O Flipoços, Festival Literário Internacional de Poços de Caldas/MG, irá se apresentar, às 14h30, horário de Brasília, logo após a apresentação do Festival de Literatura da França.
O Festival de Literatura do Mundo 2022, realizado pelo Festival de Bergen, da Noruega (LitFestBergen), convidou 12 Festivais e Institutos Literários, de diferentes países, para promover o intercâmbio cultural, além de gerar novos negócios e traduções. O Flipoços é o representante do Brasil e América Latina, e fundamentará o país na cena literária internacional.
O evento será realizado no dia 5 de fevereiro (sábado) e os apreciadores da literatura e do multiculturalismo poderão acompanhar as 6 horas ininterruptas dessa união de Festivais. Cada país, de maneira remota, terá meia hora para abordar o tema “Dust” (poeira) que poderá ser interpretado por meio de leituras, conversas, performance e outras expressões culturais.
No país de origem de cada Festival haverá a transmissão on-line com a presença de público. Em Poços de Caldas a curadoria do Flipoços vai realizar a atividade de forma híbrida, com atividades gravadas com os autores convidados, e a apresentação em tempo real pelo apresentador bilíngue, o escritor Decio Zylbersztajn, direto do palco do Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, no centro da cidade. O evento será gratuito.
Além da Noruega (LitFestBergen) e Brasil (Flipoços), irão participar festivais de literatura da Austrália (Western Writers Australia), Índia (Jaipur Literary Festival), Emirados Árabes (Emirates Airline Festival of Literature), Botswana (Gaborone Book Festival), Inglaterra (Cheltenham Literature Festival), França (Columbia Institute for Ideas and Imagination), Hungria (The Translator’s House), Canadá (Toronto International Festival of Authors), Estados Unidos (Bay Area Book Festival) e China (Cultural Exchange).
Para representar a multiplicidade, a força e a singularidade da literatura brasileira foram convidados: a imortal da Academia Brasileira de Letras, Nélida Piñon; o escritor e ativista indígena, Ailton Krenak; o premiado escritor amazonense, Milton Hatoum; a editora, colunista e escritora Nara Vidal; o poeta Paulo Scott, do Rio Grande do Sul, e Kátia Bandeira de Mello Gerlach, escritora, poeta e artista plástica que tem um importante trabalho na disseminação da literatura de língua portuguesa.
A organizadora e idealizadora do Flipoços, Gisele Correa Ferreira, recebeu o convite com muita alegria. “A curadoria do festival de Literatura do Mundo nos escolheu pelo reconhecimento no meio literário brasileiro. Em 2018 fomos premiados na Categoria Produtiva do Livro, tudo o que desenvolvemos é focado na responsabilidade social e contribuímos para a formação de milhares de leitores e escritores ao longo desses anos. O intercâmbio de uma experiência como essa será importantíssimo para o Brasil e para a divulgação de nossas narrativas”.
No site do Lit Fest Bergen (https://www.litfestbergen.no/en/programme/2022/) a programação descreve os autores de cada país e os horários das apresentações. Vale ressaltar que a Noruega está 4 horas à frente do fuso do Brasil. Quem não estiver em Poços de Caldas no dia 5 de fevereiro, poderá acompanhar o Festival de Literatura do Mundo pelo youtube do Flipoços (feira/flipocos). O Festival de Literatura do Mundo é uma realização do Lit Fest Bergen da Noruega, organização GSC Eventos / Flipoços. Apoio Cultural CBL – Câmara Brasileira do Livro e União Literária de Minas Gerais. Patrocínio Secretaria do Estado da Cultura de Minas Gerais com o apoio do Descubra Poços. Mais informações pelo (19) 98405-0051/ (35) 99132 9901 ou no site www.flipocos.com