A Moda Agênero é um reflexo social, que defende as roupas de gênero neutro – um movimento que cresce a favor das modelagens únicas e o uso de qualquer cor, por qualquer um. Uma tendência que chamou a atenção de Vítor Pinno e que apesar de estar ainda bastante desconhecida no Brasil tende a se tornar um mercado promissor. Esta é apenas uma das vertentes em que o carioca Vítor Pinno se aprimora cada vez mais criando trabalhos expressivos e de grande aceitação entre aqueles que se detém para observar com olhos mais atentos essa nova tendência. Inovador em suas criações e de um feeling privilegiado seus trabalhos vem ganhando espaço e abrindo caminhos dentro do seguimento escolhido.
Vítor Pinno é designer de moda, formado pelo Senai-Cetiqt, do Rio de Janeiro, com inglês avançado e habilidades em vários programas de computador relacionados à área de design e outros.
Durante o período da faculdade realizou duas Iniciações Científicas em equipe, uma para a criação de duas coleções para a marca de roupas e acessórios KARIBU (fotos abaixo) e, a outra, na área de Jornalismo de Moda, criando o Instagram TRAMATURGIA, atual @nosnatrama.
Seus anos de estudo o levaram a desenvolver o interesse pela Moda Agênero, uma vertente ainda ignorada no Brasil. Esse foco culminou no seu TCC que teve como tema “Abra suas asas – coleção agênero inspirada no universo musical brasileiro dos anos 1970”, que demandou uma pesquisa profunda sobre a década, seus representantes, sobre a questão de gêneros e de gerações, resultando na criação de uma coleção inspirada na década. Seu desempenho nessa pesquisa valeu o convite para que seu trabalho fizesse parte do acervo da Biblioteca dessa instituição de ensino.
Seu foco profissional gira em torno de FIGURINO e ACESSÓRIOS, tendo realizado estágio no Theatro Municipal do Rio de Janeiro durante a Ópera Don Giovanni, ajudando na confecção das peças e roupas usadas na apresentação, sob a orientação do figurinista MARCELO MARQUES.
Tem experiência na produção de eventos, especificamente em desfiles de moda.
Fez o design da capa dos Singles do artista RODRIGO RED: “VAI JOGANDO”(foto abaixo) e “BOLA DE FOGO”,(foto acima) tendo criado o figurino do clipe deste último.
Tem realizado o design dos banners digitais do Projeto: MULHERES QUE FAZEM ACONTECER, da escritora Katia Pinno.
Sempre preocupado com o seu aprimoramento profissional realizou diversos Cursos que o instrumentalizassem dentro de sua área de interesse:
– Cursos com RENATA ESTEFAN (formada pela CENTRAL SAINT MARTINS):
a) INTERNATIONAL PREPARATION FOR FASHION: CREATIVE TECHNIQUES.
b) IDEA AND DESIGN DEVELOPMENT: 3D MAKING. ADVANCED LEVEL.
c) ADVANCED DESIGN THINKING: INDUSTRY PREPARATION.
– Curso de Extensão em Figurino da PUC/RJ: FIGURINO DE ÉPOCA PARA CINEMA, TEATRO E TV, com figurinista e professora da PUC, ISABEL PARANHOS.
– DESIGN DE ESTAMPARIA – ministrado por MILA PETRY & CONVIDADOS.
– CURSO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE TECIDO, ministrado pela conservadora/restauradora CLÁUDIA NUNES do IPHAN/RJ, onde ajudou no restauro de um dos Estandartes do acervo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, no Centro do Rio de Janeiro.
Contatos
Instagram profissional: @vitorpinno
https://pinnovitor.wixsite.com/vitorpinno
Conheço Vítor e seu talento. É um artista muito criativo. Parabéns.
Acompanho este rapaz, tem um futuro promissor!
Muito à frente neste setor, com certeza tem um porvir brilhante.
Trabalho de grande importância frente a pluralidade da sociedade e q encontra dua voz no talento de Vitor piano. Parabéns e muito sucesso.
Criar roupas para pessoas,e não para gêneros. Que maravilha, isso não passar despercebido aos olhos do artista Vítor Pinno!
É tudo que nesse conceito moderno de roupas precisa.
Tenho certeza Vitor que seu estilo chega emplacando sucesso.
Vitor conecta ao seu trabalho as principais preocupações dos que desejam viver e trabalhar em paz com a natureza. Isso também é moda sustentável.
Parabéns pelo seu trabalho. Muito interessante a sua escolha no seu processo criativo. Mais uma perspectiva não sexista para novos tempos. Ameiiii
Sucesso Vitor Pinno !!
Vitor Pino, artista de muito bom gosto e o que faz a diferença é o fato de ter adotado o gênero neutro, fantástico isso.
Adorei a reportagem, parabéns Vitor, grande beijo.
Excelente trabalho do Vitor Pinno. Expressivo, usando cores vibrantes com neutras, fazendo todo sentido. Parabéns!
A moda agênero só tende a crescer. Parabéns, Vitor! Torcendo por você.