Em todo o mundo, estima-se que existam aproximadamente 600 milhões de cachorros vivendo nas ruas. É uma situação difícil e complexa de se resolver, sendo que a grande maioria dos governos carecem de políticas públicas para ajudar a solucionar esta questão.
Mas, o que parece impossível para muitos países, se tornou realidade na Holanda. Sem nenhum tipo de sacrifício ou apreensão dos animais em canis, o país europeu conseguiu o título de primeiro do mundo sem nenhum cachorro vivendo nas ruas.
Esta façanha faz parte de um plano do governo baseado em quatro pilares: leis duríssimas para quem abandona os cães, com multas que atingem a casa dos milhares de euros, campanhas de castração e conscientização, além de altas taxas de imposto para quem compra cachorros de raça.
Com isso, a Holanda conseguiu evitar a reprodução dos cães que viviam nas ruas, além de fazer com que as pessoas dessem preferência à adoção dos bichinhos até então abandonados. Um belo e inteligente programa, que deveria servir de exemplo para países de todo o mundo!
Fonte: http://www.hypeness.com.br/2016/07/ –Imagens © Divulgação
Embora seja uma publicação do ano passado a atitude poderia bem servir de referência em todo o mundo onde o problema é cada vez mais difícil e visível. Quem sabe pudesse ser iniciado em escala inversa? Pelos municípios dando o exemplo, criando mecanismos adequados até que se tornasse uma ação continua em todo o País?Menos sacrifícios para os pobres animais, menos riscos de doenças e mais tranquilidade para todos. (D. A. Guimarães)