Fotos da matéria: acervo da família.
Estava devendo essa matéria à mim mesmo há alguns anos já. Se por um lado a demora em escrever me incomodou, por outro também só serviu para me mostrar o quanto estou certo na minha afirmativa. Vamir Alves da Costa e Marisa Cândida Alves da Costa do Mercado Araxá é um casal exemplo de vida, no trabalho, no amor e na sincronia da existência.
Tive o prazer de começar bem cedo minha convivência com eles, quando por um feliz acaso do destino nos tornamos vizinhos “de porta” na rua Mariana Jacinta Duarte, época em que nosso convívio teve um estreitamento muito grande uma vez que nossas filhas pelas idades próximas umas das outras acabaram sendo um elo a mais a nos unir por longo tempo.
Mudamos, nos distanciamos mas em minha lembrança e observação Valmir e Marisa estiveram sempre presentes em minhas memórias afetivas como um casal muito especial e estimado. Depois de uma longa volta pela vida, de muitas mudanças retornei à Araxá e constatei mais uma vez o que sempre tive certeza. A grande sincronia, sintonia e afinidade deste casal que já completou quarenta e oito anos de casados e um convívio sempre unidos pelo trabalho, pelo amor, pela religiosidade e carinho de uma forma tão natural e especial que não tem como não chamar atenção de todos que os conhecem. E são muitos os que os conhecem.
Valmir e Marisa em momento de descontração
No trabalho Valmir e Marisa sempre foram vistos juntos da madrugada ao anoitecer exercendo suas funções alternadamente dentro do Mercado Araxá cuja tradição de qualidade e tradição sempre foi um fator diferenciado em nossa cidade.
O casal com as filhas.
No convívio com as filhas, Débora, Izabella e Patrícia, o amor, o carinho e a dedicação foram sempre exercidos de forma serena e tranquila mas de forma firme e determinada, cujos frutos são colhidos hoje no amor e dedicação de cada uma delas que mesmo com suas famílias já constituídas permanecem firmes ao lado dos pais, retribuindo cada porção de amor recebidas em seu existir. Se tivesse de dizer uma só palavra relacionada a esse casal exemplar certamente por justiça essa palavra seria trabalho, porque foi sempre à frente de seu trabalho que acompanhei muito de perto o dia a dia deste casal.
Mas seria injusto demais resumir tudo isso somente nessa palavra uma vez que entremeado de trabalho sempre presenciei muito amor, amizade e companheirismo explícito de ambos em todos os lugares em que os ví, ao longo de nosso convívio. E sempre e até os dias de hoje, em uma sincronia perfeita de atitudes, gestos e dedicação.
Os netos devidamente paramentados para torcer ao lado do avô.
O aumento da família, com o casamento das filhas e a chegada de cinco lindos netos, Gabriela e Rafael, Davi, Vítor e Otávio com certeza trouxe ao casal uma chance há mais de exercerem essa sua áura de carinho e de ternura. E ao Valmir deu mais que isso, deu a chance de exercer sua maior paixão depois da família. O amor pelo FLAMENGO, o time do coração, pelo qual o coração de Valmir já disparou muitas vezes torcendo. Com a sabedoria e o jeitinho que lhe é peculiar, vovô Valmir com muito amor e argumentos, trouxe para torcer com ele pelo MENGO, nada mais que os cinco netos, jovens torcedores que junto com o vovô, transformam todos os jogos do Flamengo em uma grande festa em família.
Pela correria da vida, hoje, o meu convívio com eles se limita a poucos e raros encontros mais próximos, mas não diminui em nada o meu carinho, a minha admiração e minha amizade por cada um dos dois e também de suas filhas. Mas mesmo à distancia, em momentos aleatórios continuo a vê-los como sempre vi´. Um casal cuja união e caminhar pela vida é para mim e tenho certeza, que para muitos em Araxá, um exemplo a ser seguido, admirado e aplaudido. E tenho certeza, de que todos aqueles cuja data de nascimento se alinha com a nossa, já terão constatado essa afirmativa que fazemos nessa homenagem sincera à Valmir e Marisa do Mercado Araxá, um ícone símbolo de qualidade e tradição em frutas e verduras em nossa cidade desde 1969.
Um empreendimento que sem dúvida faz parte da memória afetiva da maior parte da população araxaense. Não só pela qualidade de seus produtos mas acima de tudo pela grandiosidade do exemplo de união e harmonia desta família maravilhosa que está à frente de toda sua estrutura até os dias de hoje.
Domingos Antunes Guimarães.
Especial para o Jornal Memórias e Histórias de Araxá
Edição 01 – Dezembro de 2024.
Show de reportagem. Valmir e Marisa são 10!