Teve muita diversão com as brincadeiras lúdicas e o parque de diversão, teatros, gastronomia, música e público na primeira edição do projeto “Batatinha Quando Nasce”. O Pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto foi o palco do festival que encerrou neste domingo e teve 6.113 visitantes durante os quatro dias do feriado de outubro. Realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, com patrocínio da Bem Brasil o projeto idealizado por Denise Barros Hussein, teve a Bonare Eventos na organização, apoio da Prefeitura de Araxá, Fundação Cultural Calmon Barreto e Sicoob Crediara.
Denise Barros Hussein faz um balanço desse primeiro ano do projeto. “Tudo foi muito bom, houve pequenos contratempos com a chuva, mas mesmo assim tivemos um público grande, e nada atrapalhou a animação das pessoas, que compareceram e aproveitaram toda a programação. As atrações atraíram também muitos turistas que compareceram nesse primeiro ano do evento. A criançada se divertiu e muitos ganharam os mais de trinta prêmios que foram sorteados”, conta a idealizadora do projeto.
Crianças de todas as faixas etárias aproveitaram cada uma das atividades realizadas para celebrar o dia delas. A iniciativa cultural proporcionou experiências enriquecedoras por meio das brincadeiras lúdicas, da cultura e da diversão. Este projeto gratuito incentivou as crianças no desenvolvimento de habilidades, com a contação de história e os jogos realizados durante todos os dias do “Batatinha Quando Nasce”. A peça com o nome do projeto encantou a plateia que pode conhecer o trabalho da Cia Conexão Cultura com o teatro de bonecos e a história dos primos que vivem em universos diferentes, uma na cidade cheia de regalias e o outro que reside em uma fazenda, sem internet e com vivências totalmente diferentes de quem mora na cidade.
A valorização dos empreendedores e artistas locais foi outro ponto relevante do evento. Na Praça de Alimentação um menu de opções com batatas de empresários que atuam em Araxá. E no palco os variados estilos agradaram ao público, da Orquestra de Viola as bandas de rock que apresentaram para quem desfrutou do projeto que teve acesso gratuito.
A celebração do Dia das Crianças teve ainda o sorteio de brindes, de kits com material da Bem Brasil, empresa patrocinadora do projeto, uma bicicleta, patinetes, patins, poupanças kids, doados pela Sicoob Crediara e Donuts da Fabi, parceiros do projeto, e a presença do escritor Dommingos que autografou dois de seus livros infantis “LIPOREMA MEROPIL – a floresta de alfabeto e o sumiço das vogais” e “Liporema Meropil – a palavra – chave”, que culminou com o incentivo à leitura na doação de alguns exemplares e autografou os livros durante o projeto.
Até o próximo projeto ‘Batatinha Quando Nasce’!