Foto: divulgação
Falta planejamento financeiro. Quase um milhão de empresas entram no mercado todos os anos no Brasil, mas a grande maioria não chega ao terceiro, quarto, quinto ano de vida. Tudo por causa, segundo o Sebrae, da falta de conhecimentos necessários da parte financeira. “É uma questão cultural, a gestão não pode ser feita à base do feeling, dos ventos favoráveis. Os gestores precisam ter sua própria apuração e análise de custos e resultados, porque os sistemas padronizados, engessados e até arcaicos não são boas opções para o sucesso da tomada de decisões”, explica o consultor Pedro Martins Parreira (foto), que está na área há 50 anos.
Ele lembra que muitos empresários ainda veem custos como despesas, em vez de recursos. “É necessária uma análise de gastos para mostrar os fatores que direcionam os custos e os resultados das organizações, como, por exemplo, margens por produto e por cliente, simulações de resultados na alteração de volumes de vendas, preços dos produtos, gastos variáveis de vendas, custos e despesas fixas”, avalia ele, que de tanto ver a falta de planejamento financeiro resolveu fazer treinamentos de capacitação. “De mais de 500 empresas que dei consultoria, 90% ou mais tinham problemas na gestão financeira.”
Já foram 24 turmas e a 25ª começa no dia 20 de fevereiro, com aulas durante as 12 terças-feiras consecutivas, no horário de 9h às 10h40. “É a minha contribuição”, afirma o consultor, mestre em economia de empresas, professor e que atuou em entidades como Fiemg, Sebrae, Senai e Associação Comercial de Minas. Segundo ele, o treinamento dura 3 meses, é todo on-line, interativo, com turmas reduzidas. “São 12 encontros em que a gente desce no detalhe, com atendimento individualizado.” Analisa a situação das empresas, ensina como fazer o próprio planejamento financeiro para torná-las mais seguras, lucrativas e mais competitivas.
Para quem é direcionado o curso? Pedro Parreira, que é da Parcon Consultoria, diz que os interessados são os contadores que querem servir melhor os seus clientes, além de gestores de pequenas empresas, consultores de outras áreas, e ainda, estudantes recém-formados que querem ingressar na fascinante carreira de consultoria. “É necessário ter conhecimento em Excel”, acrescenta.
Serviço
O quê: Treinamento Gerencial para Executivos e Gestores
Quando: Início no dia 20 de fevereiro e dura 3 meses, com 12 encontros on-line em todas as terças-feiras consecutivas. As aulas serão gravadas.
Horário: de 9h às 10h40.
Para quem é destinado: empresários, gestores, contadores, consultores, estudantes e recém-formados, profissionais liberais
Inscrições: pelos e-mails [email protected] [email protected] ou pelo telefone (31) 9860-1850
MOMBAK COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
Assessores de imprensa:
Marli Assis
[email protected]
(31) 9 9977-0129
Túlio Fonseca
[email protected]
(11) 94072-2721