A boca é a porta de entrada para vários tipos de doenças, principalmente viroses.Entre as campeãs das doenças transmitidas durante o Carnaval, por meio da boca, é a mononucleose, a conhecida “doença do beijo” | Crédito: Freepik
O brasileiro já está no clima de Carnaval. A festa mais popular do país, que começa neste final de semana, favorece a alegria e o sorriso dos foliões. Todavia, para mantê-lo saudável e bonito, alguns cuidados não devem ser esquecidos no período de folia. É o que alerta o dentista do Hapvida NotreDame Intermédica, Matheus Sebe. O especialista ressalta que, nesta época do ano, muitos foliões viajam para outras cidades para curtir os festejos nos carnavais espalhados pelo Brasil, porém, “mesmo nesse translado, é preciso permanecer com os cuidados com a saúde bucal”. “Não podemos esquecer de levar um kit básico na mala, contendo fio dental, escova e pasta de dente”, ressalta.
Matheus reforça que, quando o folião alimenta-se e volta para aonde está hospedado, é preciso fazer uma boa higienização: “a escovação protege os dentes e as estruturas bucais, quando você estiver dormindo e seu fluxo salivar estiver em menor quantidade”.
Outro cuidado importante é em relação à exposição ao sol. “Além dos cuidados com a proteção solar da pele, é importante acrescentar um cuidado com os lábios e usar um protetor labial para manter a hidratação”.
Atenção para doenças transmissíveis
Entre as campeãs das doenças transmitidas durante o Carnaval, por meio da boca, é a mononucleose, a conhecida “doença do beijo”. A dentista do Hapvida NotreDame Intermédica, Riana Brigel, explica que é uma doença viral transmitida por meio de fluídos corporais, principalmente no beijo. “Os principais sintomas são dor de garganta, tosse, febre, hipertrofia do braço e inflamação do fígado. Não há um tratamento específico, as medicações tratam os sintomas”, informa a especialista.
Outro ponto de atenção ressaltado pela profissional é em relação ao herpes labial, doença também viral que se manifesta por meio de feridas, ardência e coceira nos lábios. “Durante o Carnaval, passamos por privação de sono, ingerimos bebidas alcoólicas e nos expomos aos raios ultravioletas. Todos esses fatores unidos levam a uma baixa da imunidade, o que pode favorecer o acometimento pelo herpes labial”.
Riana explica que o tratamento é feito por meio de um antiviral específico. “Todos nós somos acometidos por esse vírus. Ele se manifesta clinicamente em 10% da população. Com o surgimento dos sintomas, é necessário fazer o uso de um antiviral específico. Se você já tem o conhecimento de que manifesta a doença clinicamente, intensifique os cuidados”, orienta.
Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica
A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica em fevereiro de 2022 levou a criação do maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. A nova empresa, com mais de 71 mil colaboradores, atende cerca de 15,9 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, que têm a sua disposição a maior rede própria de atendimento, presente nas cinco regiões do País. Nossa rede própria de atendimento foi construída a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de mais de 7 mil leitos de atendimento hospitalar em 87 hospitais, 76 Prontos Atendimentos, 329 clínicas médicas e 275 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.