Nos dias 29 e 30 de março, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) do Sul de Minas, André Yuki, e sua diretora executiva, Ana Luísa Alves, participaram do 38º Encontro Nacional da Abrasel, no Museu Cais do Sertão, em Recife. Com o tema “Revolução na Alimentação Fora do Lar”, foram debatidas as mudanças que o mercado sofreu durante a pandemia e as principais tendências para os próximos anos.
O evento recebeu mais de duas mil pessoas em dois dias de atividades. Foram realizadas mais de 40 palestras e bate-papos, além de outros atrativos para o público-alvo, como visitas técnicas. Participaram cerca de 60 expositores e mais de 50 marcas parceiras, em um evento itinerante que teve como objetivo, colocar em pauta temas importantes para empresários e representantes do setor de alimentação fora do lar.
Ministradas por especialistas e com conteúdo técnico, as palestras tiveram temas relacionados à gestão, eficácia de cardápios, jornada do cliente, marketing digital, redes sociais, hamburguerias, aumento de lucro, saúde mental, delivery, entre outros.
Esse foi o primeiro encontro a ser realizado em Pernambuco desde 2012, quando Porto de Galinhas recebeu o evento. Para o presidente da Abrasel Pernambuco, Tony Souza, o encontro aconteceu em um momento interessante, pós-pandemia. “Trocamos experiências com aqueles que se reinventaram e que permaneceram com seus negócios ativos e crescente. O que colhemos de informação de quem participou, é que foi bem interessante aprender com a experiência do outro”, ressaltou.
A diretora executiva da Abrasel em Pernambuco, Rhaissa Soares, afirmou que foi uma oportunidade ímpar de criar oportunidades de investimentos no estado e em Recife. “Durante o encontro, mostramos toda a capacidade local para a geração de negócios e ainda demos visibilidade nacional às marcas e serviços nascidos em Pernambuco”, explicou.
De acordo com André Yuki, o encontro foi um sucesso. “Foram três dias intensos de trabalhos e networking com vários empresários do setor de alimentação de todo o país, principalmente da Região Nordeste. Conseguimos trocar várias experiências positivas, palestras com temas de grande relevância que trazem expectativas do mercado, aula-shows com novas tendências da gastronomia brasileira, além de conhecer cases de sucesso dos empresários pernambucanos, como a do presidente da Abrasel Pernambuco, Tony Sousa (Cia do Chopp), do conselheiro da Abrasel Nacional, Bobby Fong (Restaurante Chinatown), do Chef César Santos (Oficina do Sabor), a casa do Evangelista Severino, o “Nô” e dona Maria Gomes (Bode do Nô), Entre Amigos o Bode”, contou o presidente da Abrasel Sul de Minas.
André Yuki e Ana Luísa Alves participaram ainda da reunião do Conselho Nacional, que contou com a participação de mais de 45 autoridades e presidentes regionais e estaduais. Participaram ainda o presidente da Abrasel Nacional, Paulo Nonaka e o presidente executivo da Abrasel Nacional, Paulo Solmucci.
Segundo o presidente da Abrasel Sul de Minas, durante a reunião foram discutidas várias questões importantes para o setor, como convênios e cooperação com o Sebrae Nacional, regulamentação de leis, cargas tributárias, Semana de Alimentação Fora do Lar 2023 que será realizado em São Paulo nos dias 13 a 16 de junho, missão para NRA Show 2023, além das metas e projetos internos.
“O encontro só trouxe bagagens de experiências. Parabéns à coordenação da Abrasel Pernambuco, em especial ao presidente Tony e sua equipe de executivos. Fica o meu convite a todos empresários do setor e associados, a participar no próximo Encontro Nacional da Abrasel, em São Paulo, no qual estamos programando uma missão empresarial com translado, hospedagem, visitas na Fispal Food Service, Fispal Sorvetes e visitas técnicas em restaurantes”, concluiu André Yuki.
Para a diretora executiva da Abrasel Sul de Minas, Ana Luísa Alves, o encontro proporcionou conhecimentos, se tornando um atrativo para levar novas dicas para as regionais. “Conversar com executivos de todo o país é gratificante, pois aprendemos uns com os outros a obter sucesso nas nossas regionais. Essa troca de experiências fortalece a missão da Abrasel, que é contribuir para um Brasil mais simples de se empreender e melhor para se viver”, ressaltou.
Fonte: Ana Luísa Alves / Assessora de Imprensa da Abrasel Sul de Minas.