A Câmara Municipal de Araxá promoveu, nesta quarta (25) e quinta-feira (26) palestras relacionadas à campanha Agosto Lilás. As atividades são oriundas do Projeto de Lei N° 044/2021, de autoria da Vereadora Maristela Dutra (foto), dedicado à realização de ações em combate à violência contra a mulher. A proposição que instituiu o mês de conscientização havia sido aprovada no plenário do Legislativo Araxaense no dia 27/04/2021.
O projeto tem por finalidade estabelecer o mês de agosto como o mês específico do ano para que seja dedicado a realizar ações com intuito de combate à violência contra a mulher, prestando a devida assistência as mesmas, através dos mecanismos que a Lei oferece e também conscientizando a comunidade da importância do combate contra esse tipo de violência, através de ações de mobilização, audiências, capacitações, debates, rodas de conversa, panfletagens e eventos para os servidores e sociedade em geral.
Os encontros foram transmitidos ao vivo e seguem à disposição no canal da Câmara no YouTube. Na quarta-feira, coube à Dra. Fabiana Alves, Advogada e Especialista em Direito de Família e Sucessões, uma palestra sobre o tema “Violência contra as Mulheres e seus impactos para além das Vítimas”. A abertura foi feita pelo Promotor de Justiça, Dr. Fábio Soares Varela.
“A violência contra a mulher é estruturante da desigualdade de gênero, sendo a sua eliminação indispensável para seu desenvolvimento individual e social e sua participação plena e igualitária em todas as esferas de vida. Ela impacta não apenas as vítimas e suas famílias, especialmente os seus filhos, mas também no desenvolvimento social e econômico, nos custos com serviços públicos relacionados à saúde das vítimas e de suas famílias, na sociedade e na economia de modo em geral”, afirmou Fabiana.
Nesta quinta (26), foi realizada uma Palestra Live com a Dra. Silvana Lobo, Defensora Pública, Professora da FUMEC e Diretora Geral da Escola Superior de Advocacia da OAB, que celebrou a iniciativa do encontro: “Foi uma honra participar desse evento e espero estar aqui novamente no ano que vem. Não é só a mulher que deve lutar pelos direitos da mulher. Somos humanos e enquanto todos não forem iguais, não teremos uma nação”, afirmou.
Reuniões sem público
As sessões na Câmara estão sendo realizadas sem a presença de público em decorrência da pandemia. A comunidade pode acompanhar o trabalho dos vereadores pelo canal da Câmara Municipal no YouTube (youtube.com/camaramunicipaldearaxa) e pela Rádio Imbiara FM 91,5.