Muitos relatam histórias extraordinárias acerca de Juquinha, como a história de que ele teria “morrido” duas vezes e ressuscitado durante o velório, criando mitos de que ele, na verdade não era ser humano, mas sim um alienígena, gnomo, um duende, alguma criatura mitológica e, por isso, ele possuía uma capacidade de ressuscitar.
As história sobre o Seu Juquinha não pararam por ai. Dizem que ele mamou na loba; Comia escorpiões; Foi picado por mais de cem cobras… Tinha mais de cem anos… Ele é a própria lenda da Serra do Cipó…
Essência de flor. O imortal, Juquinha das Flores… JUQUINHA DA SERRA!
Juquinha nunca se casou, morreu no ano de 1983. A sua identificação com a Serra era tal que em 1987, após a sua morte, prefeitos de Conceição do Mato Dentro e Morro do Pilar resolveram homenageá-lo com uma estátua localizada em um dos pontos mais altos da paisagem. Atualmente, a escultura é o símbolo e protetor da Serra.
A estátua demorou cerca de 8 meses para ficar pronta e foi feita pela artista plástica Virgínia Ferreira.
Agora que sabe a história, vale dar um passeio na Serra do Cipó, para conferir a estátua do Juquinha e as lindas cachoeiras da região. E nessa viagem voce vai ter oportunidade de conhecer 2 outros pontos imperdíveis da região. O Restaurante e Pizzaria Via Degraus e o Restaurante Piraquara situados logo após saltar o rio das velhas depois de passar por Lagoa Santa em direção à Serra do Cipó. Alí, na fazenda Piraquara em ambiente paradisíaco e acolhedor voce vai poder desfrutar do melhor da cozinha mineira. Entre as muitas opções gastronômicas, sugerimos o melhor frango com quiabo no Via Degraus e o doce de leite com apenas 30% de açúcar, feito artesanalmente e disputado por todos que por ali trafegam.Muito além da oferta de pratos e atrações musicais o grande diferencial fica por conta da hospitalidade dos irmãos Marcos Assumpção (Marquinhos) e João Márcio que juntamente com seus familiares e uma maneira impar de receber bem, tornam aquele espaço um oásis na entrada da serra. Prepare suas malas e se prefere um tipo de carnaval diferente, em contato com o verde, as águas cristalinas com um toque de magia, ufologia e mistérios boa viagem. D.A.Guimarães
Vale a pena fazer esse passeio! E ainda proximo ao Restaurante Viadegraus vc conhece tbm a Gruta da Lapinha.