
Sempre gostei das palavras. Mesmo as feias, por serem ditas – quando bem ditas! As bonitas me encantam a alma e me enchem o pensamento de ideias – muitas vezes, de minhocas. Todas elas me alimentam o raciocínio, minhas expressões, sentimentos e sentidos. Por elas, vejo o mundo. Mas não o vejo em forma de letrinhas com começo, meio e ponto final. A vida pode terminar com uma interrogação, por que não? A palavra tem força e pode arrumar confusão.
Para os poetas, as palavras têm rimas, sonoralidade e magias que invadem o coração e o fazem derramar os mais lindos versos. Elas se transformam em poesia, em melodias, em relva fresca, em dias de lua cheia, e refletem, no chão, estrelas, em um lago, à beira da inspiração.
Para as crianças, as palavras são multicores e têm gosto de chocolate, balas, bolos e pudins. Os sabores são palavras geladas presas em casquinhas crocantes e derretem entre os dedos. A vida são palavras soltas, que voam como papagaios, pipas, folhas secas e pensamentos pelo turbilhão da imaginação de um grande herói de contos de fada. As palavras podem ser espadas – quando mal empregadas. Cortam futuros no fio da navalha e fabricam vilões. Vencem os puros, os entregues ao sono, embebidos de sonhos e de um mundo mais irmão.
Para os apaixonados, as palavras têm força corrente, que aumenta a pressão, retira o chão e rareia o ar. O tempo pode ser lindo em pleno temporal e as distâncias, transponíveis para a espontaneidade do abraço, do beijo e da aproximação – quando baixa a paixão. Tudo é perfeito; o ar, rarefeito, e a vida, um inteiro de dois corações. As palavras ditas minimamente são compreendidas em macroemoções, expressões de gestos, mímicas e olhares textuais, verdadeiras redações de amor.
Para os jornalistas, as palavras são notícias. São fatos e verdades de uma cruel realidade. Têm peso e histórias, são memórias recentes. Manchetes são palavras objetivas que precisam ser lidas – feridas expostas. Informações são palavras escritas com todos os verbos e poucos adjetivos. Verdades e mentiras misturadas entre linhas e expressões vazias, generalizadas. Comunicação subliminar. Corpos, fotos, fatos, fofocas, em palavras, da vida no ar.
Para os escritores, as palavras são vidas impregnadas em papéis em forma de livros, contos, histórias sem fim. As palavras são pontas de novelos: uma vez encontradas, aquecem, vestem e assustam a alma. Transgridem, agridem e impulsionam a memória, as lembranças e a imaginação. As palavras são letras que criam frases, parágrafos e histórias. Contam, em linhas, os detalhes de uma vida, o ensaio de uma lágrima de criança, o olhar dos apaixonados, os versos do poeta e o fato estampado em plena página de jornal.
As palavras têm a força de sua expressão. Ditas, escritas, são acompanhadas de gestos e sentimentos. A força da palavra está em seu sentido e a força do sentido, na palavra.
Antonio Trotta
Jornalista, escritor e poeta
@atrottamg














Bom dia…
Um dia me vi falando que sou sou gente, que gosta de gente, que gosta de palavras de fazer frases perfeitas ou não..o que importa é que as letras vão formando o que você nem imagina que será e vai ganhando forma num papel. Através das palavras vou construindo um mundo razoável e de bem viver, onde todos possam contemplar uma boa leitura, com risadas soltas sem a preocupação de estar agradando ou não… Construir um mundo através de boas palavras, me dá a certeza que teremos crianças e jovens melhores na sua vida adulta….e se vai encher o pensamento de minhocas como você, bem as colocou não tem problema e sim que destas minhocas em formato de letrinhas saia algo bom…e o que importa é o que vamos transmitir. Que possamos ser Luz em palavras num mundo tão carente de letrinhas e com elas construir um castelo…viajando pelo tempo e espaço…
Sim. Escrever é preciso. Fazer valer a voz em um pedaço de papel. Rabiscar algo de dentro, da vida. Nem tudo é estrela, mas há muita claridade no céu. Gratidão pelas suas palavras escritas e sentidas.
Maravilhoso Trota, você resumiu a força da palavra por ela mesma w com precisão. Segubéns!!!
As palavras com toda a sua magia exige dos interlocutores a experiência da vida, vivida e largamente lida, para que se possa perceber no subcutâneo o real sentimento ao serem ditas.
Caro Antônio,
Quisera ter tanta facilidade com as palavras como você tem.
Não consegui ser jornalista, tampouco escritor, mas criança e apaixonado, fui, e me vi nas suas palavras.
Parabéns! Continue nesse caminho.
Grande abraço.
Ricardo.
Lindo demais…A palavra ganha força no encontro entre forma e sentido; dita ou escrita, carrega o gesto e a emoção de quem a pronuncia. Parabéns
Adorei o jogo das palavras. Parabéns!
Grato. Adoro fazê-lo. As palavras são múltiplas.
Como sempre amo seus textos!
Tenho mais facilidade em falar do que escrever… Hoje mais do que nunca compreendo o poder da escrita; ela registra a realidade pro futuro e transforma o presente, quando conseguimos transformar os sonhos em realidade, através de livros, projetos, leis…
Escrever é PRECISO!
Belo texto. Para nós, que amamos as palavras, traz uma reflexão interessante, sóbria e muito pertinente aos dias de hoje, manipulados por influencers que não sabem usá-las e se comunicam com verdadeiros atentados contra a língua portuguesa. Parabéns ao Trotta, por reflexão tão oportuna.
Texto cheio de poesia, que envolve a alma de quem lê!
Realidade que vira palavra poética!
Que venham mais poesias, para encantar a vida!
Sim. Que venham mais palavras e escritores, mais poetas… Precisamos de gente para em versos ou prosa escrever a vida.
Gostei muito da maneira que você expressa seus sentimentos em forma de “Palavras”.
Ótima Reflexão!
Grato. Sentimentos e palavras quando combinadas expressão essa reflexão dita por vc. Valeu.
Para o artista poeta as palavras teem colocações verdadeiras de grande leveza que agradam e prendem o leitor pois o faz voar
Parabéns ,lindo texto
Obrigado. Sim voar é o grande desafio de quem escreve, pois quem ler ganha asas. Quem escreve apresenta o céu e sua dimensão.
A potência, a sensibilidade e o encanto das palavras…
Eu admiro a potencialidade que elas possuem em informar e transformar. Impressionam-me aquelas que são ditas no silêncio, escritas ou não.
E mais do que estas, encantam-me palavras e frases que expressam a essência de nossos sentimentos e sentidos por meio da arte e de gestos. Palavras silenciosas do corpo e da alma.
Parabéns, Trotta. Admiro o texto de um jornalista também poeta, pois ele enxerga além da informação, transmite o que vê e toca o leitor. Palavras em ação.
Nossa! O que dizer depois dessa linda explanação tão bem colocada. Suas palavras são combustível para quem quer tocar a alma das pessoas. Gratidão!
Apreciei e pude refletir: as palavras com suas magias, forças…
Parabéns Trotta
Grato. Sim cada uma tem o seu poder, o seu encantamento.
As PALAVRAS…Tanto exaltam quanto Destroem o Ser, a vida..as coisas…Há de saber usa-las!!!
Verdade. Por isso cada uma precisa ser bem dita e bendita.
Como sempre, falando tudo e esgotando o assunto em poucas linhas. Um verdadeiro tratado sobre o uso das palavras. Parabéns, Trotta!
Grato. Palavras são múltiplas e necessárias, há também gestos e atitudes que falam bem mais fortes. A palavra tem muitas versões.
Vi um pouco da boneca Emília… eu também sempre me importei muito com as palavras e mais do que elas, que também venham os gestos…
Sim. Palavras, gestos e atitudes. Sempre fazem um ser humano melhor. Grato.