FLIPOÇOS o Festival de Minas Gerais será o único representante do Brasil e da América Latina no Festival de Literatura do Mundo 2022 na Noruega
…daqui a exatamente dez dias, no dia 5 de fevereiro, a literatura brasileira vai cruzar fronteiras e encontrar novas narrativas no Festival de Literatura do Mundo 2022, realizado pelo Festival de Bergen, da Noruega. O Flipoços, Festival Literário Internacional de Poços de Caldas/MG, que chega a 17ª edição, foi convidado para representar o Brasil, e será ainda o único representante da América Latina…
Esta notícia poderia nos surpreender muito mais, se não conhecêssemos de perto o trabalho responsável, competente e acima de tudo profissional com que Gisele Correa Ferreira sempre dirigiu o FLIPOÇOS – Festival Literário de Poços de Caldas, que por isso mesmo chega à sua 17ª realização com essa vitória de poder representar nosso país em tão importante evento. Prova de que Gisele continua a colher os frutos de uma jornada nada fácil, para manter sua produção de eventos com esse nível e qualidade mesmo em meio às tormentas de uma pandemia e diversos outros entraves existentes para aqueles que se arvoram a lutar pela cultura, pelo conhecimento e pela arte em nosso país.
Testemunha ocular de 3 edições do FLIPOÇOS, posso afirmar sem medo de errar que é um dos melhores senão o melhor dentro de sua categoria de formar leitores, autores, promover editores e conseguir estabelecer uma linha de convívio harmoniosa saudável e produtiva para todas as partes. Conduzido pessoalmente pela presença constante de sua mentora, com regras rígidas e bem elaboradas, mas ao mesmo tempo com a doçura e conhecimento de seu trabalho ela vai conduzindo seus eventos fazendo de cada dificuldade que aparece um desafio de soluções e um registro de aprendizado para os próximos trabalhos.
Ao nos representar agora numa vitrine de expressão mundial, com exclusividade para o Brasil e a América Latina, tenho certeza de que todos nós só teremos bons reflexos de todo registro de narrativas que ela nos proporcionará a partir daí. A escolha não foi por acaso, a curadoria do festival de Literatura do Mundo a escolheu pelo reconhecimento no meio literário brasileiro, quando de sua premiação em 2018 na Categoria Produtiva do Livro. Afinal pelo que pudemos acompanhar até aqui, tudo o que ela desenvolve é focado na responsabilidade social e voltado para a formação de milhares de leitores e escritores ao longo de toda sua trajetória profissional. A experiência adquirida com mais esse intercâmbio da Noruega para o Mundo sem dúvida será importantíssima para o Brasil e para a ampliação de suas narrativas mas principalmente para aqueles (que como nós), já se preparem para fazer parte da realização do próximo FLIPOÇOS (presencial) programado para setembro.
“O plantio é livre, a colheita é obrigatória”.
Depois de mais de 30 anos no comando da GSC Eventos, plantando sonhos, construindo pessoas melhores e desenvolvendo um trabalho de alto conteúdo social, Gisele só poderia estar colhendo agora a melhor safra de sua vida. A safra do reconhecimento, do mérito e da gratidão por tantas realizações positivas.
Domingos Antunes Guimarães. Jornalista e escritor
Para conhecer mais sobre a GSC Eventos acesse: www.gsceventos.com.br www.flipocos.com e a da redes sociais do Flipoços: Facebook @flipoços // Instagram @flipocos // Youtube https://www.youtube.com/feira-flipocos