Marina Feffer, Mariana Almeida, Anna Aranha e Jorge Hargrave formam o novo conselho administrativo do Instituto Jatobás (Foto: Divulgação)
São Paulo, agosto de 2024 – O Instituto Jatobás, uma organização da sociedade civil (OSC), acaba de completar 19 anos de história e tem investido em uma reestruturação, com o propósito de ampliar seu impacto nas comunidades que atende no Campo Belo, bairro da zona sul da capital, onde está localizado o Galpão Jatobás, e em Pardinho, e na cidade do interior paulista, onde administra o Centro Max Feffer de Cultura e Sustentabilidades. A OSC apresenta quatro novos membros que irão compor o conselho do Instituto, como parte dessa renovação, além de redefinir sua governança, valorizando ainda mais a transparência e o compromisso com a inclusão produtiva, o que já pode ser conferido no Relatório de Atividades disponível no site do Instituto.
Formando um conselho majoritariamente feminino para auxiliar na consolidação deste novo momento, os profissionais irão contribuir com suas vastas experiências no Terceiro Setor, ajudando a organização a seguir em sua meta de reduzir a desigualdade social através do acesso à cultura e inclusão produtiva.
A nova conselheira Marina Feffer traz em sua bagagem a experiência com grandes organizações de reconhecimento internacional. Ela é uma das cofundadoras da Generation Pledge, uma comunidade global que atua com o objetivo de desbloquear grandes volumes de capital e financiar as soluções mais eficazes para os maiores desafios do mundo. Como parte da 4ª geração da família Feffer, fundadora do Grupo Suzano, se envolve ativamente na governança da empresa, participando do conselho de acionistas e do conselho filantrópico da família, a Fundação Arymax. Formada em psicologia pela PUC-SP e especialista em ciências comportamentais, Marina também é conselheira no Instituto Cactus e da GIFE. Como parte do propósito de maximizar o seu impacto positivo socioambiental, leva para o Instituto seu entusiasmo e suas experiências com atuações no setor público, privado e espaços filantrópicos.
Já Mariana Almeida, diretora executiva da Fundação Tide Setubal, compartilha uma importante carga de aprendizado na elaboração e na implementação de políticas públicas para o desenvolvimento em instituições de pesquisa e órgãos governamentais. Doutora em Economia do Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo (USP), Marina trabalhou na Prefeitura Municipal de São Paulo como coordenadora de planejamento da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e foi diretora geral da Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura, órgão responsável pela articulação de políticas de ensino técnico e profissional no município. Também já ocupou a chefia de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, foi professora do Insper, no Programa Avançado em Gestão Pública, e coordenadora de educação executiva em gestão e políticas públicas.
Sócia e coCEO do Quintessa, uma aceleradora de impacto, Anna Aranha também faz parte do time de novos conselheiros, oferecendo seus conhecimentos sobre integração estratégica de negócios e impacto positivo. Atua no estímulo de startups que resolvem desafios socioambientais e promovem as agendas de inovação, impacto positivo e ESG entre grandes empresas, investidores, institutos e fundações. Como especialista no setor, é colunista na Um Só Planeta e conselheira de iniciativas como Hand Talk, FEA Social, Base Colaborativa, GVentures e, agora, do Instituto Jatobás.
Completando o time, o novo conselho do Instituto Jatobás também terá Jorge Hargrave, atualmente diretor na Maraé Investimentos, o escritório de investimentos do empreendedor socioambiental e filantropo brasileiro Guilherme Leal, cofundador da Natura & Co. Hargrave também leva ao Instituto sua experiência de atuação com foco no setor público e mudanças climáticas, a partir de sua passagem na Boston Consulting Group (BCG), uma consultoria internacional que trabalha com o propósito de desbloquear o potencial daqueles que fazem o mundo avançar.
Instituto Jatobás
Com 19 anos de existência, o Instituto Jatobás é uma instituição dedicada a promover o acesso à cultura e desenvolver programas voltados para a capacitação para o mercado de trabalho e geração de renda. Através de suas iniciativas, o Instituto fornece aos participantes as ferramentas necessárias e o conhecimento para serem protagonistas de suas vidas. As trilhas formativas oferecidas na organização visam o fortalecimento da autoestima e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, aspectos especialmente importantes em contextos de vulnerabilidade social. O Instituto Jatobás atua para quebrar o ciclo da pobreza para que mais pessoas tenham a chance de prosperar e transformar suas realidades.
Agência Lema
Leandro Matulja / Leticia Zioni / Guilherme Maia
Informações para a imprensa
Ana Cláudia Luiz
Ihanna Barbosa (11) 98109-7296
Ana Luiza Pêgo