O jornalista Alcino de Freitas ao lado do ex-jogador Djalma Santos.
Jornalista, locutor comercial, narrador esportivo, repórter, redator, cronista, administrador de empresas, compositor de sucesso e historiador. Estas algumas das muitas funções do araxaense Alcino de Freitas, que, da altura dos seus 75 anos, viu e ouviu inúmeros casos que vêm sendo contado nos últimos anos na mídia impressa de Araxá. Alcino possui hoje um dos maiores acervos de fotos e casos do esporte araxaense, material que ele pretende transformar em um livro de memórias do futebol da cidade.
Pelé e a Seleção de 58 no Fausto Alvim
Como compositor, Alcino de Freitas tem diversas músicas gravadas por cantores famosos tais como Sérgio Reis, Liu e Léo, Marcelo Costa, Dino Franco e Belmonte e Amaraí, tendo como maior sucesso ‘A boiada’, cuja música foi composta em parceria com Paulo Sérgio (Última Canção), que foi tema inclusive do filme Mágoa de Boiadeiro.
Outro grande sucesso na voz de Belmonte e Amaraí é ‘Meu Velho Carro de Boi’. Ao final desta matéria disponibilizamos os arquivos destas músicas em mp3, caso o leitor queira ouvi-las.
Ainda jovem, Alcino foi locutor da Rádio Imbiára de 1964 a 1969. Narrou pelo microfone da ZYI-4 o jogo Araxá 2 x 1 Usipa, em 1966, quando o Araxá E.C. subiu à primeira divisão do Campeonato Mineiro pela primeira vez – começou a disputar em 1964. Depois de viver um período em São Paulo, Alcino retornou a Araxá e até hoje vive, respira e torce pelo futebol da terra.
Os clubes araxaenses, como Najá, Ipiranga e o glorioso Ganso, as Seleções Brasileiras de 1950 e 58, os grandes craques, tais como Formiga, Walter Natal, Nélio Neves e Vavá, os casos pitorescos e muita história fazem parte do seu repertório de artigos em jornais, escritos em mais de 30 anos.
Um acontecimento importante, documentado em fotos, foi a inauguração do Estádio Municipal Fausto Alvim, em 1936, em homenagem aos trabalhadores araxaenses, quando o então prefeito Dr. Fausto Alvim entregou o estádio semiacabado, num jogo contra um time de Sacramento e a Associação Atlética Araxaense que acabou vencendo de virada por 4 a 1. A escalação deste time consta nos anais da história, como pode ser visto na foto abaixo:
Cazuza, Divânio, Ataíde , Domingos Marques, Nélio Neves, Sargento Rafael
e Libêncio; Tertuliano, Lulu do Eloy, Ênio, Jaime, Alvarenga e Zé Soares.
Grandes acontecimentos são lembrados quando da passagem das seleções brasileiros de 1950 e 1958 por Araxá, em fotos memoráveis com a presença de Pelé, Garrincha, Zagalo, Didi, Zito, e tantos outros campeões mundiais pelo Brasil.
Seleção de 50 em Araxá, com a camisa do Ipiranga.
Nesta rara foto, a Seleção Brasileira de 58 com a camisa do Najá.
Outro tema que se reitera são os grandes feitos das equipes do Araxá Esporte, em diversas épocas, como a equipe que venceu o Atlético no Mineirão, a que subiu para a primeira divisão em 1966 e tantas outras.
Araxá Esporte Clube – De pé: Eduardo, Helinho, Aluísio, Salton, Cláudio e Esmeraldo. Agachados: Paulinho, Nato, Agnaldo, Spencer e Geraldino.
Equipe do Araxá – Campeão de 1990, subindo para a primeira divisão.
Inúmeras histórias de craques permeiam seus artigos. Mas, o maior craque nascido em Araxá, sem dúvida, é Francisco Ferreira de Aguiar, conhecido como Formiga, volante do Santos e Palmeiras e depois técnico de futebol. Formiga atuou mais de 10 anos como jogador do Santos F.C., ao lado de Pelé e de todo o esquadrão santista que fez história no futebol mundial.
Alcino (à direita), com Formiga e o também jornalista Canarinho.
Outra grande história do futebol araxaense é de Nélio Neves, que atuou pelo Uberaba Sport, e depois de ter enfrentado a equipe do Santos, foi contratado pela diretoria do Santos junto com toda a linha intermediária do Uberaba, sendo o primeiro araxaense a vestir a famosa camisa alvinegra. Disputou o campeonato paulista de 42 e 43. Com a equipe do Santos, Nélio excursionou pela Argentina, Mar Del Plata e Assunción no Paraguai, além de atuar por todos os estados brasileiros.
Equipe do Uberaba Sport – Nélio é o primeiro agachado à esquerda.
Interessante também a história de Vavá, um grande futebolista, natural de Sacramento, que passou toda sua infância em Pratinha, mas se revelou como jogador em Araxá. Vavá foi campeão da cidade pelo Najá em 1948, ano em que o time de “Punhado de bravos” realizou partida contra o Atlético Mineiro no Estádio Fausto Alvim e Vavá marcou 3 gols no goleiro Cafunga, o bastante para receber um convite da diretoria para se transferir para o Atlético Mineiro. Em 1952 era titular absoluto da posição, tornando-se o artilheiro do campeonato mineiro, tendo marcado 16 gols e autor do gol do título.
Vavá – único Campeão do Gelo pelo Atlético Mineiro, ainda vivo.
Um caso bastante singular é do famoso e conhecidíssimo Walter Natal, recentemente falecido, um dos poucos jogadores a atuar com a camisa do Ipiranga e depois com a do Najá. Walter Natal chegou a fazer testes pelo Atlético Mineiro, levado pelo seu amigo Vavá.
Walter Natal, com a camisa do Najá.
Alcino de Freitas é filho do vereador Nicanor de Freitas e de Edith França de Freitas, já falecidos, e viúvo da gaúcha Nilda Terezinha Zannini de Freitas, tendo duas filhas, Thais e Renata, que vivem em Araxá, além de 5 netos. Penso que por gostar tanto de esporte, Alcino reside bem próximo ao Estádio Fausto Alvim, como se respirasse o futebol por osmose.
Ver essa matéria do Alcino no jornal exempplar é para mim motivo de orgulho e muita alegria fazer justiça a esse araxaense nato, cuja trajetória de sucesso pude acompanhar ao longo de minha vida com a presença de quase irmão. Por isso junto -me a outro irmão João Batista de Freitas no testemunho de tudo o que aqui foi escrito.
Sr Alcino, cheio de conhecimentos e sabedorias são muitas histórias e experiência quem conversar com ele ou ler suas reportagens vai adquirir cultura para a vida…
Alcino de Freitas Parabéns pela linda trajetória de trabalho e dedicação.