes recordes só serão possíveis com o compromisso e a preparação dos nossos parceiros de negócio, que precisam atuar com agilidade, segurança e sustentabilidade para atender às demandas crescentes do mercado”, pontuou Lencastre.
O evento também contou com um painel composto pelos executivos líderes das diversas linhas de negócio da Enel no Brasil, moderado por Esther Cures, e abordou o tema de “Perspectivas futuras e oportunidades para os fornecedores da Enel”.
Um Futuro Mais Sustentável
A premiação é uma iniciativa que integra o Programa Parceiro Responsável, coordenado pela Diretoria de Sustentabilidade da Enel Brasil. Desde 2008, o programa tem como objetivo principal desenvolver e engajar a cadeia de suprimentos da Enel nas temáticas alinhadas à Estratégia ESG da companhia e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Na premiação, foram reconhecidas as empresas que apresentaram as melhores práticas em sustentabilidade.
“Nossos parceiros são fundamentais para a nossa jornada de sustentabilidade. O Prêmio Parceiro Responsável é um reconhecimento ao compromisso de quem contribui para um futuro mais sustentável. Um momento para celebrar o empenho e a dedicação daqueles que ajudam a transformar nossas estratégias em resultados concretos para a sociedade e o meio ambiente”, destacou Marcia Massotti.
Um comitê interno da Enel avaliou cerca de 80 práticas inscritas por cerca de 40 empresas fornecedoras, considerando critérios como relevância, resultados, alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e inovação. As categorias abrangeram segurança do trabalho, meio ambiente, economia circular, direitos humanos e inovação para sustentabilidade.
Destaque para os projetos dos Vencedores da premiação:
- Segurança do Trabalho: GRUPO COSAMPA — “Lições Aprendidas, Jamais Esquecidas”, com ações de treinamento contínuo e troca interna de melhores práticas em campo, que promoveram a redução dos índices de acidentes de trabalho.
- Meio ambiente: AVSI BRASIL — “Projeto Regenera: Bioágua e Ecofossa no Semiárido Piauiense”: tratamento biológico de águas cinzas domésticas e reuso na produção de alimentos, por famílias próximas ao Complexo Eólico de Lagoa dos Ventos da Enel.
- Economia Circular: CONDUMAX — “Renovando o Futuro com XLPE Reciclado”: reciclagem e reaproveitamento de resíduo moído de XLPE (polietileno reticulado), para a fabricação de mourões e cruzetas poliméricas.
- Direitos Humanos: SCHNEIDER ELECTRIC — “Programa de acesso a treinamento (A2T)”, em parceria com ONGs para formação técnica de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, para a profissão de eletricista predial, contribuindo para a empregabilidade e aumento da renda familiar.
- Inovação em Sustentabilidade: NOUVENN IoT — “Solução de Automatização e Telegestão para P.P.P. de Iluminação Pública”, promovendo a gestão de falhas, aumento da qualidade do serviço e redução do desperdício de energia.
Sobre a Enel Brasil:
A Enel Brasil está presente em toda a cadeia energética, com atividades em distribuição, geração, comercialização e soluções sob medida para consumidores residenciais, públicos, comerciais e industriais. Ela é um dos maiores players privados do setor elétrico brasileiro e leva energia a mais de 15 milhões de clientes por meio de suas distribuidoras nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará.
Por meio da Enel Green Power Brasil, braço de geração renovável do Grupo Enel, a companhia é atualmente o maior operador solar e eólico em termos de capacidade instalada no país e opera mais de 5 GW renováveis (mais de 2,4 GW eólicos, mais de 1,2 GW solares e mais de 1,3 GW de fonte hídrica), incluindo o maior parque eólico da América do Sul, no Estado do Piauí.
No segmento de comercialização, a Enel Trading Brasil S/A compra e vende energia convencional e incentivada no mercado livre e está atualmente entre as maiores comercializadoras do Brasil. A Enel Trading oferece uma gama de produtos para consumidores no mercado livre de energia, alinhando economia, rentabilidade e sustentabilidade. A companhia tem uma carteira diversificada, com clientes dos mais diferentes setores e estados brasileiros, e comercializa, além de energia elétrica, certificados de energia renovável e créditos de carbono.
Informações para imprensa
FSB Comunicação