
O humor tem uma dose grande de seriedade. Ser sério é ter humor. Ter seriedade não é sinônimo de ser carrancudo, de ficar de cara feia, mal humorado. Seriedade, ao contrário, é qualidade de caráter, de integridade, de capacidade, de competência. E, quando se sabe fazer, compreender e ser, não há lugar para o medo, a “carranca”. Ter humor não é gargalhar à toa, nem das coisas, nem das pessoas; é satisfação que nasce na alma e da alma, é encontrar prazer no viver.
• • •
O bom do humor é que ele não tem hora marcada. O humor chega, muitas vezes, nas horas mais impróprias. Mas, que venha o riso! Nada melhor do que umas boas gargalhadas, mesmo aquelas que não cabem na boca e nem no ambiente. Daí a coisa fica pior: há uma vontade de rir, mas o local ou a situação não favorecem. O duro é quando você, na tentativa de engolir o riso e despistar o gozo, dá de cara com um par de olhos procurando outros para a cumplicidade da alegria espontânea. É pura gargalhada! Se o local contrasta o riso, uma das saídas é a debandada. É preciso virar o rosto e pensar em algo triste, desconfortante ou sério. Disfarçar e rir por dentro, silenciosamente. O importante é não perder o humor.
• • •
A vida não é só alegria ou um grande parque de diversão. E daí? Nem por isso é necessário transformar o dia em noites sombrias e as noites, em pesadelos sem fim. “Faça do seu limão uma limonada”; o humor vem como açúcar. A dosagem é de cada um, mas, necessária para continuar a vida, o riso, o recomeçar. Onde tem esperança aí tem humor: “Ainda vou rir de tudo isso!”
• • •
Quero revelar um segredo que guardo comigo há anos; guardei-o desde menino. Descobri que o humor pertence à alma. Engana-se quem afirma que ele seja proveniente de impulsos químicos ou psíquicos ligados à razão, à emoção ou ao corpo. O humor constitui-se de sinais vivos da alma. São centelhas do espírito que captam o essencial das coisas, da vida, das pessoas e do mundo. E transformam situações, momentos, expressões, palavras, gestos e olhares em risos, alegrias e graças!
• • •
O humor mora de graça na alma.
Antonio Trotta, escritor, jornalista e poeta
@atrottamg














Estar de bom humor é também estar de bem com a vida, o outro precisa de sua alegria, é bíblico. “Alegrai-vos sempre no Senhor, digo, alegrai-vos”.
Excelente. Seu comentário chega aos céus, pois essa alegria vem do Senhor. Valeu.
Alegrai-vos. Essa é a essência da vida.
Como sempre suas palavras trazendo momentos de boas reflexões em nossa vida. O bom humor com certeza, tem morada cativa na alma daqueles que o possui.Parabéns por essa percepção aguçada.
As palavras são sublimes. Elas têm o poder de nos movimentar. Elas nos fazem refletir. E o humor, como vc disse tem cadyira cativa. Grato.
Completa-se a tríade sobre o humor
Segundo diz o autor.
De tudo que foi dito
Creio que três palavras sobrevivem como uma uma flor:
Humor amor e pudor
Sim. Foram três crônica sobre o humor. E vc trouxe três palavras para resumir e praticar. Bora lá?
O humor vive naquela alma que mostra ser humorada
Beleza
Verdade. Sem ele o que vemos é cara fechada e mau humorada. Prefiro alma humorada. Valeu.
Sou bem humorada! Adoro ser assim…gosto da piada, do riso, de rir de mim mesma! E sou uma pessoa séria! Bom humor e seriedade andam juntos…total verdade! Parabéns pela crônica!
Grato. Melhor mesmo ser bem humorada. A vida é mais leve e melhor de se viver. Muito bom.
Ah esse nosso bom humor !!!!
Excelente explanação !!!
Grato. Ri é o melhor remédio. Ri de chorar lava até os olhos e alivia a alma.
Rir…ainda é o melhor remédio.
Verdade. Ri de tudo e de todos. Ri da gente mesmo. Ri da vida. O riso alivia a alma.
Humor, talvez seja um jeito de olhar a vida
Verdade. E um jeito bom e divertido de viver e enxergar a vida.
Espetácular ! O texto bem humorado revela a ligação sutil e profunda entre o humor e o Divino.