Na última terça-feira (14/03), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-MG), em parceria com a Frente da Gastronomia Mineira (FGM), Instâncias de Governanças Regionais (IGR’s) e Federação dos CircuitosTurísticos de Minas Gerais (Fecitur), realizaram um encontro com representantes do Poder Legislativo Estadual, da cadeia produtiva do turismo e da gastronomia, no tradicional restaurante de Belo Horizonte, Maria das Tranças.
Assuntos como a valorização e o desenvolvimento da cozinha mineira, e como tais medidas podem potencializar o turismo, a cultura, a economia e a geração de empregos de Minas Gerais, foram discutidos com os deputados presentes Caporezzo, Mauro Tramonte, Dr. Mauricio Lemes, Dr. Roberto Andrade, Zé Laviola, Bim da Ambulância, Bruno Engler, Adriano Alvarenga, Chiara Biondini, Rodrigo Lopes, Maria Clara Marra e Prof. Cleiton.
Entre as solicitações estão a permanência da Comissão de Turismo e Gastronomia na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), investimento no setor, principalmente nos eventos gastronômicos e culturais, e na valorização e simplificação tributária para os produtores de produtos artesanais, como queijos, cervejas, vinhos, cachaças, entre outros.
De acordo com o presidente da Abrasel-MG, Matheus Daniel, foi uma excelente oportunidade de aproximar os deputados estaduais e poder mostrar a grandeza e a importância da gastronomia mineira e como ela pode ser uma mola propulsora do desenvolvimento estadual.
André Yuki, presidente da Abrasel Sul de Minas e do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Varginha (SEHAV), ressaltou que a ação da Abrasel-MG em realizar o jantar com representantes do trade de turismo e gastronomia, IGR’s, empresários, chefes de cozinha, líderes e deputados da ALMG só fortalece a impulsionar o turismo e a gastronomia no estado.
Ainda segundo André, a participação dos deputados é fundamental para avaliação e aproximação com o setor, na construção de estratégias para o desenvolvimento do turismo.
“A Abrasel Regional Sul de Minas agradece a todos os deputados que compareceram ao evento, principalmente aos sul mineiros, Professor Cleiton, que atua na região de Varginha; Mauro Tramonte, de Poços de Caldas; Rodrigo Lopes, ex-prefeito de Andradas e Dr. Maurício Lemes de Carvalho, ex-prefeito de Ouro Fino, pela integração com a nossa associação. Acreditamos que juntos, podemos identificar oportunidades e conhecer os pontos críticos para retomada do turismo em nossa região e estado”, ressaltou.
Na oportunidade, o presidente da Abrasel Sul de Minas, convidou os deputados a participarem da 5ª Edição do Encontro da Gastronomia Mineira, que será realizado no Teatro Mestrinho, em Varginha, no dia 23 de março.
Para o deputado Prof. Cleiton, a culinária mineira é referência na história e motivo de orgulho para o povo. “Com muita alegria prestigiei o evento e tive a oportunidade de conhecer mais de perto todo o empenho e dedicação dos empreendedores na construção do sucesso da gastronomia mineira. Reafirmo o meu compromisso e coloco o nosso mandato como parceiro nesse importante vetor de desenvolvimento econômico, cultural e turístico de Minas Gerais”, afirmou.
O deputado Dr. Maurício Lemes de Carvalho parabenizou a Abrasel e a FGM pelo evento e pelas ações para fortalecer esses setores. “Fomos muito bem recebidos e fiquei muito satisfeito pela iniciativa. A culinária de Minas Gerais é uma das maiores expressões culturais, sendo referência no Brasil e no Mundo. A gastronomia mineira precisa ser fomentada, pois é destaque para a geração de emprego e renda. Nosso gabinete e mandato estão à disposição para atuar em conjunto para o desenvolvimento desses setores”, disse.
Para o deputado Rodrigo Lopes, a Abrasel é uma entidade fundamental que defende os bares e restaurantes do Brasil como um todo. “O trabalho em Minas Gerais é muito bem feito e agora nos últimos anos, o Sul de Minas vem fazendo essa estruturação. Bares e restaurantes são segmentos da economia, que geram emprego e desenvolvimento, e que trazem o turismo para cada região. Parabenizo a associação por promover esse encontro, principalmente com os novos deputados, para que possamos juntos garantir legislações que deem respaldo e que não proponham legislações que possam prejudicar o segmento. Um compromisso do nosso mandato, deputado Rodrigo Lopes com os bares e restaurantes. Tenho certeza que a Abrasel será uma grande parceira nesse nosso trabalho”, reiterou.
O deputado Mauro Tramonte é membro da Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia da ALMG e faz sempre questão de estar junto e recebendo ideias para que possa melhorar cada vez mais o setor. “Gostaria de agradecer e deixar um abraço para toda a equipe da Abrasel, que nos recebeu maravilhosamente bem com um jantar maravilhoso e uma degustação muito legal, em um ambiente com pessoas carinhosas”, agradeceu.
Fortalecendo ainda mais a parceria entre a Abrasel e o Sebrae, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MG, Marcelo de Souza e Silva, destacou que a gastronomia é um setor fundamental na economia de qualquer cidade, estado e país. “O encontro foi muito bacana porque uniu o setor produtivo de bares e restaurantes, a gastronomia e o poder público legislativo. A presenta dos deputados é de grande importância para que eles tenham o conhecimento das demandas e em como eles podem ajudar. Essa proximidade só fortalece o setor”, declarou.
Ainda de acordo com Marcelo, um dos principais pilares do Sebrae é o desenvolvimento econômico. “Os bares, restaurantes e a gastronomia empregam muitas pessoas e possuem diversos empreendedores, que precisam do nosso apoio. Nosso objetivo é potencializar cada vez mais o setor para os empreendedores terem um rendimento melhor nos seus negócios, empregarem mais e gerarem mais renda para seus funcionários, além de melhorar a economia”, concluiu.
O Chef Edson Puiati deu as boas-vindas aos novos deputados. “Juntos reivindicamos a Comissão de Turismo e Gastronomia, para que ela se torne preferencialmente permanente, para aprovarmos e desenvolvermos ações e projetos. Ficou muito claro que alguns deputados não tinham em mente a importância dos segmentos, que mais empregam”, ressaltou.
Segundo o Chef, a cozinha mineira é uma das mais importantes do país. “Temos todas as energias canalizadas do governo do Estado, o que tornou Belo Horizonte a Cidade Criativa da Gastronomia pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Estão sendo realizados diversos investimentos no turismo e na gastronomia, e cabe a nós mantermos esse diálogo direto com a ALMG, para conseguirmos destravar algumas coisas que às vezes nos dificultam, além de facilitar a nossa vida. O encontro foi um momento de confraternização, reinvindicação, pedidos e boas vindas, o que é muito importante no nosso segmento da FGM”, disse.
Fonte: Ana Luísa Alves / Assessora de Imprensa da Abrasel Sul de Minas.