Erilda Marques Pereira da Rocha e Wellington dos Reis Silva, o Ton Carteiro, são os mais novos membros da Academia Araxaense de Letras (AALetras). Os escritores foram empossados nesta segunda (15) durante uma reunião solene no Tribunal do Júri do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), momento em que também se comemoraram os 58 anos do sodalício.
Erilda ocupará a cadeira 18 e faz história como a primeira acadêmica negra a ser empossada na Academia Araxaense de Letras. “Só tem uma palavra que é capaz de descrever o que estou sentindo neste momento: é gratidão a Deus e a todos que me ajudaram a chegar até aqui”, disse.
Já Wellington assume a cadeira 24 e traz consigo sua reconhecida atuação no cenário literário local. “Usando a metáfora do pedaço de papel, trago algo em comum com meu patrono José de Alencar: a importância de cada ser literário e a vontade de transformação que ela pode alcançar”, destacou.
Durante a cerimônia, Erilda e Ton receberam o diploma e a pelerine, oficializando a entrada na Academia. Eles foram acompanhados dos padrinhos, os acadêmicos Cátia Lemos e Tarcísio Cardoso, que proferiram discursos de saudação, enaltecendo as trajetórias e talentos dos novos membros. Em seu pronunciamento, o presidente da Academia, Luiz Humberto França, destacou uma nova fase com a entrada dos acadêmicos. “Hoje se escreve uma histórica página na Casa das Letras, pela simplicidade e riqueza de valores de Ton e pelo fato de Erilda ser a primeira mulher negra a se tornar acadêmica em Araxá”, ressaltou.
Erilda Marques
Erilda Marques Pereira da Rocha tem um currículo acadêmico extenso, com quatro graduações e cinco especializações em diversas áreas. Além disso, a escritora é mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e doutora em Ciências pela Universidade de Franca. Sua trajetória também inclui a coordenação de cursos, palestras e projetos de ensino e aprendizagem, além de ter artigos publicados em congressos nacionais e internacionais. Recentemente, Erilda lançou o livro “Um Século de Histórias e Memórias – Araxá sob a ótica de antigos moradores”, uma obra que enriquece o panorama literário local.
Ton Carteiro
Wellington dos Reis Silva, mais conhecido como Ton Carteiro, traz consigo uma trajetória marcada pelo trabalho e dedicação à literatura. Com formação técnica em Contabilidade e Ciências Contábeis, Ton atua como agente dos Correios desde 2002. Nos últimos anos, ele conquistou notoriedade no cenário literário local, com participação ativa em festivais e eventos literários, além de palestras e seu próprio podcast intitulado “Café com Ton”. O escritor também já teve inúmeros poemas e crônicas publicados em jornais e revistas, e neste ano lançará sua obra mais recente, intitulada “Andanças”.