A Secretaria Municipal de Saúde de Araxá ampliou as estratégias de combate à dengue com a chegada do Ultra Baixo Volume (UBV) pesado – carro fumacê. A ação reforça o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, especialmente nas áreas com maior incidência de casos.
O UBV pesado começa a ser aplicado nesta quarta-feira (26), em quatro ciclos, nos bairros com maior número de casos prováveis notificados de dengue. A aplicação ocorre em dois períodos: das 5h às 9h e das 17h às 22h, com duração inicial prevista para 30 dias, podendo ser prorrogada conforme a incidências de notificações e aprovação da Coordenação Estadual de Vigilância de Arboviroses. O cronograma diário dos bairros atendidos será divulgado nos canais oficiais da Prefeitura de Araxá.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Leninha Severo, reforça que o fumacê é uma estratégia complementar e não substitui as ações preventivas. “A nebulização espacial, ou seja, a fumaça, elimina apenas os mosquitos adultos que estão voando no momento da aplicação, mas não atinge os criadouros. Por isso, essa técnica deve ser vista como um reforço, e não como a solução definitiva. A forma mais eficaz de controlar a proliferação do Aedes aegypti continua sendo a eliminação de recipientes com água parada, evitando que o mosquito se reproduza”, destaca.
Cronograma Fumacê
26 DE MARÇO – QUARTA-FEIRA
Período: Tarde / Noite
Horário: 17h às 22h
Ciclo: 1°
Bairros: Mangabeiras I, Residencial Vitória – Bela Vista, José Ferreira Guimarães e Parque das Flores
27 DE MARÇO – QUINTA-FEIRA
Período: Manhã
Horário: 5h às 9h
Ciclo: 1°
Bairros: São Francisco, Max Neumann I e Jardim América
Período: Tarde / Noite
Horário: 17h às 22h
Ciclo: 2°
Bairros: Mangabeiras I, Residencial Vitória – Bela Vista, José Ferreira Guimarães e Parque das Flores
Orientações
– O fumacê é aplicado em horários específicos, acompanhando os hábitos do mosquito Aedes aegypti.
– A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população para que deixe janelas e portas abertas enquanto o fumacê passa, garantindo mais eficiência para o combate ao mosquito. O produto não oferece risco à saúde humana ou dos animais domésticos.
– É essencial cobrir alimentos, utensílios e bebedouros dos animais.
Assessoria de Comunicação