Nutricionista Paola Altheia questiona dietas no “Não Sou Exposição” e jornalista francesa Nora Bouazzouni aponta ligação do patriarcado com a comida no “Fominismo”
A Quintal Edições lança, na próxima terça-feira (23) em São Paulo (SP e quarta-feira (24) no Rio de Janeiro (RJ) os livros “Não Sou Exposição”, da nutricionista curitibana Paola Altheia e“Fominismo”, da jornalista francesa Nora Bouazzouni, que são uma aposta da editora para este ano. A autora Paola Altheia participa das duas ações de lançamento, com bate-papo sobre a obra e autógrafo ao público presente. Os dois eventos de lançamento são gratuitos.
O primeiro livro, “Não Sou Exposição”, é fruto do trabalho de Paola Altheia enquanto nutricionista, que usa as redes sociais para discutir a cultura da magreza, a saúde, o corpo e coloca em xeque mitos sobre as dietas e corpos fora do padrão.
Já o segundo, “Fominismo”, da jornalista Nora Bouazzouni e traduzido por Fernanda Marçolla, relaciona alimentação e patriarcado, em um estudo inédito no Brasil, questionando o lugar da mulher em relação à comida. “Se lugar de mulher é na cozinha, por que isso só ocorre no ambiente doméstico e ainda temos tão poucas cheffes?”, pergunta a autora. A obra tenta explicar em detalhes como comida, sexo e gênero permanecem intimamente ligados e como a alimentação sempre possibilitou o subjugo das mulheres.
Conforme explica Ludmila Fonseca, uma das editoras da Quintal Edições, foi um prazer editar as obras e colocá-las no mercado, fomentando discussões que já vem sendo feitas, especialmente pelas mulheres. “Nós apostamos muito nestes livros porque são mensagens que precisam ser passadas. É um livro de interesse coletivo no momento atual, porque vai ao encontro do que as mulheres têm discutido atualmente e que tem sido problematizados. Os livros falam de uma maneira muito vanguardista”, destacou.
Não sou Exposição
Você já se perguntou por que 96% da população ocidental feminina está insatisfeita com o corpo que tem, segundo dados da StrategyOnen? Essa inquietação norteou a nutricionista comportamental Paola Altheia, que transformou sua pesquisa e conhecimento de anos em um livro, o Não Sou Exposição.
Paola Altheia tem 31 anos, é nutricionista comportamental e autora do blog, canal no YouTube e perfil no Instagram Não Sou Exposição. Nas redes, promove reflexões e debates sobre imagem e insatisfação corporal, autoestima e saúde para milhares de seguidores. A curitibana, que também conhecida como Paco, é formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É ativista contra a gordofobia, a objetificação feminina, as dietas restritivas e todos os fatores relacionados ao corpo e à alimentação que são fonte de sofrimento para muitas pessoas. Ministra palestras em eventos, universidades, associações e escolas.
“O principal problema é que a maior parte das pessoas não vai se encaixar neles e, portanto, vai sofrer. Te dizem que a suprema felicidade está em ter aquele corpo, só que ele é impossível de se ter. O jogo social funciona assim”, provocou a autora.
A obra reflete sobre imagem corporal, autoestima e saúde. Para isso, a especialista faz uma análise das mudanças do corpo feminino ao longo da história; reflete sobre a ‘indústria do emagrecimento’ e o culto à imagem; e traz as consequências dos padrões de beleza para a própria sociedade.
Fominismo
Escrito a partir de ensaios da autora, o Fominismo consegue estabelecer uma análise multifacetada da relação das mulheres com a alimentação e o patriarcado, colocando em xeque o que já está posto desde os primórdios da vida humana terrestre. Na obra, ela começa tratando da gastronomia – francesa, porque é o contexto em que vive – e o machismo evidente. No entanto, Nora consegue passear por aspectos mais profundos, como a relação das mulheres e a produção dos alimentos, desde a agricultura até chegar à cozinha, a relação do patriarcado com a produção alimentar e a exploração machista do início ao fim do processo.
Nora Bouazzouni nasceu em 1986 e vive em Paris. Ela é jornalista e tradutora. Gosta de cozinhar, tirar foto do próprio prato e convencer desconhecidas e desconhecidos que o feminismo ainda é muito necessário. Fominismo é seu primeiro livro.
A editora
A Quintal Edições é uma editora que acredita e publica apenas mulheres. Composta apenas por mulheres, surgiu com a proposta de criar espalho num mercado sabidamente restrito para que escritoras possam começar a encontrar seu lugar como autoras. Com tiragens pequenas, o objetivo é, antes de tudo, colocar no mundo textos realizados por e para mulheres.
Para, Ludmila Fonseca, os assuntos abordados nos livros fizeram os olhos dela e da outra editora, Carol Magalhçaes, brilhar. “Os livros têm tudo a ver com a proposta da Quintal, que é promover escritos de mulheres e que trazem um ponto diferente dentro da nossa produção até agora, falando sobre a situação da mulher contemporânea”, declarou.
De acordo com ela, os livros trazem textos não ficcionais e que discutem direto com os leitores os temas em pauta. “São livros que falam com quem está diante deles e dão pistas sobre como podemos nos amar mais, amar nosso próprio corpo e entender os padrões de beleza exigidos e como lidar com isso. A Paola traz a desconstrução da cultura da dieta, que é importantíssima e que até hoje, apesar de todo feminismo que temos, as mulheres ainda adoecem por conta disso. Então, estes livros, além de terem a ver com a Quintal, eles têm uma mensagem muito grande. O Fominismo vem com uma perspectiva ainda inédita no Brasil, que faz uma ponte direta entre a alimentação e o patriarcado, que vai desde a agricultura e a gastronomia”, acrescentou.
Serviço
Lançamento
São Paulo
Terça-feira (23) às 19h
Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde
Rua Bartolomeu Zunega, 44, Pinheiros, 05426-020 São Paulo
Entrada Gratuita
Lançamento
Rio de Janeiro
Quarta-feira (24) às 18h
Gabinete de Leitura Guilherme Araújo
Rua Redentor, 157 – Ipanema, 22421-030 Rio de Janeiro
Entrada gratuita
Os livros podem ser adquiridos no site www.quintaledicoes.com.br