O 46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, referente a 2019, terá uma categoria especial, o Prêmio Instituto Arcor Brasil Direitos da Infância. A premiação está relacionada aos 15 anos do Instituto Arcor Brasil, que é parceiro desde 2014 do Salão Internacional de Humor de Piracicaba e Salãozinho de Humor de Piracicaba.
O anúncio oficial da categoria especial foi feito no dia 12 de março, terça-feira, em evento que também marcou a apresentação dos cartazes do 46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba e 17º Salãozinho de Humor de Piracicaba, assinados, respectivamente, por Waldez Duarte e Moacir Torres. O cartaz do Salão Internacional foi escolhido no I Concurso de Cartaz “Adilson Maluf”, uma homenagem ao prefeito de Piracicaba na realização do primeiro Salão, em 1974, durante a ditadura militar. O ex-prefeito participou do evento neste dia 12 de março.
A secretária municipal da Ação Cultural de Piracicaba, Rosângela Camolese, observou que o 46º Salão Internacional bate um recorde em número de prêmios concedidos. Serão 13 premiações, incluindo o Concurso de Cartaz. A secretária ressaltou que isso é possível em função de apoiadores como o Instituto Arcor Brasil, responsável por patrocinar a categoria especial Direitos da Infância.
A gestora do Instituto Arcor, Thais Cassano de Castro, observou que a defesa dos direitos da infância é missão da organização. “E nada melhor do que a arte para promover uma reflexão crítica e bem humorada sobre os direitos de cidadania”, acrescentou a gestora, lembrando que desde 2014 o Instituto Arcor Brasil é parceira do Salão Internacional e Salãozinho de Humor de Piracicaba.
No dia 25 de maio de 2019 o Instituto Arcor Brasil completará 15 anos de atividades, lembrou Thais Cassano de Castro. Nesta trajetória, o Instituto já deu apoio a 494 projetos, em benefício de 3 milhões de crianças e adolescentes, em 17 estados brasileiros.
Ainda no evento do dia 12 de março, em Piracicaba, o cartunista Erasmo Spadotto, diretor do Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico (CEDHU), notou que o apoio do Instituto Arcor Brasil tem contribuído para a consolidação do Salãozinho de Humor de Piracicaba, levando a linguagem do humor gráfico para as salas de aula de escolas das redes pública e particular. “O Salãozinho recebeu 4.800 trabalhos em 2018, um recorde”, concluiu Erasmo. Um dos idealizadores do Salão e presidente da Associação dos Amigos do Salão de Humor (AHA), Adolpho Queiroz também participou do evento no Engenho Central, em Piracicaba.
O 46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba será aberto no dia 10 de agosto e estará aberto até 27 de outubro, complexo do Engenho Central. O 46ºSalão Internacional de Humor de Piracicaba e 17º Salãozinho de Humor de Piracicaba são uma realização da Prefeitura de Piracicaba, Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo de Piracicaba e Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba (CEDHU).
Foto SIHP1 – Evento de lançamento do Prêmio Instituto Arcor Direitos da Infância e cartazes do Salão e Salãozinho de Humor de Piracicaba (Foto Divulgação Instituto Arcor Brasil)
Foto SIHP2 – Erasmo Spadotto, do CDHU, e Thais Cassano de Castro, do Instituto Arcor Brasil (Foto Divulgação Instituto Arcor Brasil)
Mais informações: Instituto Arcor Brasil –
José Pedro Soares Martins/ (MTb 17.572) – [email protected]
55(19) 98396.4297 www.institutoarcor.org.br