Pela amiga Érica Fraga, fico sabendo do falecimento do Sr. Alcides Flausino Dias,na cidade de Perdizes MG.
Nesse momento, repassa pela minha mente toda a trajetória de minha passagem por Perdizes e a primeira vez que estive frente à frente com o Sr. Alcides.
O ano era 1992, havia tomado a decisão de me mudar para aquela pacata e hospitaleira cidade e alí fundar um jornal a minha grande paixão. Minha primeira atitude foi me dirigir à prefeitura e me informar sobre as possibilidades e interesse das autoridades locais. Trazia na bagagem muitos sonhos e planos, pouco dinheiro e muita vontade. A primeira pessoa com quem conversei foi o Reginaldo Fraga, o popular “Piolho”, justamente o pai da Érica que acabou de me dar essa notícia impactante. Reginaldo que desde aquele dia de atendimento até os dias de hoje, continua sendo um grande amigo, aprovou a idéia do jornal e se apressou em me direcionar ao prefeito da cidade, justamente, o Sr. Alcides. Subi as escadas cheio de expectativas e incertezas esperando encontrar uma pessoa de difícil acesso devido à envergadura do cargo e tive uma enorme surpresa.
Deparei me com um homem sereno, coberto de uma luz intensa cujo brilho transmitia paz e uma calma nunca encontrada por mim em nenhuma outra pessoa numa condição de hierarquia como aquela. Expliquei a ele meu propósito, querendo saber sua opinião a respeito, falei da minha vontade de implantar alí um jornal impresso cujas características de formato e diagramação iriam se equiparar às do Jornal Estado de Minas. Ele me ouviu atentamente como é próprio dos sábios ouvir em silêncio e quando parei, me olhou sorrindo e me disse: “olha Domingos, eu não entendo bem de sua área, não sei se Perdizes comporta o que está pensando, mas se você acha que tem condições de sobreviver aqui com seu jornal, pode ter certeza que você é muito bem vindo”.
E como fui bem vindo naquela cidade, que amo até hoje e da qual me considero com muito orgulho um cidadão honorário, outorgado pela Camara Municipal de Perdizes através de um projeto apresentado pelo meu amigo, o vereador Luiz Fernando Borges aprovado por unanimidade. Eu minha família fomos maravilhosamente bem recebidos e integrados com a comunidade, nascendo a partir dali muitas novas e grandes amizades inclusive com o próprio prefeito que mostrou que não havia me falado por falar que eu era bem vindo. Provou ao longo de muitas atitudes e muitas viagens juntos, que havia ficado feliz de verdade com minha chegada e com o trabalho que apresentei, O JORNALL com 2 LLs como era conhecido, se transformou carinhosamente em O JORNALL REGIONALL de PERDIZES, expandiu para 12 cidades da região e se transformou em uma referência em toda a região, ampliando consideravelmente nosso conhecimento e encontro de novos e muitos amigos, muitos perdurando até os dias de hoje.
No tempo de convívio com Sr. Alcides, fui descobrindo nele um ser humano muito além da envergadura do cargo, uma pessoa de uma simplicidade que sempre me deixava perplexo com atitudes simples, objetivas e com enormes lições de vida, para quem se dispusesse a prestar atenção em pequenos detalhes. Agora, neste momento em que fui tocado pela emoção e impacto de seu transpor de dimensões, apesar de ter perdido o sono durante a madrugada e repassar toda minha vivência em Perdizes e meu convívio com o Sr. Alcides, não consigo sentir nenhuma tristeza, nem dor, só saudade muita saudade de tudo de bom, de grande e de feliz que trago dentro de mim daquela cidade tão acolhedora que é Perdizes.
E ao avaliar toda essa trajetória, percebo claramente que a porta que se abriu para minha entrada definitiva ali, teve um único nome: Prefeito Alcides Flausino Dias, a partir de quem me foi permitido conhecer muitas outras pessoas maravilhosas na cidade, inclusive de sua família,esposa, filhos e irmãos como Eurípedes Flausino Dias o “Pipi” que foi outro apoiador incondicional do Jornal. Mas meu coração vai sempre ter no foco, a decisão tomada pelo Sr. Alcides, quando me aceitou com meus projetos e sonhos. Sem o seu aval naquele primeiro momento eu não teria comigo hoje, tantas memórias afetivas conquistadas ali e que até hoje me emocionam e me gratificam. Tenho certeza de que enquanto escrevo estas palavras de gratidão, seu Alcides já estará em um plano superior de outra dimensão mas suas pegadas, estarão para sempre inseridas na cidade nas mais diversas formas. Na criação dos filhos, no exemplo de ser humano, em obras físicas construídas ou idealizadas em sua gestão de homem público ( como a EXPOPER criada em seu governo), mas principalmente como ser humano, que dedicou sua vida a ajudar, amparar e acolher sempre.
Se para mim que cheguei de outra cidade e em tão pouco tempo passei a ter o Sr. Alcides, como um símbolo de Perdizes dentro de mim, posso imaginas o que seu nome não significa para uma população que com ele conviveu por décadas? O nome dele será para sempre uma “lenda” na cidade. E as lendas não morrem jamais, pois se perpetuam no coração e na mente de todos para sempre. Meu coração se aperta de saudade com esta separação, mas não há tristeza, apenas saudade muita saudade e uma certeza. O nome Alcides Flausino Dias será para sempre Perdizes em qualquer lugar do mundo onde resida um filho desta querida cidade.
Texto de Domingos Antunes Guimarães em homenagem a um amigo eterno e dedicado a todos os familiares do Sr. Alcides Flausino Dias. Especial para o Jornal EXEMPPLAR on line.
Meu amigo, que texto maravilhoso! Linda homenagem ! Você disse tudo sobre o Sr. Alcides, que deixa seu grande legado à nossa querida Perdizes. Parabéns!
Domingos, ler o seu artigo, fez exatamente o que aconteceu com você, passa um filme em nossa cabeça. Perdizes perde um filho que nos deixa um enorme legado do Homem íntegro, humano, generoso, honrado, que praticou a caridade em seu mais profundo significado, que em sua humildade definiu todas as suas ações pela métrica do coração. Que Deus em sua infinita misericórdia o receba em sua glória e que nós perdizenses possamos manter no registro dos anais de nossa história o nome dele em letras garrafais! Obrigada por partilhar conosco seus registros! Abraços, Conceição.
Conceição, não tem que agradecer, eu apenas segui uma verdade do coração. Tenho certeza de que todos os perdizenses tem uma recordação de um gesto, um fato, um ato ou uma atitude do Sr. Alcides em sua memória afetiva e que seu legado será sempre lembrado. Para mim ele deixou mais que isso, deixou -me uma cidade inteira de presente, com pessoas que aprendi a amar e a valorizar sempre. Deixou me portas abertas em muitas outras cidades por onde o Jornall Regionall de Perdizes circulou durante nossa gestão. Ao todo mais de 12 municípios. Tudo pelo simples gesto de apoiar nossa idéia e confiar em nossa proposta. A saudade deste amigo é muito grande mas não é sofrimento, porque saudade é gente distante permanecendo para sempre junto de nós. Como cidadão honorário de Perdizes (com muito orgulho), compartilho com todos a satisfação de fazer parte dos amigos do Sr. Alcides Flausino Dias.
Luiz Fernando Borges, fez um comentário a respeito da matéria de Domingos. .. Parabéns Domingos! Com muito profissionalismo você descreve o perfil de um ser humano iluminado, que conduziu sua vida com simplicidade,humildade e amor ao próximo. O Sr Alcides não morre, principalmente para nós que tivemos o previlegio de seu convívio .