Curso online com pesquisadoras, poetas e psicólogas discute Insurgências Gordas
Intensivo reúne nomes da pesquisa e militância gorda do país em aulas online com temas que vão de saúde mental a racismo; de filosofia à literatura;
Tem início, no próximo dia 18 de janeiro o curso online Insurgências Gordas, elaborado e pensado entre muitas corpas gordas e dissidentes para propor novas possibilidades e espaços de acolhimento, não só para as nossas existências, mas para os saberes que estamos produzindo.
O curso, que tem duração de 20 dias, está com inscrições abertas para novas vagas. É totalmente online a as aulas ficarão gravadas. Será emitida certificação de 20 horas. As inscrições podem ser feitas no site www.margens.com.br
O curso tem curadoria de Jéssica Balbino e Malu Jimenez (doutora em gordofobia, autora do livro Lute como uma Gorda) e traz entre os professores a educadora Ana Liz, as poetas Débora Ambrosia e Luz Ribeiro o poeta Tom Grito, a psicóloga Gabi Menezes, a jornalista e influencer Naiana Ribeiro e as pesquisadoras do corpo gordo Mirani Barros, Marcelle Silva e Rosani Gomes.
Destacamos que é, sobretudo, através das corporalidades e nos corpos que se manifestam nossas potências criativas, dissidentes e rebeldes, capazes de construir uma nova narrativa, de equidade, diversidade e inclusão.
Foi vivendo a vida toda em corpos dissidentes que o corpo docente deste curso descobriu como fazer isso na prática e começamos a pesquisar sobre, trazendo agora, reflexões, dados e experiências práticas sobre os mais plurais temas que envolvem o macro.
Como os corpos aparecem e são tratados na sociedade contemporânea? O quanto nosso corpo é responsável pela nossa história? Como nossos movimentos e nosso corpo influenciam nas nossas práticas profissionais e pessoais? Como esses corpos encontram a própria voz e passam a se inscrever no mundo?
Como as demais interseccionalidades ligadas às opressões se cruzam com nossos corpos? Para que serve e à quem serve a normatividade dos corpórea? O que é o estigma e como ele é constituído e de que maneira nos afeta?
Por isso, o curso se propõe jogar luz sobre estas questões e refletir, de forma conjunta, sobre elas, com objetivo não de esgotar as questões ou criar respostas prontas, mas de criar novos caminhos e possibilidades, onde tais corpos possam simplesmente existir.
“Vamos discutir temas que vão desde a patologizacão dos corpos à literatura e performance. Da autoetonografia e filosofia ao racismo. Da saúde mental ao Instagram. E tudo isso com pessoas gordas que são referências na área”, explica Jéssica Balbino.
Serviço
Insurgências Gordas
A aplicação de bolsas pode ser feita no e-mail: [email protected]
Mais informações no link: https://margens.com.br/2020/12/08/curso-online-insurgencias-gordas/