Por: João Batista de Freitas
Neste momento eu estou ouvindo a incrível gravação de Hallelujah, na interpretação maravilhosa de Jeff Buckley, dedilhando com extrema competência as cordas de sua guitarra. No Brasil, esta música tem diversas gravações em versão gospel, muito bonitas, por sinal, mas a letra original é bem diferente. Composta pelo canadense Leonard Cohen, que faleceu no ano passado aos 82 anos, a música fala de relacionamentos. Antes de entrar para o mundo da música, Cohen já era um consagrado escritor canadense, com mais de 15 obras publicadas e outras tantas poesias.
Segundo a bibliografia do autor, a música foi composta em 1984. É mais conhecida depois que foi tema do filme Shrek, mas a primeira gravação que fez sucesso foi na voz de Alexandra Burke. Houve outras gravações famosas, como as de Bon Jovi e John Cale. Após criar a melodia, Cohen gastou dois blocos de papel escrevendo versos e mais versos, tanto que a letra em inglês também possui mais de uma versão. Mas, finalmente, o canadense se decidiu por uma versão, que diz que o Rei Davi tinha um acorde especial que agradava a Deus. No entanto, se o meu parco inglês está correto, ele confundiu o rei Davi com Sansão, quando fala sobre os cabelos cortados do rei, já que a Bíblia cita que a força espiritual de Sansão estava nos cabelos. Sobre os cabelos do rei Davi, não sei nada, nem a Bíblia diz. A letra em inglês diz assim:
Your faith was strong but you needed proof
You saw her bathing on the roof
Her beauty and the moonlight overthrew you
She tied you To a kitchen chair
She broke your throne, and she cut your hair
And from your lips she drew the Hallelujah
A tradução seria:
Sua fé era forte, mas você precisava de provas
Você a viu tomando banho no telhado
A beleza dela e o luar arruinaram você
Ela amarrou você a uma cadeira da cozinha
Ela destruiu seu trono, e cortou seu cabelo
E dos seus lábios ela tirou o Aleluia
A bibliografia do cantor Jeff Buckley também é muito triste, pois, como o pai, o cantor Tim Buckley (1947-1975), Jeff morreu muito cedo. Numa visita à sua terra natal, já no auge da fama, aos 30 anos, ele foi nadar no rio (Wolf, afluente do Mississipi) de sua infância e acabou morrendo afogado. Uma pena para o mundo musical!! Seu pai morreu com trinta e poucos anos, mas antes fez bastante sucesso com músicas gravadas nos anos 50 nos EUA.
Buckley gravou a música Hallelujah em 1994, no álbum Grace, apenas três anos antes da sua morte.