Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Araxá, por meio da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, está reforçando as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.
As equipes de combate estão desenvolvendo um trabalho intensificado com ações estratégicas para eliminar os focos do mosquito e conscientizar a população, como distribuição de panfletos, palestras em empresas com educadores em saúde, visitas em moradias e mutirões de limpeza.
De acordo com o histórico epidemiológico, em 2024 foram 17.378 casos suspeitos de dengue, destes 9.593 foram confirmados e 7.698 negativos. Outros 87 pacientes aguardam resultados, enquanto 21 óbitos foram confirmados. Já em relação à chikungunya, o município tem 8 casos suspeitos e 6 confirmados.
Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Leninha Severo, os principais focos do mosquito Aedes aegypti são encontrados em recipientes acumuladores de água, como garrafas, pneus, calhas, vasos de plantas e caixas d’água destampadas. “É fundamental que cada morador faça a sua parte, verificando regularmente seu quintal, calhas e locais que possam acumular água”, destaca.
Para os cuidados essenciais para evitar a proliferação do mosquito, a Vigilância Ambiental orienta a população a:
• Manter caixas d’água e tonéis devidamente fechados;
• Limpar calhas e ralos periodicamente;
• Eliminar pratos de vasos de plantas ou preencher com areia;
• Evitar o acúmulo de lixo em locais descobertos.
Assessoria de Comunicação