Recentemente ao participar da 4ª FLITI – na cidade de Tiradentes, tive a grata satisfação de conhecer a escritora Édina Cunha que me brindou com uma de suas obras, lançada pela Editora VISEU. O livro O Mistério da Alma de gato. Trabalho este que me chamou atenção já a partir do título por versar sobre um pássaro de enorme memória afetiva em minha vida visto que em Araxá apesar de bem raro, sempre existiram alguns povoando os caminhos por onde andei na infância. Aliás há pouco tempo ao visitar o Parque do Cristo em Araxá tive a grata satisfação de ver algumas aves desta espécie que se faziam presentes no local sempre com seu jeito raro e sorrateiro de voar entre as árvores de forma rápida e discreta, fazendo com que tenhamos muita habilidade de observação para acompanhar seus movimentos.
Se o tema já havia me tocado sensivelmente a leitura do livro me impressionou ainda mais não só por citar a lenda desta ave mas também pela narrativa tão especial e bucólica da autora que traz para dentro da história todo seu conhecimento e sua habilidade de descrever o jeito mineiro e um profundo conhecimento sobre a vida do interior que só quem viveu ou vive no interior saberá entender bem essa afirmativa. Mas o conteúdo do livro vai muito além da poesia e dos ambientes que frequenta. Traz uma mensagem forte sobre questões familiares e uma forma bem acentuada de se discutir o uso excessivo do celular pelos jovens e a necessidade de se cultivar as boas amizades reais em nossa vida.Com uma narrativa de fácil entendimento e ao mesmo tempo bastante forte e expressiva sobre divergências familiares esse é um livro que me agradou bastante em todos os aspectos e por isso recomendo.
Todo o atrativo deste trabalho se justifica quando ao percorrer o currículo de sua autora ficamos sabendo de seu permanente convívio com adolescentes e uma vida dedicada na maior parte do seu tempo dedicada à educação estando até hoje em franca atividade na Secretaria de Educação da cidade de Barbacena onde reside. Conhecer esse trabalho, sua autora foi mais um marco gratificante entre muitos que tivemos ao participar da 4ª FLITI.
Domingos Antunes Guimarães
Especial para o Jornal Exempplar on line.
Li o livro e gostei muito.
Realmente é uma ótima narrativa. Recomendo aos leitores.
Obrigada!!!
Muito bom!
Obrigada!
Todos elogios possíveis… super recomendo !
Obrigada!
A autora mostrou uma grande sensibilidade ao narrar os fatos, com belas descrições sobre o ambiente onde se desenrolou a história. Adorei o livro!
Obrigada!
Uma história encantadora. Recomendo
Gratidão Domingos.
Suas palavras me enaltecem e me dão suporte para continuar nesta caminhada de escrever .
O livro evoca muitas memórias afetivas de quem já vivenciou o campo.
Me fez recordar um período na infância em Diamantina/ MG.
É uma história leve , de fácil leitura, que nos remete a um tempo em que as coisas eram mais simples e divertidas, diferindo do mundo virtual que tanto impera nos dias atuais.
A autora demonstra muito conhecimento e domínio sobre o tema regional , por ela escolhido.
Aprecei essa leitura de uma forma bastante prazerosa! Super indico!
Obrigada!