As vistorias começam no dia 27 de janeiro e seguem até fevereiro, contemplando todas as categorias em atividade no município. Durante o processo, são verificados itens essenciais de segurança, as condições de conservação dos veículos e a regularidade da documentação exigida pela legislação vigente.
De acordo com a secretária municipal de Segurança Pública, Naiara Pacheco, as vistorias são fundamentais para assegurar um transporte público de qualidade.
“As vistorias são um instrumento importante para garantir que os veículos que transportam pessoas em Araxá estejam em boas condições de uso, com itens de segurança em dia e documentação regular. O objetivo é prevenir riscos, proteger os usuários e oferecer um serviço de transporte cada vez mais seguro e confiável em Araxá. Os motoristas devem comparecer à secretaria nos dias e horários específicos de cada categoria. Quem não passar pela vistoria, ficará impedido de exercer as atividades”, alerta.
Cronograma
* Táxis: passarão por vistoria nos dias 27 e 28 de janeiro, das 13h às 16h, no estacionamento da Secretaria de Segurança Pública. Aproximadamente 72 veículos serão inspecionados durante o período, com verificação das condições de segurança, conservação e regularidade da documentação.
* Vans do transporte escolar urbano e rural: serão vistoriadas nos dias 2 e 3 de fevereiro, das 16h às 17h30, no estacionamento da Secretaria de Segurança Pública. Ao todo, passam pelo processo 12 vans do transporte urbano e 44 do transporte rural.
* Veículos do transporte por aplicativo: serão fiscalizados em dois períodos, de 2 a 6 de fevereiro e de 9 a 13 de fevereiro, das 13h às 16h, no estacionamento da Secretaria de Segurança Pública. Cerca de 763 veículos, distribuídos em 11 plataformas, passarão pela vistoria, com análise de itens de segurança e documentação obrigatória.
* Ônibus do transporte coletivo municipal: serão vistoriados na garagem da empresa concessionária entre os dias 23 e 25 de fevereiro. A fiscalização contempla 54 veículos em operação.













