Crise aquece a busca por serviços de capacitação e orientação a distância, com destaque para os temas de marketing digital, gestão financeira e legislação
A procura por consultorias a distância no Sebrae Minas aumentou 366% este ano, indicando a busca crescente dos empreendedores por informações para conduzir os negócios diante dos desafios impostos pela pandemia. Até 15 de julho, 2.707 empreendedores buscaram as consultorias online no Sebrae Minas, contra 581 durante o mesmo período do ano passado. Também houve maior demanda pelos cursos de educação a distância (EAD), que reuniram 37.125 participantes entre janeiro e meados de julho, um aumento de 137% em relação a 2019. Os atendimentos por telefone, WhatsApp e pela internet aumentaram 43% em relação ao ano passado, saltando de 202.289 para 289.209.
De acordo com a gerente da Unidade de Relacionamento com o Cliente do Sebrae Minas, Mônica Segantine, desde o início da crise a instituição adotou diversas medidas para apoiar e orientar os empreendedores. Entre elas, a oferta gratuita de cursos online no portal do Sebrae Minas. “Houve um aumento significativo na procura dos cursos online. Acredito que por dois fatores: o primeiro é a preocupação dos empresários com este momento de crise, já que perceberam que precisam estar mais capacitados para enfrentar a pandemia; e o segundo ponto é a possibilidade de ter tempo para se capacitar”, destaca.
Os cursos EAD mais procurados no portal do Sebrae Minas foram os relacionados aos temas de marketing digital, gestão de pessoas e boas práticas nos serviços de alimentação. Já as consultorias mais acessadas foram sobre gestão financeira, legislação e marketing.
Os números no país
Em nível nacional, o acesso ao conteúdo online do Sebrae aumentou 106% entre janeiro e abril deste ano, comparado ao mesmo período de 2019. Em abril deste ano, 122 mil usuários realizaram algum curso EAD. Já em abril de 2019, foram registradas 35 mil matrículas. As aulas mais procuradas são as de Gestão Financeira, Marketing Digital e Técnicas de Como Vender pela Internet.
Outra iniciativa que tem revelado forte crescimento é a página exclusiva com conteúdo voltado para a crise do coronavírus. Neste espaço, está disponível para os empreendedores o canal Fale Com o Sebrae, plataforma de atendimento via chat e e-mail, que apontou aumento de 118% no quadrimestre em relação a 2019. Além disso, o portal traz conteúdos sobre as medidas do Governo Federal, legislação, acesso a crédito, orientações por segmento de atuação e cases de sucesso.