Ela estava adormecida em mim, mas não estava morta, esteve dedicada a outros temas, outros formatos ao longo da vida. Foram tantos textos, tantos projetos, tantos relatos que ela foi sendo moldada conforme as demandas do trabalho determinavam. Acho que é assim na maior parte da vida adulta, a gente segue fazendo as coisas necessárias, as possíveis, não necessariamente as coisas que nos dão prazer. De vez em quando a gente encontra obrigação e prazer na mesma atividade, aí é o melhor da vida. Eu sempre procurei colocar leveza e um pouco de satisfação nas tarefas sem graça do dia a dia. E ela sempre comigo, exercitando-se como era possível. Foi bom! Percebo hoje que valeu o exercício. Andando por aí nessa minha vida viajante, ela tem se manifestado intensamente, tomando conta de mim, me conduzindo, quase perco o controle sobre ela. Na estrada são tantos os estímulos que ela fica aflita, querendo registrar tudo, não perder nada. Olha lá que interessante os caminhões, os andarilhos, outros nômades, e que paisagem linda, olha esse artesanato, que esplêndido! Eu gosto de conversar e vivo buscando histórias curiosas, troca de ideia ou somente bate-papo bobo e risadas rasgadas. Meu marido, companheiro de viagem, fala pouco. Não porque não queira, é que não consegue. Ele diz que eu falo tanto que ele não tem oportunidade. Coitado, é que ele viaja só, enquanto eu estou com ela. Ela não me deixa quieta, ela não me deixa parada, ele me instiga o tempo todo. Ela renasceu em mim depois que passei a viver na estrada, desabrochou, amadureceu, sei lá. Só sei que ela me transformou.

Dilatou meu olhar, aguçou meus ouvidos, potencializou meus sentidos. Está me fazendo prestar mais atenção nas coisas, contemplar mais a paisagem, ouvir mais as pessoas. Gosto de estar com ela. Acho que estou evoluindo minha existência pela sua presença em mim. Ela está me proporcionando novos encontros, me levando a desbravar um universo diferente, onde outras como ela estão há muito tempo, já sentindo-se confortáveis. Hoje sou conduzida por ela, conhecendo pessoas interessantes, criativas, gente que, como eu, está transformando sua vida no envelhecimento. Tenho me surpreendido positivamente. Estou gostando muito dos caminhos que ela está me fazendo percorrer. Estou mergulhada em escrever, o que me obriga a rever as regras do bom texto, faço revisões, uma atrás da outra, parece que nunca são suficientes. E tem a diagramação, edição, escolha de fontes, títulos, capas, abas, ufa! Ela tem me dado trabalho, mas tem sido prazeroso, além de desafiador. Bem-vinda a escritora que habita em mim! Ela e eu somos uma só agora. Eu escritora estou me sentindo a vontade, reproduzindo minhas vivências em crônicas. Aliás, esse é um estilo que está em desuso, acompanhando o declínio dos jornais impressos. Descobri que estou contribuindo para revitalizar a crônica! Ouvi isso de editores importantes e fiquei honrada…a responsabilidade é dela!















Que ela siga intensa e vibrante em tii, presenteando-nos com textos assim!
Obrigada querida!
Maravilhoso encontrar com alguém além da nossa expectativa, ela, com certeza, esteve presente em todas as vivências e agora desabrochou. Muito parecida comigo, aposentei e resolvi escrever e, bem como foi citado por ti, dá vontade de escrever tudo o que o olhar atinge, observa, vive e participa. Parabéns Maria, que os momentos dela, sejam constantes e nos encham de alegrias ao viver junto com cada frase escrita. Adorei !
Muito obrigada! Que prazerosa essa conexão entre nós!
Mergulhando no mar de si mesmo né Elida? é um mar de surpresas. Muito bom. Parabéns. Lica
Esse é o melhor mergulho!
Sabendo da sua dedicação e determinação certamente você e ela serão uma só, trilhando como bem diz, muitos caminhos.
Tomara! Obrigada!
Adorando teus textos!! Parabéns!! Siga com sucesso!!
Obrigada! Sigamos juntas…
Texto muito agradável e estimulante de ler! Obrigada por compartilhar conosco.
Que bom que gostaste! E vamojuntooooo…
Parabéns, continua dando asas a escritora que quer voar. Voa longe e alto e nos descreve o mundo que vês daí.
E vamojuntooooo…
Élida, parabéns por mais um texto agradável de ser lido. Eu creio que “ela” é um dom divino pelo fato de prender a atenção de quem lê, de fixar o desejo para descobrir o que a pessoa está querendo dizer…. que Deus te abençoe, bjs
Amém! Obrigada!
Bom dia Professora Maria Elida! Fico muito feliz por você! Depois de muitos ensinamentos aos alunos da faculdade, me sinto honrado de ter apreendido seus ensinamentos e agora a minha Professora é uma escritora. Bj grande.
Obrigada querido! É muito bom te ter pertinho aqui também…
Parabéns! Texto muito reflexivo, principalmente quando nos aposentamos. Não podemos esquecer dela!
Sigamos juntas…tu, eu e ela!
Que maravilha de prosa! Te ler é sempre um grande prazer!!!
Bgduuuuu parceira das letras!
Parabéns Élida
Tens consegui a cada texto melhorar a escrita subjetiva tratando de “coisas vividas” e não mais aquele tecnicismo cientifico e rigoroso que eu estava acostumado a ver nos teus escritos.
Acredito que esse novo olhar que tens compartilhado conosco sobre o “mundo da vida” e não mais sobre o “mundo das coisas” está tomando um ótimo rumo nas nossas vidas afinal celebrar o que se vive faz bem a alma, enquanto que regrar o que se tem a fazer nos tolhe da criatividade e das possibilidades de aproveitar o que a vida nos traz de melhor.
felicidades neste caminho
Que lindo, meu amigo! Obrigada!
Um texto apreciável! As tuas viagens te mostraram um universo de beleza. Parabéns
Obrigada. E sigamos juntas por aqui..
Que Deus abençoe sempre mais e mais ela. Eu segui lendo toda a crônica imaginando que ela tinha um adjetivo….curiosa! Não pensei na escritora porque é tão nata em você Élida!
Mas a curiosidade é uma parceira de quem tem esse dom. Vivam as duas!
Estamos todas juntas, eu, ela e você, por aqui…
Bjssss
Muito bom!!!
Obrigada! E continua aqui conosco no Exempplar!
Já estou lendo o livro Trilhando a Vida pela segunda vez.
Avisem quando vierem SP para que possamos nos rever ok.
Abs
Você está sempre mergulhando, horas pra dentro de si mesmo,outras tantas no que o mundo te oferece, é gratificante! Continue nadando na vida, no teu eu interior!! Vai contando e encantando! Sucesso prima.
Obrigada querida! É muito bom te ter pertinho aqui no Exempplar também!
Avisaremos sim! Por enquanto vamos nos encontrando por aqui…
Como é bom te ler! Você escreve com tanta leveza que a gente nem vê o tempo passar. Parabéns por essa linda descoberta como escritora, que venham muitos textos inspiradores assim! Beijão
Obrigada querida pelo delicado comentário! E vamos continuar juntas por aqui…
Isto é que é viver.
Parabéns pelas conquistas.
Vivendo e escrevendo! Obrigada!
Em todo tempo ela é um grande ser humano …
É verdade!