Santos Dumont
Corria o ano de 1969. Eu tinha apenas 15 anos. De repente, em todas as rádios, começou a tocar uma música diferente. O cantor também tinha um nome e um sotaque diferente. Seu nome artístico é Santos Dumont e a música se chama Hello Mona Lisa. O cantor fez tremendo sucesso, mas, como surgiu, desapareceu. Segundo Erasmo Carlos, que gravou outra de suas músicas, Baby, Baby, o cantor era uruguaio e abandonou a carreira para se casar com uma italiana e mudar para o país dela. Erasmo afirma que Santos Dumont era um artista competente, mas muito excêntrico.
Cantor e compositor, Santos Dumont também era um excelente pianista, segundo Erasmo, e tinha seu estilo próprio. Para Erasmo, foi uma pena ele ter abandonado tão prematuramente a carreira que se revelava promissora. Anos depois, Hello Mona Lisa ganhou regravações de Ed Lincoln, Roupa Nova, Raulzinho & Impacto 8, Supersônicos e Bebeto. A canção, composta por Santos Dumont e Paulo Imperial, foi inspirada, como não poderia deixar de ser, na pintura do renascentista Leonardo Da Vinci. Esta obra, que até hoje traz especulações de quem seria a dama que posou para Da Vinci, está exposta no Museu do Louvre, em Paris.
Naquela época eu não tinha o disco nem dinheiro pra comprar, mas um grande amigo meu comprou o compacto simples e tocava em seu toca-discos portátil. Era uma época de descobrimento e novidades – afinal eram os anos 60, uma geração que mudou o mundo –, e não poderia ser diferente no Brasil. Se você viveu esta época, ou se quiser conhecer a música e o autor, que naquela época a gente não conhecia, entre no endereço abaixo e assista a uma rara aparição do autor, já idoso, numa gravação maravilhosa com ele ao piano, numa releitura mágica de Hello Mona Lisa.
Rapaz! Um dos maiores mistérios da música brasileira acaba de ser desfeito! 🙂
Grande Santos Dumont! Excelente compositor, desapareceu do mapa… Mas quem é vivo sempre aparece! \o/
Abraço!
Que legal poder ouvir novamente essa bela música! Você sabe qual a musica do outro lado do disco?
“Ama-Me, Ama-Me”, também dele.
Eu era tão criança, mas, certas canções a gente nunca esquece. E dessa me lembro bem, assim como do rosto dele… ele era lindo – meu sonho de menina, pois sorrisos me encantam. Linda publicação. Muitas boas lembranças.
Rapaz q presente de fim de ano, qto tempo não ouço essa pérola da minha juventude, valeu Santos!!!
“HEY TU “COM WANDERLEY CARDOSO E “AS EMOÇOES” COM AGNALDO TIMOTEO E MARCIO GREYCK
Muito bom alguém sabe o nome verdadeiro desde grandiosidsimo autor?
Procurei muito por essa música; é a cara dos meus 15 anos. Realmente uma canção de vanguarda à época.