Representantes de mais de dez cidades do Alto Paranaíba participaram do encontro
A Câmara Municipal de Araxá recebeu na tarde dessa quinta-feira (03) Presidentes de Câmaras e representantes dos Poderes Legislativos de mais de 10 cidades do Alto Paranaíba, para a Reunião Preparatória Final para a formatação do I Seminário de Câmaras Municipais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba; evento coorganizado pelas Câmaras de Araxá, Ituiutaba, Patos de Minas, Uberaba e Uberlândia. O evento será realizado nos dias 14 e 15 de Setembro, no Teatro Municipal de Araxá.
Vereadores de Araxá, assessores de gabinete, representantes do Poder Executivo e o Prefeito de Araxá, Aracely de Paula, recepcionaram os demais vereadores da região. O Plenário Guilherme Gotelip Neto recebeu os legisladores de Campos Altos, Pedrinópolis, Perdizes, Pratinha, Serra do Salitre, Nova Ponte, Ibiá, Tapira e Santa Juliana, além dos presidentes das cidades coorganizadoras, Odeemes Braz, de Ituiutaba, Francisco Frechianni, de Patos de Minas, Luiz Dutra, de Uberaba e Alexandre Nogueira, de Uberlândia.
Na abertura da reunião, conduzida pelo Presidente da Câmara de Araxá, Fabiano Santos Cunha, cada um dos vereadores presentes se apresentou. O Prefeito Aracely de Paula também deu as boas-vindas aos parlamentares. O chefe do Poder Executivo louvou a iniciativa em promover o momento de debate e aprendizado.
“Eu tenho orgulho em ter começado minha carreira dentro da Câmara Municipal de Araxá, porque é no legislativo que se conhece as demandas reais de um povo, que se aprende a trabalhar e entender o que os cidadãos precisam. A construção de um país e de uma região começa pela Câmara Municipal. Cada um dos Senhores que aqui estão, tem um importante papel no desenvolvimento e momentos como esse são muito importantes. Contem com Araxá para o sucesso desse seminário”, destacou a tribuna.
Fabiano fez uma explanação aos presentes a respeito das reuniões preparatórias realizadas anteriormente nas cidades coorganizadoras e apresentou os temas já propostos e os nomes de palestrantes já confirmados. “Algo que nós estamos sempre ressaltando é que esse Seminário será a custo zero para os participantes, o que normalmente não acontece. Esse é um ponto importante, porque tudo está sendo feito através de parcerias que cada uma das cidades coorganizadoras vai firmar para que os custos mínimos, como passagens e hospedagens dos palestrantes, sejam feitos sem gastos para as Câmaras”, explicou.
Em sua explanação, Luiz Dutra, Presidente da Câmara de Uberaba, reforçou de forma rápida que a ideia é que todas as cidades coorganizadoras visitem os municípios de suas microrregiões para fazer um levantamento das principais demandas para compor um documento final do Seminário, que será enviado aos Governos Estadual e Federal.
Francisco Frechianni, que será um dos palestrantes, é Presidente da Câmara de Patos. Ele destacou a importância do levantamento de demandas das regiões, como por exemplo relacionadas a saúde. “É importante esclarecer para as pessoas que o Legislativo existe para discutir ideias. São quatro milhões de pessoas que serão representadas pelos vereadores que participarão do evento e irão levar para Brasília as demandas comuns da região, mostrando nossa força e nossa representatividade”, disse.
Odeemes Braz, Presidente da Câmara de Ituiutaba, afirmou que é preciso mostrar a realidade do papel do vereador, que é de fiscalizar e cobrar o bom uso do dinheiro público. “Precisamos desse Seminário para unir a nossa classe. Temos que mostrar nossa postura e ajudar a mudar essa realidade, ninguém faz nada sozinho e nós vereadores precisamos trabalhar em conjunto, criar nossa Associação para termos mais união e nos defendermos”.
Alexandre Nogueira, Presidente da Casa Legislativa de Uberlândia, a maior cidade do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, em sua explanação, destacou que nas cidades, são os vereadores e prefeitos que conhecem os problemas da população. “A responsabilidade é nossa em saber o que a população necessita e qual a melhor forma de se aplicar os recursos públicos. Precisamos entender que temos que ter união e essa união começa agora. Dependemos de cada um dos legisladores para convidar os demais vereadores, falar do Seminário e mostrar a importância desse momento para nossa região. Se nós reunirmos nossos quase 700 vereadores, com certeza, teremos voz e vez”, disse.
Encerrando o encontro, todos os vereadores participantes tiveram a oportunidade de se pronunciar relatando suas expectativas com relação ao Seminário e comentando as principais demandas de sua região, que serão debatidas para serem inseridas na Carta de Reivindicações que irá concretizar os trabalhos do Seminário e fortalecer o papel do Legislativos da região.
Ascom Câmara Municipal de Araxá