O Ki-bão do Guará foi o grande campeão do Festival O Bão do Buteco 2023. A receita especial de quibe, que vem acompanhada de dois molhos foi, na opinião dos jurados, a mais saborosa desta edição, que marcou o retorno do evento em Araxá. “É muita felicidade. Nós temos só oito meses de casa aberta. A gente veio para fazer a diferença e esta é uma amostra de que nosso serviço está sendo bem feito”, comemorou o empresário João Henrique Amaral Ferreira Vale, durante a entrega da premiação.
A receita concorreu com outros quinze pratos que participaram do concurso. Durante 18 dias os jurados da competição percorreram todos os estabelecimentos e avaliaram as receitas especialmente elaboradas para o festival, a partir da consultoria do chef Felipe Leroy. “Foi uma disputa muito acirrada e isso demonstra o excelente trabalho de todos os estabelecimentos. Tenho certeza de que o festival será um marco para eles e uma referência de qualidade, além de mostrar que todos podem ir muito além”, ressalta o produtor do evento, Daniel Nacati.
Premiação
A premiação foi realizada neste sábado (2), no último dia do evento. Além do grande vencedor, também foram premiadas outras categorias. Na votação popular, o Torresmo Dom Fernan levou o título de vencedor. A receita mistura a crocância do torresmo da casa à mandioca e um molhinho cítrico com mel e limão. “Nós trabalhamos com qualidade e amor. O resultado é um trabalho conjunto de nossa família e de nossa equipe e a gente agradece muito a todos que votaram”, diz Fernanda Natália Silva Rodrigues.
Na categoria “Cerveja mais gelada”, o vencedor foi o Buteco do Marruco e na categoria “Melhor Atendimento” o grande campeão foi “Bar Araras”.
Sucesso
O Festival Bão do Buteco movimentou o Araxá Center Shopping durante o fim de semana. Essa foi a oportunidade de provar, no mesmo local, todos os pratos participantes do concurso. “Eu provei a pancetta e a costelinha. Nota dez para os dois pratos. Tudo muito bom, saboroso. Valeu a pena vir”, diz o empresário Júlio Célio.
Uma experiência diferente também para os proprietários dos estabelecimentos participantes. “Uma experiência bem bacana. Muito diferente do que a gente está acostumado no dia-a-dia do bar. Foi muito gostosa a movimentação, a preparação e quem veio gostou muito do nosso prato”, conta Tatiana Costa Rodrigues Afonso.
Atrações culturais
Se os estandes de vendas ficaram movimentados durante as 16 horas do festival, a área externa do Araxá Center Shopping foi disputadíssima. Artistas regionais como os integrantes da banda Maria Fumaça, Leandro Soares, Danilo Duarte Samba, Os Arachás, Vinith e Mamma Jamma mostraram no palco como fazer um festival eclético e de alto nível. “É um festival que mostrou a pluralidade que nós temos no nosso país não só na gastronomia, mas também na música. Essa diversidade dá a oportunidade ao público de conhecer um som diferente e valorizar nossa cultura”, destaca o músico Thiago Augusto Ribeiro Martins.
Muita gente “maratonou” os shows. “Eu fui só ficando porque eu amei todos os shows. Música muito boa, com muita animação. Adorei”, disse a universitária Ana Carla Cristina.
Resultado
O Projeto “O Bão do Buteco” foi uma realização da Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócio de Araxá (Acia) em parceria com o Sebrae e o Prepara Gastronomia. O evento teve a produção da ATrês Comunicação e o patrocínio da Emprol e do Araxá Center Shopping. Cerveja Oficial: Spaten
O balanço da edição de retorno do festival foi muito positivo. “Pudemos, a partir do Prepara Gastronomia preparar o empreendedor para que ele possa melhorar sua gestão, atender melhor os seus clientes, ter condições de divulgar de forma mais adequada seus produtos e melhorar a produtividade e o resultado econômico dessas empresas”, ressalta o analista do Sebrae, Alessandro Henrique de Souza.
Para Pedro Ladeira, diretor da Acia, as três frentes do projeto: aprendizado, campeonato e festival foram encerradas com sucesso. “Demos visibilidade para esse ramo na cidade, trazendo a cultura de buteco cada vez mais de volta para Araxá”, disse.
O chef Felipe Leroy, que fez as consultorias nos estabelecimentos, destaca a importância do festival para a comunidade. “Estes estabelecimentos, de forma geral, usaram insumos de algum produtor local, insumos regionais, trazendo para dentro do programa Bão do Buteco e para dentro dos cardápios uma identidade única e grande importância econômica”, explica.
Para o diretor de marketing do Araxá Center Shopping o festival é um marco para a cidade por ser inédito, novo e improvável. “Inédito, pelo formato de festival com todos os bares. Novo porque é um novo espaço e improvável porque dentro do Araxá Center Shopping nós mostramos que é possível fazer outros tipos de evento, improváveis de acontecer em um shopping. Foi um sucesso”, avalia.
O evento já tem edição garantida em 2024. “Estaremos de volta ano que vem e acredito que, depois dessa edição, teremos uma disputa ainda maior e, consequentemente, um evento ainda mais relevante para a comunidade local”, encerra o produtor Daniel Nacati.