Criada como uma oportunidade de compartilhar ideias inovadoras e contribuir para boas transformações na área da Educação, a EDUKO – Bienal de Novos Saberes terá sua 1ª edição nos dias 28 e 29 de julho de 2023, no Sesc Palladium, região central de Belo Horizonte.
Mais do que um congresso bienal dedicado à Educação, a Eduko pretende ser uma plataforma que conecta pessoas preocupadas com o destino da educação e capazes de transformar o mundo através dela, refletindo e ressignificando sua atuação no mercado a partir de três conceitos principais: questionar, entender e transformar.
A programação é destinada a educadores, professores, gestores educacionais, profissionais de áreas afins, estudantes e universitários. As atrações incluem palestras e roda de conversa com convidados de grande relevância no mercado educacional, científico e cultural do Brasil e do exterior. O público ainda terá acesso a apresentações artísticas e culturais e ao Espaço Eduko, composto por diversas ativações experimentais voltadas à inovação educacional.
A abertura será na sexta-feira (28/7). Uma cerimônia dará início à programação, com apresentação do Núcleo de Formação em Dança do Sesc, no Grande Teatro do Sesc Palladium. A solenidade terá a presença do Presidente do Sistema Fecomércio MG, Nadim Donato, e do Diretor-Geral do Departamento Nacional do Sesc, Jose Carlos Cirillo.
Para o diretor de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc em Minas, Joaquim Antônio Gonçalves, a Eduko mostra a constante evolução da atuação do sistema na área. “O Sesc, bem como o Senac, faz a diferença na vida de milhares de mineiros e mineiras, há várias gerações, promovendo o acesso ao conhecimento e ao ensino de forma humanizada, acolhedora e profissional. Para seguir construindo essa história, entendemos que é necessário olhar para o futuro, avaliar os desafios e necessidades e se adaptar a esses novos cenários. A Eduko é uma grande oportunidade dentro da nossa missão de construir pontes para uma educação mais inovadora e inclusiva, para todos, que precisa começar a existir hoje”, explica o diretor.
A gerente de Educação do Sesc em Minas, Maria Emília Caldeira, destaca os esforços da Eduko para colaborar com as transformações que o mercado educacional demanda no Século 21. “Temos atualmente uma enormidade de recursos e possibilidades tecnológicas que permitem a inovação em diversas áreas, mas que ainda precisam ser discutidas como ferramentas que auxiliam a aprendizagem. É essa discussão que a Eduko pretende proporcionar nessa primeira edição, realizada com muito empenho curatorial para encantar o mundo educacional e se tornar o principal evento de educação em Minas Gerais”, explica a gerente.
Atrações diversas
O primeiro dia de programação terá atrações artísticas, talks, palestras e encontros de convidados com o público no Grande Teatro do Sesc Palladium. A jornalista cultural Carolina Braga e o artista Denilson Tourinho serão os articuladores e mediadores do encontro.
Responsáveis pela startup de educação e tecnologia Kriativar, Sofia Fada e Ronaldo Gazel iniciam a programação com uma talk voltada para o uso da tecnologia nos processos educacionais. Em seguida, a pesquisadora Lua Couto apresenta o talk “Educação para a regeneração planetária”. Para fechar a noite, o historiador e escritor Leandro Karnal apresenta a palestra magna: “Educando no mundo líquido”.
No sábado (29/7), a agenda começa com o português José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte. Outra atração internacional será o espanhol Antoni Zabala, presidente e diretor pedagógico do Instituto de Recursos e Investigação para a Formação, em Barcelona.
O público ainda poderá acompanhar uma mesa-redonda sobre educação inclusiva com as especialistas Gabriela Augusto, Clélia Rosa, Jaqueline Coêlho e o empreendedor social Rodrigo Mendes, além de outras palestras, com nomes importantes do mercado nacional.
A lista de convidados inclui Fernanda Furia, fundadora do Playground da Inovação – consultoria de Inovação em Psicologia e Educação; Alexandre Le Voci Sayad, jornalista, educador, consultor e escritor; e a filósofa Djamila Ribeiro (foto acima), em um encontro com o tema “Lugar de Fala na Educação 5.0”. Marlon Brunetta e Paulo Tomazinho, da Moonshot Educação, também estarão na programação, assim como a slammer paulista Midria, que apresenta o talk “Todo corpo é um território”, inédito em Belo Horizonte.
Música, poesia e teatro
A programação também reserva espaço para arte e entretenimento, com intervenção cênica do Grupo Trampulim, uma palestra cênico-literária realizada pelo ator Odilon Esteves e um show do músico Zeca Baleiro, que encerrará o evento.
Espaço Eduko
Durante todo o evento, um universo de experimentações chamado Espaço Eduko estará à disposição do público no mezanino do Sesc Palladium. Por meio de múltiplas ativações interativas que instigam reflexões sobre os futuros possíveis no contexto da educação na era da transformação social e digital, o público terá contato com os três conceitos principais da bienal: questionar, entender e transformar.
O evento ainda contará com a experiência gastronômica S às Cegas, desenvolvida pelo Senac Minas, e com os espaços Fecomércio e Sesc Geek, dedicado à cultura pop.
Acessibilidade
O evento oferece recursos de acessibilidade arquitetônica para pessoas com deficiência, gestantes, lactantes e para quem mais precisar; além de acessibilidade comunicacional, tal como: tradutores e intérpretes de Libras, tradução simultânea e audiodescrição, além de uma equipe preparada para receber o público.
Ingressos
Os ingressos para a EDUKO – Bienal de Novos Saberes podem ser adquiridos no site Sympla ou na bilheteria do Sesc Palladium. Cada ticket garante a entrada para os dois dias de evento. Profissionais do comércio de bens, serviços e turismo, assim como seus dependentes, professores e estudantes em geral (mediante comprovação de documentos) possuem 50% de desconto.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (28/7)
15 às 19h – Credenciamento
19h às 19h15 – Apresentação Núcleo de Formação em Dança do Sesc
19h15 às 19h20 – Abertura das falas dos articuladores Carol Braga e Denilson Tourinho
19h20 às 19h45 – Solenidade Institucional
19h45 às 20h05 – Talk-Show: “Não é Magia, é Tecnologia!”, com Sofia Fada e Ronaldo Gazel (Kriativar)
20h05 às 21h10 – Palestra Cênico Literária com Odilon Esteves
21h10 às 22h10 – Palestra Magna: “Educando no mundo líquido” com Leandro Karnal
Sábado (29/7)
8h30 às 9h35 – Palestra: “Escola da Ponte – Experiências de Aprendizagem que Transformam”, com José Pacheco
9h35 às 10h30 – Talk “Departamento Nacional”, com Rede Sesc de Educação
10h30 às 12h – Mesa-redonda: “Educação inclusiva”, com Clélia Rosa, Jaqueline Coêlho, Rodrigo Mendes e Gabriela Augusto
12h10 às 13h35 – Pausa para almoço
13h35 às 14h – Talk: “O que está por trás da capacidade de inovar”, com Fernanda Furia
14h às 15h05 – Palestra Internacional: “Tecnologia em sala de aula: uma solução ou um problema?”, com Antoni Zabala
15h05 às 15h30 – Talk: “Educação, Comunidade e mídias”, com Alexandre Le Voci Sayad
15h30 às 16h35 – Palestra “Moonshot Educação – A aplicabilidade das metodologias ativas em diversos contextos e ambientes de aprendizagem”, com Marlon Brunetta e Paulo Tomazinho
16h35 às 17h – Talk: “Educação para a regeneração planetária”, com Lua Couto
17h às 17h30 – Talk: “Todo corpo é um território”, com Midria
17h30 às 18h30 – Palestra: “Lugar de Fala na Educação 5.0”, com Djamila Ribeiro
18h30 às 19h30 – Intervenção Cultural: Grupo Trampulim
19h30 às 20h30 – Show: Zeca Baleiro
20h30 – Encerramento
Serviço – EDUKO – Bienal de Novos Saberes
Sexta-feira, 28 de julho, das 15h às 22h; sábado, 29 de julho, das 8h às 20h, no Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro).
Ingressos: R$ 337,50 (público em geral) e R$ 168,75 (valor com desconto para trabalhadores do comércio), à venda no site Sympla e na bilheteria do Sesc Palladium.
https://bileto.sympla.com.br/event/81795/b/
Programação completa no link: https://mais.sescmg.com.br/eduko