Há quase 6 anos atendo essa senhora de sorriso largo, muitas histórias para contar, energia transbordante e coração maravilhoso. É um privilégio grande poder conhecer pessoas tão encantadoras e maduras que me nutrem todos os dias.
D Ecyr é viúva, tem um casal de filhos e alguns netos e bisnetos. Ela mora sozinha, dirige, vai a consultas e exames com ou sem companhia, tem ajudante uma vez por semana, faz supermercado, vai ao banco, enfim, é autônoma e independente. Realiza fisioterapia 3 vezes por semana comigo e às vezes com meu sobrinho. É vegetariana, dorme pouco, lê muito e tem um santuário em casa, onde faz suas orações e coloca fotos de pessoas queridas que precisam de ajuda por estarem passando por algum desafio. A foto do meu pai já esteve lá quando ele precisou de muita força! E conseguiu.
D Ecyr é uma senhora espiritualizada, alegre, aberta a novidades, mas ainda não se entregou à experiência do celular. Adora fazer graça e conversa sobre tudo. Sua idade não é segredo, tem 92 anos. Não sei se é porque não conheci meus avós paternos e não tenho recordação dos meus avós maternos que eu gosto tanto dos avós das outras pessoas. Rsrs As conversas, as histórias, a leveza do hoje e o pesado do ontem, me fazem admirar essas pessoas que tanto passaram e tem ainda brilho nos olhos, vivacidade, curiosidade e paciência. Aprendemos juntas todos os dias que encontramos. Eu leio um livro, ela outro – depois trocamos ou de livro ou as histórias que lemos.
Sinto-me honrada em poder participar da vida de pessoas que viveram tanto e tem tanto a compartilhar. São tantos casos, como da vez que sendo a mãe dela costureira, ela fez um vestido para uma senhora mais cheinha. D Ecyr então para ajudar a mãe, colocou um travesseiro na barriga outro na região do bumbum para fazer a prova do vestido. As irmãs riram muito. Conta quantas vezes acolheu mulheres que engravidavam e ficavam sem apoio em casa. Como foi corajosa e guerreira em acompanhar o marido em festas, viagens, doença e desafios mesmo quando as coisas não estavam bem. São tantas histórias e tantas lições. São tantos dias de alegria que partilhamos uma com a outra. Nos apoiamos e nos acolhemos há quase 6 anos e estamos nos preparando para mais 10!!!
Gratidão a Deus por essa avó emprestada!!!