Guido Bilharinho
O presente livro completa o levantamento, avaliação e seleção dos melhores filmes de uma das maiores cinematografias nacionais existentes. Sem dúvida, aquela que, por força da pujança econômica do país, mais se disseminou no mundo ocidental, abafando e até estiolando outras produções nacionais, não só pela força, vigor, quantidade e onipresença quanto, também, por atos e ações não recomendáveis de pressão, monopólio e cartel de distribuição e exibição.
Contudo, independentemente dessas últimas circunstâncias, deletérias, condenáveis e prejudiciais às filmografias de países economicamente frágeis, porém, alheias ao estrito proceder cinematográfico, o que permanece é o valor e a virtuosidade cultural e artística do melhor dessa produção, sobrevivendo aos tempos e aos mores.
A par desse valor, mas, intrínseco nele, sobreleva também toda uma construção e contribuição sociológico-documental do conteúdo mental e de comportamentos e modos de vida praticados sobre peculiares substratos materiais desenvolvidos, exercitados e existentes no decorrer dos anos e décadas nas quais essa pujante filmografia foi realizada, demonstrativo e painel como nunca se teve anteriormente dos procedimentos civilizatórios sociais, econômicos, culturais, artísticos e dos usos e costumes ocorrentes em épocas passadas quando não existia o cinema com seu poder de equivalência da realidade.
Síntese de toda essa monumentalidade perfaz-se nessa trilogia seletiva, provavelmente inédita em seus termos, e publicada neste blog, significativamente tendo mais (muito mais) acessos nos Estados Unidos do que no próprio Brasil, mesmo que composto o blog com obras expostas em idioma português, fato que demonstra porque os Estados Unidos são o que são e o Brasil ainda não é.
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Guido Bilharinho é advogado em Uberaba e autor de livros de literatura, cinema, fotografia, estudos brasileiros, História do Brasil e regional editados em papel e, desde setembro/2017, um livro por mês no blog https://guidobilharinho.blogspot.com.br/