No próximo domingo (10), o primeiro caminhão de corrida com motores a combustão e elétrico do mundo com tecnologia de Nióbio embarcada, volta às pistas de Interlagos, em São Paulo, para disputar a última e histórica etapa da temporada 2023 Copa Truck. O Mission Zero VW Meteor deu sua primeira largada em março de 2023, como ícone da iniciativa Mission Zero, que tem como propósito iniciar uma jornada em direção a zerar sua própria emissão de carbono, a partir de uma série contínua de inovações. Pilotado por Felipe Giaffone e resultado da parceria de desenvolvimento da Volkswagen Caminhões e Ônibus com a CBMM, Ciser, Giaffone Electric e a R9 Competições, conquistou desempenho ao longo da competição e chega à final empatado na liderança da PRO, no páreo pelo título do GP deste ano.
O caminhão inaugurou uma nova era no cenário do automobilismo mundial, se lançando à frente de iniciativas semelhantes que ainda estão em discussão em outras pistas de corrida pelo mundo. Ainda que o sistema elétrico tenha sido ativado apenas de forma experimental, os números que fizeram o Mission Zero chegar como um dos favoritos impressionam: 225 pontos, 4 vitórias, 9 pódios, 3 pole positions e 2 voltas mais rápidas.
Ao longo das competições, novas tecnologias foram exploradas e testadas em condições extremas, com foco em eficiência energética, segurança, otimização de peso e neutralização das emissões de carbono. O veículo foi pensado nos detalhes com um pacote de trem de força e demais componentes que levam à redução do consumo de combustível e das emissões, não só nas pistas.
A grande novidade foi o conjunto de trem de força híbrido, com motor elétrico para auxílio do motor a diesel. A integração eletrônica do veículo utiliza de forma inteligente e sincronizada ambos os sistemas de tração (elétrica e combustão), junto com um sistema de regeneração de energia durante a frenagem, conhecido como Kers, para recarregar as baterias. Tudo isso projetado de acordo com os mais rigorosos padrões de segurança.
“Nosso foco, desde o início, foi fazer implementações progressivas e aperfeiçoar componentes essenciais do caminhão. O Nióbio é um elemento chave nesta jornada altamente tecnológica. Pequenas adições deste metal com propriedades únicas são capazes de aumentar a performance de materiais utilizados, já que o veículo fica mais leve e consome menos combustível. A Copa Truck nos permitiu testar os materiais e novos componentes ao limite. É como colocar um laboratório nas pistas; nos permite inovar mais rápido”. explica Érico França, especialista técnico da CBMM, que acompanhou o desenvolvimento do projeto.
Em linha com essa tendência mundial de adoção de tecnologias mais sustentáveis e graças à parceria com a CBMM, a iniciativa também larga na frente com o uso de materiais avançados com Nióbio, o que confere mais resistência, leveza e segurança, tornando o caminhão ainda mais competitivo. Também faz parte da jornada tecnológica a possibilidade de adoção de materiais nanocristalinos (ligas que, com o Nióbio, adquirem um conjunto único de propriedades eletromagnéticas) aplicáveis à eletroeletrônica e em componentes para o carregamento com maior eficiência energética.
Quem pisou fundo no acelerador para testar em condições extremas toda essa tecnologia segue motivado com a última corrida da temporada contando com sua experiência no traçado e na trajetória de inovações da estrela da competição. “Estou muito feliz em participar deste projeto tão inovador e inspirador ao lado de parceiros incríveis: CBMM, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Ciser, Giaffone Electric e a R9 Competições. Além da Omni Financeira, um parceiro que atua comigo em vários projetos. Este foi um ano de transformação histórica e é um marco do começo de uma nova jornada de sustentabilidade no esporte a motor nacional”, comenta Felipe Giaffone, piloto da equipe R9 Competições | Giaffone Racing.
Parceria entre CBMM, Senai e Giaffone leva alunos de Araxá à Interlagos
Com o objetivo de fomentar o espírito empreendedor e inovador nos alunos por meio de desafios reais da indústria, o Senai Araxá lançou neste ano, em parceria com a CBMM e a Giaffone Electric, o Desafio Senai de Projetos Integradores (DSPI). Mais de 500 alunos apresentaram soluções para aprimorar performance, aerodinâmica e eficiência energética do Mission Zero.
Dos 174 projetos submetidos, cinco equipes foram avaliadas pela banca técnica e a Autinovates, que propôs o aperfeiçoamento do calor gerado pelo freio e escapamento do primeiro caminhão híbrido elétrico do mundo, foi a vencedora. A segunda colocada, Truck Control, apresentou soluções em eficiência energética do veículo. A terceira classificação ficou para a equipe CARJ, que destacou melhorias de suspensão eletromagnética. Em seguida, nas demais colocações, ficaram as equipes 4Energy e Security Suspension, que abordaram eficiência energética e suspensão eletromagnética, respectivamente.
Além da oportunidade de aplicar suas soluções em um caminhão inovador, os finalistas terão o privilégio de assistir à final da Fórmula Truck 2023 em Interlagos, São Paulo, e conhecer os bastidores deste campeonato.
“Uma honra encerrar este ciclo com a equipe vencedora do Desafio SENAI de Projetos Integradores, parceria do SENAI com a CBMM e a Giaffone Electric, que competiu na busca por soluções que melhorem o desempenho e a eficiência energética do caminhão da Copa Truck, presente neste momento em um dos maiores circuitos de automobilismo do país”, complementa Giaffone.
Sobre a Giaffone Electric
Localizada em Cotia (SP), a Giaffone Electric é uma startup que tem como principal foco o desenvolvimento e fabricação de projetos de mobilidade elétrica para vans, caminhões leves e pesados. A startup reúne diversos profissionais que buscam desenvolver projetos sustentáveis a partir do uso de novas tecnologias e experiência da sua empresa fundadora, a Giaffone Racing, responsável pelo desenvolvimento e fabricação de diversos veículos para categorias do automobilismo brasileiro como a Stock Car e Rally dos Sertões.
Sobre a CBMM
Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 500 clientes, em 50 países. Sediada no Brasil, com escritórios regionais na China, Países Baixos, Singapura, Suíça e Estados Unidos, a companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Para suportar seus planos de crescimento por meio da diversificação, a empresa conta com uma frente de Novos Negócios com atuação focada na aceleração da entrada, no mercado global, da tecnologia do Nióbio. Nos últimos 4 anos, a CBMM realizou investimentos estratégicos em empresas como a Echion e Battery Streak visando novos desenvolvimentos em materiais com Nióbio para baterias de íons de lítio. Desde a sua fundação, a CBMM desenvolve projetos no Brasil e em diversos países do mundo para fomentar a adoção da tecnologia do Nióbio por diversas indústrias. Para mais informações, visite o media center.
CBMM – Relacionamento com a Imprensa
Relacionamento com a Imprensa
[email protected]
(31) 97177-3351