A Câmara Municipal de Araxá recebeu, nesta segunda-feira (22/04), uma oficina do programa Parlamento Jovem de Minas. O projeto reúne jovens de escolas araxaenses para a discussão do tema “Discriminação Étnico-Racial” e os desafios para combate ao preconceito. A mediadora da primeira oficina realizada na Casa da Cidadania foi a Contadora de Histórias Marisa Aparecida, com o subtema “Direito às Identidades e à Diversidade Cultural”.
No último dia 15, foi realizada a primeira oficina desta etapa, no Tribunal do Júri do Uniaraxá. O advogado Robson Merola foi o mediador do subtema “Violência por Motivo Étnico-Racial”. A câmara municipal irá receber uma série de oficinas semelhantes nos próximos meses, com novos mediadores e subtemas.
O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política direcionado aos estudantes do ensino médio, para que eles conheçam melhor os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual. Visando à ampliação da participação dos municípios, a Assembleia Legislativa criou uma etapa intermediária (regional), entre a Municipal e a Estadual.
Surgem, assim, os polos coordenados por uma câmara municipal e abertos à participação de câmaras vizinhas. Araxá pertence ao Polo Triângulo, juntamente com as cidades de Iturama, Conceição das Alagoas, Limeira do Oeste, Prata, Santa Vitória e Uberlândia – este ano sendo coordenado pelo município de Conceição das Alagoas.
Ascom Câmara Municipal de Araxá