A Filarmônica de Minas Gerais, uma das mais importantes orquestras da América Latina, volta a se apresentar em Araxá, no dia 7 de setembro, às 19h30, no Pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto. Sob a batuta do maestro José Soares, Regente Associado da Filarmônica, a Orquestra leva ao público grandes clássicos do universo sinfônico brasileiro e internacional, como Carmen, de Bizet; A bela adormecida, de Tchaikovsky, Batuque, de Lorenzo Fernandez, Mourão, de Guerra-Peixe, e obras do universo popular arranjadas para orquestra, como Corta-jaca de Chiquinha Gonzaga (com orquestração de Anderson Alves), e Milagre dos Peixes, de Milton Nascimento (com orquestração de Nelson Ayres).
Com um repertório diverso, de diferentes épocas e compositores, a Filarmônica fará um grande passeio pela história da música orquestral, apresentando “grandes clássicos que certamente todos vão reconhecer”, como comenta o maestro José Soares. O programa conta ainda com um passeio pela música brasileira com compositores como Lorenzo Fernandez, César Guerra-Peixe e Chiquinha Gonzaga, além de uma orquestração especial de Nelson Ayres para a obra Milagre dos Peixes, de Milton Nascimento e Fernando Brant. “Vai ser impossível não se emocionar e se divertir ao mesmo tempo”, complementa o maestro.
“Temos muito orgulho de, juntamente com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, proporcionar momentos de lazer e cultura para nossa Araxá. Além de uma linda apresentação no próximo feriado, os músicos araxaenses terão a oportunidade de trocar experiências e desenvolver habilidades com profissionais internacionalmente renomados, que estarão em nossa cidade para compartilhar conhecimento. Esperamos que todos aproveitem a apresentação com suas famílias e amigos”, afirma Álvaro Rezende, da área de Responsabilidade Social da CBMM.
Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais e CBMM, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais – CA 2018.13609.0154. Realização: Instituto Cultural Filarmônica, Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de MG, Governo de Minas Gerais, Ministério da Cultura e Governo Federal. Os concertos e as ações educativas contam com o apoio da Prefeitura de Araxá e da Fundação Cultural Calmon Barreto.
Atividades educativas
Nos dias 5 e 6 de setembro, músicos e musicistas da Filarmônica de Minas Gerais promovem intercâmbio cultural com os músicos da cidade, na E.E. Professor Luiz Antônio Corrêa Oliveira. As inscrições estão abertas até o dia 4 de setembro (informações no serviço abaixo). A atividade é dividida em módulos e inclui ações de formação, motivação, divulgação e gestão.
No dia 6 de setembro, às 15h, no Centro Cultural Uniaraxá, a Orquestra faz um concerto didático gratuito para alunos da rede pública, com idades entre 6 e 14 anos, previamente selecionados pela Secretaria Municipal de Educação. Sob regência de José Soares, maestro associado da Filarmônica de Minas, o programa terá como tema “O mundo mágico da orquestra”, com obras que o público bem conhece, como O Quebra-nozes e A bela adormecida, ambas de Tchaikovsky; Harry Potter: Tema de Edwiges, de John Williams, e Peer Gynt, de Grieg.
Serviço:
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Filarmônica de Minas Gerais
Turnê estadual
Araxá
7 de setembro – 19h30
Pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto
Concerto gratuito
José Soares, regente
BIZET Carmen: Suítes nº 1 e nº 2: Excertos
ELGAR Pompa e Circunstância: Marcha nº 1
TCHAIKOVSKY A bela adormecida, Suíte, op. 66a: Valsa
OFFENBACH Orfeu no Inferno: Cancã
PEREIRA Gershwin Suite
FERNANDEZ Batuque
GUERRA-PEIXE Mourão
GONZAGA/A. Alves O Gaúcho (Corta-jaca)
NASCIMENTO/N. Ayres Milagre dos Peixes
Mais informações: (31) 3219-9000 ou www.filarmonica.art.br
Ações Educativas
5 e 6 de setembro, das 19h às 22h
Intercâmbio Cultural
Local: E.E. Professor Luiz Antônio Corrêa Oliveira.
Ações formativas para músicos:
Formação, motivação, divulgação e gestão
Público-alvo: instrumentistas acima de 16 anos
Inscrições
– até 4/9
– pelo telefone (31) 3219-9000 ou pelo formulário
fil.mg/incricoesintercambio
Dia 5/9 – Terça-feira
Módulo 1 – 19h às 20h30
Iniciação à leitura de partituras
Com a violinista da Filarmônica de Minas Gerais, Laura von Atzingen
Uma abordagem prática sobre as noções básicas da leitura de partituras.
Módulo 2 – 20h30 às 22h
Motivação nos estudos musicais: da organização à ação
Com a oboísta da Filarmônica de Minas Gerais, Maria Fernanda Gonçalves
Técnicas de organização, planejamento e implementação da rotina de estudos do seu instrumento.
Dia 6/9 – Quarta-feira
Módulo 3 – 19h às 20h30
Mídias e ferramentas digitais para músicos
Com o trompetista da Filarmônica de Minas Gerais Érico Fonseca
Criação de conteúdos musicais e difusão de carreira artística e pedagógica na internet.
Módulo 4 – 20h30 às 22h
O músico e o gestor: aspectos gerenciais e pessoais
Com o violinista da Filarmônica de Minas Gerais, Rodrigo Bustamante
Uma visão prática sobre formas de gerenciar um projeto e enfrentar os desafios do dia a dia.
6 de setembro, às 15h
Concerto Didático da Filarmônica de Minas Gerais
Local: Centro Cultural Uniaraxá
Público-alvo: alunos da rede pública de Araxá, com idades entre 6 e 14 anos, selecionados pela Secretaria Municipal de Educação*.
Programa
José Soares, regente
NEWMAN/Ricciardi Fanfarra Fox
GRIEG Peer Gynt: Suíte nº 1, op. 23: Amanhecer e No salão do Rei da Montanha
TCHAIKOVSKY O quebra-nozes: Suíte nº 1, op. 7: Danças Características
TCHAIKOVSKY A bela adormecida: Suíte, op. 66a: Valsa
WILLIAMS Harry Potter: Tema de Edwiges
*Atividade voltada para alunos das escolas de Araxá, que foram previamente selecionados.
Maestro José Soares, Regente Associado da Filarmônica de Minas Gerais
Natural de São Paulo, José Soares é Regente Associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2022, tendo sido seu Regente Assistente nas duas temporadas anteriores. Venceu o 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio (Tokyo International Music Competition for Conducting 2021), recebendo também o prêmio do público. Bacharel em Composição pela Universidade de São Paulo, iniciou-se na música com sua mãe, Ana Yara Campos. Estudou com o maestro Claudio Cruz e teve aulas com Paavo Järvi, Neëme Järvi, Kristjan Järvi e Leonid Grin. Foi orientado por Marin Alsop, Arvo Volmer, Giancarlo Guerrero e Alexander Libreich no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Pelo Prêmio de Regência recebido no festival, atuou como regente assistente da Osesp na temporada 2018. José Soares foi aluno do Laboratório de Regência da Filarmônica e convidado pelo maestro Fabio Mechetti a reger um dos Concertos para a Juventude da temporada 2019. Em 2023, estreou como convidado da Osesp e de orquestras no Japão.
Convite para o concerto no dia 07/09:
https://drive.google.com/file/d/1ny96Eg9hGXOZvCUd9lq1wLu9AUXiogUT/view?usp=sharing
Vídeo da Maria Fernanda, musicista da Orquestra, convidando os músicos da cidade para participarem do intercâmbio cultural.
https://drive.google.com/file/d/1K8qekst2stLQO2Gyu2up2hBdFjdqSdlo/view?usp=sharing
—
ORQUESTRA
FILARMÔNICA DE
MINAS GERAIS
Ao completar 15 anos em 2023, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais reafirma a sua vocação pela excelência artística e vigorosa programação, que a tornou referência no Brasil e no mundo desde a sua fundação, em 2008.
Conduzida pelo seu Diretor Artístico e Regente Titular, Fabio Mechetti, a Orquestra recebeu numerosos menções e prêmios, entre eles o Grande Prêmio da Revista CONCERTO em 2020 e 2015, o Prêmio Carlos Gomes de em 2012 e o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) em 2010.
Suas apresentações regulares acontecem em Belo Horizonte, em cinco séries de assinatura em que são interpretadas grandes obras do repertório sinfônico, com convidados de destaque no cenário nacional e internacional da música orquestral. A Orquestra mantém também uma programação gratuita e de formação de público, em Belo Horizonte e outras cidades do estado.
A Sala Minas Gerais, sede da Orquestra, foi inaugurada em 2015, em Belo Horizonte, tornando-se referência pelo seu projeto arquitetônico e acústico e uma das principais salas de concertos da América Latina. Juntas, Sala Minas Gerais e Orquestra vêm transformando a capital mineira em polo da música sinfônica nacional e internacional.
A Orquestra possui 11 álbuns gravados, entre eles três que integram o projeto “A música do Brasil”, do selo internacional Naxos junto ao Itamaraty. Um deles, com obras de Almeida Prado, foi indicado ao Grammy Latino 2020.
Em setembro de 2022 a Filarmônica de Minas Gerais realizou uma turnê a Portugal, apresentando-se nas principais salas de concerto do país: em Porto, na Casa da Música; em Lisboa, no Centro Cultural de Belém; em Coimbra, no Convento São Francisco. Em celebração ao bicentenário da Independência do Brasil, realizou um concerto a céu aberto, no dia 7 de setembro, no Jardim da Torre de Belém, na programação do Festival Lisboa na Rua, promovido pela Prefeitura de Lisboa. A turnê teve um público de sete mil pessoas nas quatro apresentações e excelente repercussão na imprensa nacional e portuguesa.
—
INFORMAÇÕES
PARA A IMPRENSA
Rede Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBMM
Juliana Corrêa
[email protected] | (31) 9 9394-8270
Personal Press – Assessoria de Imprensa da Filarmônica de Minas Gerais
Polliane Eliziário
[email protected] | (31) 9 9788-3029
Sobre a CBMM
Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 500 clientes, em 50 países. Sediada no Brasil, com escritórios regionais na China, Países Baixos, Singapura, Suíça e Estados Unidos, a companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Para suportar seus planos de crescimento por meio da diversificação, a empresa conta com uma frente de Novos Negócios com atuação focada na aceleração da entrada, no mercado global, da tecnologia do Nióbio. Nos últimos 4 anos, a CBMM realizou investimentos estratégicos em empresas como a Echion e Battery Streak visando novos desenvolvimentos em materiais com Nióbio para baterias de íons de lítio. Desde a sua fundação, a CBMM desenvolve projetos no Brasil e em diversos países do mundo para fomentar a adoção da tecnologia do Nióbio por diversas indústrias. Para mais informações, visite o media center.