Nesta terça, dia 03 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992. A data busca conscientizar sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência e promover a inclusão, os direitos e o bem-estar dessa população em todas as esferas da sociedade.
Iniciativas como o Martech Academy, primeiro programa de formação de profissionais de marketing e tecnologia da indústria da comunicação, visam impulsionar a diversidade em empresas de comunicação, promovendo a inclusão por meio da capacitação de jovens que não tiveram oportunidades de ingressar em um mercado ainda tão privilegiado e desigual. Proporcionando não apenas empregabilidade, o Martech Academy busca gerar representatividade formando talentos diversos que podem transformar empresas.
Idealizado pelo Meio & Mensagem e SoulCode Academy – edtech brasileira com foco na democratização da educação digital, o projeto reúne grandes marcas como Santander, TNT Energy Drink, Instituto Neooh e agora também contará com o patrocínio da BETC Havas e Grupo Reckitt – multinacional de bens de consumo de higiene, saúde e nutrição, que possui grandes marcas em seu portfólio, como Veja, Vanish, SBP, Sustagen, Jontex, Luftal e Veet, que darão início a primeira turma exclusiva para pessoas com deficiência do Martech Academy, na carreira de Mídia e Performance.
“Receber o Grupo Reckitt e a BETC Havas no nosso programa Martech Academy é um momento especial. Essas marcas, tão relevantes na indústria, nos inspiram e mostram que é possível abrir caminhos para que mais empresas se juntem a essa jornada. O movimento de diversidade e qualificação profissional em Martech está apenas começando, e com o uso de IA, o marketing tem a chance de liderar essa transformação dentro das empresas, promovendo um futuro mais inclusivo e inovador”, afirma Marcelo Gomes, Presidente do Meio & Mensagem e cofundador do Martech Academy.
Segundo o “Estudo Publicidade Inclusiva: Censo de Diversidade das Agências Brasileiras”, realizado pela consultoria Gestão Kairós para o Observatório da Diversidade na Propaganda (ODP) em 2023, ao analisarmos a presença de pessoas com deficiência nos cargos de gestão, apenas 0,7% dos líderes declaram ter algum tipo de deficiência. Ao aumentar o recorte para o número total de funcionários das agências de comunicação, este público representa apenas 1,6% dos profissionais.
“Essa iniciativa patrocinada pelo Grupo Reckitt e Havas coloca o tema da inclusão de pessoas com deficiência no centro das discussões e representa um avanço importante, promover qualificação digital em uma área de grande crescimento. Abrimos portas para que esta população possa participar de um setor dinâmico e em constante evolução, trazendo perspectivas diversas e impactando diretamente a inovação dentro da indústria”, conta Carmela Borst, CEO e cofundadora da SoulCode e do Martech Academy.
Desde 2021, o Martech Academy atua promovendo impacto social, empregabilidade e diversidade, por meio de mais de 12 bootcamps focados nas carreiras de Analista de Dados e Analista de Mídia e Performance, o projeto já formou mais de 800 alunos, sendo 58% mulheres, 52% pretos e pardos e mais 35% LGBTQIAPN+.
“Estamos felizes em dar esse passo importante no avanço na qualificação de pessoas com deficiência no mercado da comunicação e do marketing junto com a BETC Havas, nossa parceira de longa data. Nosso compromisso não é apenas com o crescimento do mercado, mas com a inclusão e diversidade, essenciais para a inovação e criatividade. Como um dos maiores anunciantes do Brasil, acreditamos no poder transformador da educação e da capacitação profissional. Este patrocínio representa nosso esforço contínuo para criar oportunidades igualitárias e fomentar um ambiente onde todos possam alcançar o sucesso”, comenta Flavia Porto, Diretora de Recursos Humanos da Reckitt Comercial, representante do Grupo Reckitt.
“Acreditamos que a criatividade nasce de diferentes lugares, experiências e repertórios. Poder oferecer acesso ao que há de mais novo em ferramentas e tecnologia para profissionais com deficiência é algo que nos deixa muito orgulhosos. Isso não apenas amplia as possibilidades de inovação, mas também enriquece a comunicação com novas perspectivas, essencial para um setor que precisa ser cada vez mais inclusivo e dinâmico. Na BETC Havas, estamos comprometidos em promover essa transformação, capacitando talentos diversos para liderar as mudanças na indústria”, complementa Carol Boccia, Copresidente da BETC Havas.
A primeira turma do Programa de Formação exclusivo para pessoas com deficiência acontecerá em janeiro de 2025. As inscrições estarão disponíveis em breve, por meio do site martechacademy.com.br/inscricao-analista-de-midia-noturno
Sobre a SoulCode Academy
A SoulCode Academy é uma edtech brasileira que tem como propósito democratizar a educação digital no Brasil, promovendo inclusão digital, diversidade e geração de renda. A SoulCode se destaca por qualificar digitalmente pessoas não óbvias, aquelas que tradicionalmente não têm acesso a oportunidades no setor de tecnologia, preparando-as para o mercado de trabalho e o empreendedorismo digital.
Sua metodologia inovadora é baseada em um modelo ágil de aprendizado, suportado por Inteligência Artificial (IA), que combina o desenvolvimento de habilidades técnicas, interpessoais, mentoria e o ensino de inglês para tecnologia. A SoulCode acredita que essa qualificação completa é essencial para preparar profissionais que possam atuar de maneira competitiva no mercado digital.
Fundada por Carmela Borst, Fabrício Cardoso e Silvio Genesini, a SoulCode foi idealizada para criar uma ponte real entre a educação em tecnologia, a empregabilidade e o empreendedorismo digital, abrindo portas para novas carreiras e recomeços profissionais.
Desde sua criação, a SoulCode Academy qualificou mais de 130 mil pessoas em 18 carreiras, através de sua plataforma de educação inclusiva com 2.000 horas de cursos disponíveis no modelo de Passaporte Digital e transformou a vida de mais de 4 mil pessoas diversas por meio de bootcamps gratuitos de formação digital. A edtech também tem orgulho de ter qualificado mais de 700 jovens de favelas, proporcionando a eles inclusão digital e oportunidades de geração de renda.
A SoulCode Academy continua sua jornada de impacto social, focada em ampliar o acesso à educação digital e contribuir para um mercado de trabalho mais inclusivo e diverso.
Para mais informações sobre a SoulCode Academy, acesse o site: Link
Sobre o Meio & Mensagem
O Meio & Mensagem é a plataforma de conteúdo que informa, inspira e conecta os profissionais de marketing e comunicação no Brasil e que influencia a evolução das marcas e negócios.
Com conteúdo diário em diferentes formatos, edições impressas semanais, círculos de interesse e eventos ao longo do ano, M&M é ritual indispensável na rotina de milhares de lideranças e profissionais.
Com uma comunidade poderosa de leitores, assinantes e parceiros, o M&M cria conexões entre pessoas, ideias, marcas e negócios. E é assim, juntos e com diferentes pontos de vista, que esta comunidade impulsiona a evolução do mercado como um todo. Para mais informações acesse Link
Informações para a imprensa – Grupo Reckitt:
Laura Rabelo – [email protected] – 11 98488-8197