O Colégio Dom Bosco de Araxá desenvolveu, no ano de 2017, o Projeto Somos da Cor. Esta atividade transdisciplinar tem como fundamentação a execução da lei federal 11.645/08 que normatiza as escolas públicas e privadas a desenvolverem, em seus contextos, o ensino da cultura afro-brasileira e indígena.
O Projeto Somos da Cor visa construir nos alunos uma consciência pautada na respeitabilidade, independente das variadas configurações sociais. É a materialidade da cultura brasileira, formada a partir dos troncos indígena, português e africano, que serve de mote às nossas ações.
No ano corrente, as ações foram traçadas pelo coordenador Adilson de Paula e desenvolvidas pelos educadores com o propósito de se trabalhar dialogicamente história, sociologia, antropologia e artes cênicas. A Rede Salesiana de Escolas possui material didático próprio e possibilita ao educando ir construindo gradativamente uma conscientização afirmativa sobre os nossos antepassados e ressignificar as diversas realidades sociais.
As escolas do século 21 precisam estar atentas às demandas sociais, objetivando trazer ao debate as relações étnico-raciais e também de gênero. O Brasil foi o último país das Américas a abolir a escravidão, depois de 388 anos de uma violência institucionalizada sem precedentes. Essa peculiaridade forjou o racismo e o preconceito seculares em nossa sociedade.
A atividade pedagógica pastoral em tela contemplou vários assuntos que foram desenvolvidos pelos estudantes durante as três etapas do projeto, tais como: Índios Arachás, oralidade indígena, mulheres negras referenciais no Brasil e no exterior, sincretismo religioso, Arte e inclusão (peça teatral), religiões de matriz africana, o preconceito nos discursos midiáticos, Martin Luther King, Desmond Tuto e o próprio Projeto Somos da Cor.
Todas essas atividades passaram por um crivo em que os alunos foram avaliados sob aspectos comportamentais, situacionais e epistemológicos. Na culminância do projeto, nos dias 13 e 14 de novembro, os pais dos estudantes puderam presenciar os seminários e o desenvolvimento dos estudantes quanto à temática de cada atividade.
Visando proporcionar a disseminação do ideário de São João Bosco e também compartilhar bons exemplos, o Colégio Dom Bosco fez parceria com diversas escolas públicas para a apresentação in loco nesses espaços. O objetivo é estreitar os laços entre os estudantes no sentido de vivenciar outras realidades e também de construir uma mentalidade de respeitabilidade em relação aos outros dentro da perspectiva salesiana de ensino.
A educação da contemporaneidade deve ser pautada na troca de conhecimentos e no protagonismo juvenil. Estamos imersos num mundo cada vez mais digitalizado e carente de valores morais edificantes. Não basta o conteudismo e a avidez por informações, precisamos sim despertar nos alunos a capacidade interseccional entre religião, razão e amorevolezza (cordialidade); trinômio cunhado por Dom Bosco como Sistema Preventivo.
Trabalhar as relações étnico-raciais e de gênero tornou-se fundamental numa sociedade cada vez mais dinâmica e individualista. Acreditamos, dessa maneira, legar à posteridade honestos cidadãos e bons cristãos, conscientes de que não existem pessoas superiores às outras e que discursos racistas e preconceituosos sejam parte de um tempo remoto para a humanidade.
por Adilson de Paula