• Curiosidades
  • Espaço Cultural
  • Espaço cidadão
  • Esportes
  • Lazer
  • Turismo
  • Responsabilidade Social
14 de dezembro de 2025
Jornal Exempplar
Invista em Araxá
  • Início
  • Nossa história
  • Colunas
    • Acolhimento por Tanya Mader
    • Agro Negócios
    • Aqui, ali e em qualquer lugar
    • ARA SÔ
    • Câmaras Municipais
    • Comentários sem Fronteiras
    • Conselheiro Musical
    • Crianças Hiper Ativas
    • Dicas de Gastronomia
    • Eduardo Montandon 70 anos de histórias
    • Educação
    • Empreendedorismo
    • Espaço da Poesia
    • Meu amigo SOGNIMOD
    • Meus livros
    • Gente Exempplar
    • O fato e a foto – Saudades que o tempo guardou
    • Opinião
    • Prefeituras
    • Registros sociais
    • Sindijori
    • Vida Viajante
    • XEQUE – MATE por Adriano Pena
  • FLASH GUIA
  • Edições Impressas
  • Vídeo
  • Fale conosco
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Nossa história
  • Colunas
    • Acolhimento por Tanya Mader
    • Agro Negócios
    • Aqui, ali e em qualquer lugar
    • ARA SÔ
    • Câmaras Municipais
    • Comentários sem Fronteiras
    • Conselheiro Musical
    • Crianças Hiper Ativas
    • Dicas de Gastronomia
    • Eduardo Montandon 70 anos de histórias
    • Educação
    • Empreendedorismo
    • Espaço da Poesia
    • Meu amigo SOGNIMOD
    • Meus livros
    • Gente Exempplar
    • O fato e a foto – Saudades que o tempo guardou
    • Opinião
    • Prefeituras
    • Registros sociais
    • Sindijori
    • Vida Viajante
    • XEQUE – MATE por Adriano Pena
  • FLASH GUIA
  • Edições Impressas
  • Vídeo
  • Fale conosco
Sem resultados
Ver todos os resultados
Jornal Exempplar
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Lazer

Jerry Lewis – Ator e Diretor

Domingos Antunes Guimarães por Domingos Antunes Guimarães
3 de setembro de 2017
em Lazer
0
Jerry Lewis – Ator e Diretor

MOCINHO ENCRENQUEIRO

Realidade e Comicidade

Guido Bilharinho

A comicidade de Jerry Lewis (1926-2017), ator e cineasta, advém da conjunção de dois fatores, que compõem distintos níveis estruturais de seus filmes.

Um, a subversão da normalidade, que direciona a narrativa, imprimindo-lhe orientação precisa e coordenada visando extrair dos fatos a hilaridade ao interferir na sua articulação interna.

Outro, sua performance como ator, implicando em desenvolvida capacidade histriônica e atilada percepção dos meios e modos corporais, faciais e comportamentais apropriados.

Isoladamente, cada um desses elementos não produziria o resultado pretendido e alcançado, visto que as situações vivenciadas exigem ambos para agasalhar seus tipos e maneira de agir.

Há, pois, perfeito entrosamento entre eles, num inter-relacionamento (personagem/acontecimento/comportamento) orgânico e organizado, estabelecido segundo as normas indicadas e ditadas pelas possibilidades pessoais de Lewis.

Sem ele, as ocorrências expostas careceriam de comicidade, já que, além da mencionada adequação entre indivíduo/personagem/fato, as subverte, circunstância que, se inocorrente, também não atingiria o efeito pretendido.

O filme Mocinho Encrenqueiro (The Errand Boy, EE.UU., 1961), que Lewis dirige e no qual atua, enquadra-se nessa fórmula, que se o é, decorre de criação própria que, por sua vez, atende e corresponde à sua faculdade de estar e se posicionar no mundo, categoria superior à simples representação ou ao modo peculiar de ser e agir.

A ação transcorrida em grande estúdio cinematográfico hollywoodiano é sucessão ininterrupta de atos procedimentais subvertedores, que, alguns, refugindo à sua iniciativa por conter carga própria de comicidade (as duas cenas do elevador), mas que sem sua presença não seriam tão significativas e, certamente, nem seriam divertidas, como as milhares de cenas de elevador, se também não fosse a sina da personagem de atrair sobre si certas dificuldades.

Nas principais situações de alta comicidade, algumas resultam exclusivamente de seu modo de agir (cenas dos pacotes, da entrega do roteiro de filme, do relógio de ponto, do manequim e do acompanhamento musical na sala de reunião da diretoria de estúdio), outras repartem-se entre sua atuação e a de outras personagens, cujos comportamentos também contêm doses de humorismo (o “almoço” na própria repartição e a venda dos feijãozinhos às crianças).

A sequência do acompanhamento musical é antológica, revelando não só suas habilidades histriônicas como domínio dos ritmos musicais, permitindo esses elementos que se tenha uma das mais brilhantes cenas de pura interpretação, na qual a adequação e a sincronização gestual e facial de Lewis com o ritmo musical são perfeitas.

À semelhança do ocorrente em outros de seus filmes, nesse acontecem também lances românticos alheios às influências jocosas, nos diálogos com os bonecos do palhacinho e da magnólia, que fogem inteiramente da ambiência fílmica, revelando outra (ou a outra) faceta da personagem.

De todo modo, os acontecimentos fílmicos e a performance de Lewis não são cinematográficos, tendo valor próprio, independentemente do meio utilizado para sua consecução e expressão, podendo manifestar-se em palco de teatro, arena de circo, cena de rua ou estúdio de cinema, aplicando-se-lhe o que de Chaplin observou um crítico paulista, Paulo Emílio Sales Gomes, “Chaplin é Cinema?”. Mas, sem dúvida, o cinema não só os ampliam como infundem-lhes perspectivas de aproximação e movimentação inexistentes nos demais espaços.

______________

Guido Bilharinho é advogado atuante em Uberaba, editor da revista internacional de poesia Dimensão de 1980 a 2000 (https://revistadepoesiadimensao.blogspot.com.br) e autor de livros de literatura, cinema e história do Brasil e regional, publicando atualmente no Facebook os livros Obras-Primas do Cinema Brasileiro e Brasil: Cinco Séculos de História.

Próximo post
Silemg tem uma nova diretoria

Silemg tem uma nova diretoria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Tendências
  • Comentados
  • Recentes
CADÊ AS ÁRVORES?

CADÊ AS ÁRVORES?

8 de dezembro de 2025
TEMPO PRESENTE

TEMPO PRESENTE

7 de dezembro de 2025
*Sarau encerra atividades de 2025  da AIL com poesias e cantos*

*Sarau encerra atividades de 2025 da AIL com poesias e cantos*

12 de dezembro de 2025
Tchelo do Forró – Guarde bem esse nome

Tchelo do Forró – Guarde bem esse nome

9 de dezembro de 2025
E lá vem o nosso Português

E lá vem o nosso Português

12 de dezembro de 2025
Prefeitura de Araxá participa de anúncio de expansão da McCain e reforça compromisso com desenvolvimento da cidade

Prefeitura de Araxá participa de anúncio de expansão da McCain e reforça compromisso com desenvolvimento da cidade

10 de dezembro de 2025
CADÊ AS ÁRVORES?

CADÊ AS ÁRVORES?

28
TEMPO PRESENTE

TEMPO PRESENTE

19
UMA TRAGÉDIA AO LONGE

UMA TRAGÉDIA AO LONGE

30
MÃE ROMANA

MÃE ROMANA

12
E lá vem o nosso Português

E lá vem o nosso Português

1
*Sarau encerra atividades de 2025  da AIL com poesias e cantos*

*Sarau encerra atividades de 2025 da AIL com poesias e cantos*

1
CBMM adquire a certificação OEA

Nota CBMM – Tremor de Terra em Araxá

13 de dezembro de 2025
Secretaria de Educação prorroga prazo de matrículas na rede municipal até 17 de dezembro

Secretaria de Educação prorroga prazo de matrículas na rede municipal até 17 de dezembro

13 de dezembro de 2025
Serviços Municipais: veja como fica o funcionamento no fim de ano em Araxá

Serviços Municipais: veja como fica o funcionamento no fim de ano em Araxá

13 de dezembro de 2025
Novos tremores de terra podem ocorrer nas próximas horas em Araxá; informações oficiais nos canais do Município

Novos tremores de terra podem ocorrer nas próximas horas em Araxá; informações oficiais nos canais do Município

13 de dezembro de 2025
Prefeitura de Araxá e Defesa Civil confirmam terremoto de magnitude 4.4 em Araxá e região

Prefeitura de Araxá e Defesa Civil confirmam terremoto de magnitude 4.4 em Araxá e região

12 de dezembro de 2025
*Sarau encerra atividades de 2025  da AIL com poesias e cantos*

*Sarau encerra atividades de 2025 da AIL com poesias e cantos*

12 de dezembro de 2025

Comentários

  • Marcos em E lá vem o nosso Português
  • MARIA CRISTINA MALLET PORTO em *Sarau encerra atividades de 2025 da AIL com poesias e cantos*
  • MARIA ELIDA MACHADO em CADÊ AS ÁRVORES?
  • Cleusa Helena Rockembach Mazuim em CADÊ AS ÁRVORES?
  • Simone Mone em TEMPO PRESENTE

Posts recentes

CBMM adquire a certificação OEA

Nota CBMM – Tremor de Terra em Araxá

13 de dezembro de 2025
Secretaria de Educação prorroga prazo de matrículas na rede municipal até 17 de dezembro

Secretaria de Educação prorroga prazo de matrículas na rede municipal até 17 de dezembro

13 de dezembro de 2025
Serviços Municipais: veja como fica o funcionamento no fim de ano em Araxá

Serviços Municipais: veja como fica o funcionamento no fim de ano em Araxá

13 de dezembro de 2025
dezembro 2025
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
« nov    

Facebook

  • FLASH GUIA
  • Nossa história
  • Fale conosco

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Nossa história
  • Colunas
    • Acolhimento por Tanya Mader
    • Agro Negócios
    • Aqui, ali e em qualquer lugar
    • ARA SÔ
    • Câmaras Municipais
    • Comentários sem Fronteiras
    • Conselheiro Musical
    • Crianças Hiper Ativas
    • Dicas de Gastronomia
    • Eduardo Montandon 70 anos de histórias
    • Educação
    • Empreendedorismo
    • Espaço da Poesia
    • Meu amigo SOGNIMOD
    • Meus livros
    • Gente Exempplar
    • O fato e a foto – Saudades que o tempo guardou
    • Opinião
    • Prefeituras
    • Registros sociais
    • Sindijori
    • Vida Viajante
    • XEQUE – MATE por Adriano Pena
  • FLASH GUIA
  • Edições Impressas
  • Vídeo
  • Fale conosco