Projetos criativos e inovadores em atenção e educação na Primeira Infância, tendo como princípio a busca do desenvolvimento sustentável, podem concorrer à segunda edição do Prêmio Meu Pátio é o Mundo. A iniciativa é da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP), em suas representações na Argentina, Brasil e Chile, em conjunto com a Fundação Arcor Argentina, Fundação Arcor Chile e Instituto Arcor Brasil. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio, através do link:
https://bit.ly/2LrVCe6
Serão selecionados 20 projetos por país, na Argentina, no Chile e no Brasil. No território brasileiro, serão selecionados projetos dos estados de São Paulo, Maranhão, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.
O objetivo do concurso é, de fato, reconhecer projetos criativos e inovadores de Educação para o Desenvolvimento Sustentável. O Desenvolvimento Sustentável é entendido como um processo de mudança na qual a utilização dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e as mudanças institucionais estão desenhadas para atender as necessidades sociais e econômicas das atuais e das futuras gerações.
A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), tem como objetivo ajudar as pessoas a desenvolver atitudes e capacidades, assim como a adquirir conhecimentos que lhes permitam tomar decisões fundamentadas em benefício próprio e dos demais, agora e no futuro, e colocar em prática estas decisões.
Cada um dos 20 projetos selecionados por país receberá apoio e orientação de um especialista/orientador que realizará o acompanhamento durante todo o processo do Prêmio até a seleção dos ganhadores. Os candidatos entregarão um Relatório Final do Projeto, elaborado com a orientação do especialista. Esse Relatório será avaliado por um Júri que elegerá um ganhador por país no mês de novembro deste ano.
Cada projeto vencedor ganhará um prêmio: Na Argentina $40.000,00 – (quarenta mil pesos); no Chile $ 670.000 – (Seiscentos e setenta mil pesos Chilenos) e no Brasil: R$ 4.000 – (Quatro mil reais). O montante deve ser destinado a financiar aspectos específicos da execução do projeto pedagógico, explicitados no Relatório Final do Projeto. Os projetos vencedores também receberão apoio técnico para a sua execução.
As bases do concurso podem ser consultadas em https://bit.ly/2vMxl7N Mais informações:[email protected]
A importância do Prêmio Meu Pátio é o Mundo é comentada por Vital Didonet, que foi vice-presidente mundial da OMEP e por duas vezes vice-presidente da OMEP para a América Latina. Para ele, a iniciativa tem o mérito de enfatizar para a opinião pública a relevância da Educação Infantil. Além disso, o Prêmio com o título Meu Pátio é o Mundo evidencia o papel da creche e da escola de Educação Infantil como locais privilegiados para a abertura da criança para o outro, para o meio ambiente, para as relações interpessoais e para a autoafirmação, na perspectiva de uma educação holística, voltada para o desenvolvimento sustentável.
O Instituto Arcor Brasil está completando 15 anos de atividades no dia 25 de maio de 2019. Entre 2015 e início de 2019, o Instituto Arcor Brasil, em parceria com o Instituto C&A, promoveu no âmbito do Fundo Juntos pela Educação o Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, com ações em municípios de Pernambuco e São Paulo. 17ª
Foto: Arte com os organizadores do concurso internacional
Mais informações: Instituto Arcor Brasil –
José Pedro Soares Martins/ (MTb 17.572) – [email protected]
55(19) 98396.4297 www.institutoarcor.org.br