Um conselho de João Batista de Freitas para nossos leitores
Se você gosta de música boa, independentemente da idade, não deixe de assistir à animação Sing, que no Brasil recebe o subtítulo de Quem canta seus males espanta. O desenho animado de longa duração, produzido nos Estados Unidos em 2016, é uma diversão garantida para crianças de 8 a 80 anos. Sing é uma comédia musical animada escrita e dirigida por Garth Jennings e com vozes de artistas famosos tais como Matthew McConaughey, Reese Witherspoon, Seth MacFarlane, Scarlett Johansson e Tori Kelly. No Brasil, conta com a dublagem também de famosos, tais como Sandy, Wanessa Camargo, Mariana Ximenes, Marcelo Garcia e Marcelo Serrado. Infelizmente, a maioria das músicas não tem a versão em português, permanecendo o original inglês, mas em alguns casos pode-se notar a voz de Wanessa Camargo, em uma das raras versões.
O filme conta a história de um coala, chamado Buster Moon, dono de um teatro herdado do pai, mas com muitos problemas financeiros. Para salvá-lo, Moon resolve fazer um concurso de canto, que conta entre os candidatos com uma porca, mãe de 25 leitões, um porco-espinho com problemas no relacionamento, um gorila cujo pai é assaltante, um rato e um elefante. Porém, o caminho para o sucesso do concurso é cheio de imprevistos e dificuldades.
Dentre as músicas, cantada na sua maioria pelos atores dubladores, podemos destacar Faith, de Stevie Wonder, I Don’t Wanna, Venus, Auditions, Hallelujah de Leonard Kohen, interpretada por Tori Kelly, Under Pressure, do Queen, My way, Bamboleo dos Gipsy Kings, Get Back e Carry that weight dos Beatles e muito mais.
O filme é bonito, inteligente, com grandes sacadas, tais como a forma como o concurso que daria um prêmio de mil dólares acaba sendo anunciado como cem mil dólares. Diversão e alegria garantida neste momento de tantas músicas de má qualidade espalhadas por ai. Divirtam-se.