Nesta sexta-feira (22), Dia Mundial da Água, a partir das 9h50, o Colégio Inova vai dar início a uma atividade que remete de forma teórica e prática à conexão direta entre ações locais e os impactos globais.
Para a abertura do evento, o colégio convidou Diego Gazola, empreendedor da Muda de Ideia, produtor dos documentários Nascentes da Crise e idealizador do festival de cidadania Virada Varginha.
Ele participou de quatro edições das Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas: entre elas, na Dinamarca (COP15), no México (COP16), África do Sul (COP17) e na França (COP21).
O título de sua palestra é bastante instigante: “Os 0,00214285714% que Varginha tem a ver com os desafios e soluções para o Planeta”.
O encontro vai trazer de forma ilustrada através de muitos exemplos, projetos inovadores de engajamento para a introdução dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no contexto do Colégio Inova.
Os 17 ODS é uma agenda mundial fomentada pelas Nações Unidas para o atingimento até 2030 de 169 metas que compõem os principais macro desafios globais do Planeta.
Cada território tem sido mobilizado para se perceber parte do todo e desta forma trabalhar por meio de indicadores com dados locais.
Gazola integrou o lançamento dos 17 ODS no Brasil no ano de 2015 por meio de ação que conectou carroceiros de resíduos recicláveis e ciclistas no Largo da Batata, em São Paulo.
Em 2016 desenvolveu o projeto “Laranjas dos ODS” em Montenegro-RS, em que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ganharam as ruas da cidade gaúcha.
Atualmente atua como engajador local do projeto itinerante “Caminhão Conhecendo os ODS” da NTICS Projetos, tendo realizado o trabalho nas cidades de Joinville-SC, Manaus-AM, Rio Claro-SP, Vespasiano-MG, Rondonópolis-MT, Sinop-MT, Barra dos Coqueiros-SE, Santo Antônio dos Lopes-MA e São Luís-MA.
A intenção é de que a partir desta interação, seja criada uma agenda no colégio para a realização de ações práticas no bairro e na cidade de Varginha como um todo.
DIEGO GAZOLA
[email protected]