Comerciantes da região central e adjacências participaram do encontro, realizado nesta quarta-feira, 3.
Em parceria com a Polícia Militar, a Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá – Acia, realizou nesta quarta-feira, 3, uma reunião que marcou a criação da Rede de Comércios Protegidos da região central de Araxá. O encontro reuniu cerca de 50 pessoas entre empresários e funcionários de diversos segmentos,o Tenente-Coronel da Polícia Militar, Fernando Reis, o Capitão da Polícia Militar, Reginaldo Corrêa Silva, a vereadora Fernanda Castelha, e o presidente da Acia, Emílio Neumann.
A ação é uma iniciativa da Acia, em continuidade aos trabalhos que já estão sendo desenvolvidos, com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade na região. Emílio Neumann agradeceu a presença de todos os comerciantes e ressaltou que a Acia está empenhada em prol desta causa. “Convocamos essa reunião, fizemos nossa parte, chamamos todos os empresários e estamos buscando medidas para melhorar a segurança dos trabalhadores. Existem outras ações que estão sendo estudadas e o primeiro passo é a criação desta rede de autoproteção”, afirmou o presidente da Acia.
De acordo com o capitão Reginaldo, entre os benefícios da Rede está a divulgação quase em tempo real do que está acontecendo, e uma maior prevenção de crimes contra o patrimônio.
“Esperamos com a Rede aumentar a sensação de segurança, não adianta as estatísticas diminuírem, pois o que precisa ser trabalhado é a sensação de medo. Nem sempre os números indicam a completa realidade, por isso a autoproteção é necessária. Toda a comunidade que faz parte da Rede precisa ajudar a cuidar do patrimônio próprio e dos outros”, explicou.
Ainda segundo o Capitão, entre os inúmeros benefícios para os participantes, serãotransmitidas várias dicas importantes com monitoramento constante. “Vamos dar dicas, traçar perfis e criar esse vínculo entre a PM e os empresários.A ideia central é que cada participante seja uma câmera viva”, ressaltou.
Além da Polícia Militar, vão participar da Rede gerentes, proprietários, funcionários deestabelecimentos comerciais e população em geral. A adesão será feita por meio de um cadastramento agendado para a próxima quinta-feira (11), às 18h30 na Acia. Após o cadastramento será criado um grupo de WhatsAppcom regras específicas de postagem.
O trabalho de autoproteção já é realizado em alguns bairros de Araxá. No Urciano Lemos, a empresária Luciana Maria de Oliveira conta que a Rede está dando resultados. “Eu já faço parte do grupo no meu bairro há três anos e vejo que funciona, mas para isso,todosdevemparticipar das reuniões mensais, tem que ter empenho de avisar qualquer atitude suspeita, enfim, ficar de olho. Vários comércios já usam placas indicativas de monitoramento e creio que aqui na região central o resultado também será positivo”, contou.
Para a funcionária Regina Melo, é importante que os vizinhos dos comércios também colaborem. “A adesão de todos é de extrema importância. Inclusive se houver uma colaboração da vizinhança ao redor das lojas também vai ajudara manter a segurança, pois o comércio fecha às portas a noite e a vigilância seria constante. Eu fiz minha parte, compareci e vou repassar para todos o que foi dito aqui hoje”, concluiu.