Fonte da imagem ilustrativa: brasil.elpais.com
Talvez você já tenha feito essa observação, mas muitos de nossos leitores ainda não, de qualquer forma a vale como uma curiosidade de uma música muito querida e apreciada por muitos. Estamos falando 2º Movimento do Concerto em Fá Menor de Johann Sebastian Bach como a conhecem em sua forma original os amantes da música clássica. Para aqueles (como nós) menos preparados para esse estilo, temos uma outra forma de nos deleitarmos com o som deste clássico.
E provavelmente já o tenhamos feito várias vezes sem fazer essa associação.
Descobri recentemente ser esta uma melodia de uma música bastante conhecida que gosto muito e você também: “Céu de Santo Amaro”, que é mais conhecida cantada por Flávio Venturini e Caetano Veloso, juntos, embora eles também a interpretem isoladamente e junto com outros cantores. Alguns atribuem a autoria também a Caetano, talvez pela nome da cidade de origem do compositor baiano, Santo Amaro da Purificação.
Confesso que, embora gostasse dessa música, nunca havia percebido tratar-se de uma adaptação de um clássico de Bach, que nasceu na Alemanha em 1685 e lá faleceu em 1750. E pasmem, existe outra versão que se tornou famosa nos anos 70, If you could remember com o cantor Tony Stevens que apesar do sucesso em inglês, Tony Stevens era na verdade brasileiro, o fantástico Jessé que iniciou sua carreira cantando com este pseudônimo.
Jessé Florentino dos Santos (Jessé), faleceu precocemente em acidente de automóvel, mesmo assim deixou ainda diversas canções marcantes. Mais uma prova da grande capacidade criativa dos brasileiros em todas as modalidades artísticas. Para conferir segue abaixo a letra cantada por Caetano Veloso e Flavio Venturini. Fonte da imagem ilustrativa: brasil.elpais.com
Céu de Santo Amaro
(J.S.Bach/Flávio Venturini)
Olho para o céu
Tantas estrelas dizendo da imensidão
Do universo em nós
A força desse amor
Nos invadiu
Com ela veio a paz, toda a beleza de sentir
Que para sempre uma estrela vai dizer
Simplesmente amo você
Meu amor
Vou lhe dizer
Quero você
Com a alegria de um pássaro
Em busca de outro verão
Na noite do sertão
Meu coração só quer bater por ti
Eu me coloco em tuas mãos
Para sentir todo o carinho que sonhei
Nós somos rainha e rei
Na noite do sertão
Meu coração só quer bater por ti
Eu me coloco em tuas mãos
Para sentir todo o carinho que sonhei
Nós somos rainha e rei
Olho para o céu
Tantas estrelas dizendo da imensidão
Do universo em nós
A força desse amor nos invadiu
Então
Veio a certeza de amar você
Parabéns pelo esclarecimento da origem e versões dessa linda canção.